Velejadores regressam à Lagoa de Óbidos – 24 Horas em Catamarã, 15 e 16 de Julho

0

 A Lagoa de Óbidos recebe no fim-de-semana de 15 e 16 de Julho a quinta edição das 24 Horas da Lagoa para barcos à vela. Com a Organização a cargo da Escola de Vela da Lagoa e o Patrocínio das Águas do Oeste, as 24 Horas em Catamarã, juntará neste “anfiteatro” natural, mais de 100 velejadores que irão demonstrar toda a sua perícia ao longo de 24 horas “non stop”.No plano desportivo, as 24 Horas da Lagoa em Catamarã, traz novidades em relação à edição do ano passado. Ao contrário de 2005, em que o evento era aberto apenas à classe Hobie Cat 16, a prova estará aberta a outras classes de catamarãs, obrigando a Escola de Vela da Lagoa a um cuidado redobrado no que diz respeito à igualdade desportiva: “Quando classes diferentes competem em conjunto, para uma mesma classificação, é necessário utilizar o sistema de “Rating”, que dá igualdade às diferentes embarcações”, começou por explicar Philippe Dabadie, responsável da Organização pela parte desportiva: “Os Dart 18 são embarcações mais rápidas que os Hobie Cat 16 e para haver igualdade, existe uma fórmula matemática que compensa os Hobie em relação aos Dart. É uma Fórmula simples de aplicar e que ajuda a manter a verdade desportiva”.
A constituição das equipas será de 6 ou 8 velejadores, que ao longo das 24 horas irão revezar a tripulação (2 a 2). As embarcações utilizadas são muito rápidas e competitivas, o que permite manobras espectaculares. Estes barcos contam ainda com vantagens únicas: Ao contrário de outras embarcações, as regatas de Hobie Cat e de Dart podem ser realizadas muito próximas de terra e com a mais valia de poderem vir até à areia, aumentando o interesse para os espectadores, principalmente numa prova de 24 horas de duração onde a troca de tripulações é uma constante e tem que ser realizada o mais breve possível de forma a não se perder muito tempo.
Em termos de equipas, o limite máximo de participação é de 16 barcos, número que a cerca de 15 dias do evento está praticamente atingido: “Neste momento temos 14 barcos inscritos e equipas que estão a ultimar a sua participação. Obviamente que ficamos muito satisfeitos com esta situação, pois demonstra o carinho que os velejadores têm pela nossa prova”, referiu Philippe Dabadie que explicou a razão de haver um limite máximo de participantes: “É sobretudo por questões de segurança. Tendo em conta a dimensão da lagoa e o facto da competição prosseguir durante a noite, limitámos o número de inscrições a 16 barcos. O percurso será tipo “banana” com 3 bóias que durante a noite estarão iluminadas de forma a facilitar a sua visualização. Todos os Hobie Cat e Dart estarão também munidos de luz no topo do mastro, enquanto os velejadores estão obrigados a utilizar um colete ou braçadeira fluorescente. Haverá ainda embarcações de socorro espalhadas por pontos estratégicos, para no caso de qualquer eventualidade, poderem intervir rapidamente”.

A largada para as 24 Horas da Lagoa em Catamarã está prevista para as 14 horas de Sábado, dia 15 de Julho. Uma largada à “Le Mans”, onde os velejadores partem, a correr, da areia em direcção às suas embarcações com a chegada da prova agendada para as 14 horas de Domingo.
Tratando-se duma prova de 24 horas de duração, em que a componente social é também muito importante, a organização terá novamente à disposição dos convidados no VIP Village, inúmeras actividades paralelas, entre as quais: Windsurf e Canoagem; Workshops de Hip-Hop, Body Combat, Dança do Ventre e Yoga. Tudo para que as cerca de 500 pessoas esperadas no evento possam também “participar” neste grande acontecimento ao mesmo tempo que apreciam o lindo “bailado” náutico que dará ainda mais cor à bonita paisagem da Lagoa de Óbidos.

“Foi tudo pensado para que os velejadores que estão à espera da sua vez de competir possam estar animados com várias acções em terra e ao mesmo tempo criar uma interactividade entre os familiares e convidados e o próprio evento”, afirmou Isabel Caetano, responsável pela parte social: “Pretendemos conciliar a vela, que é um desporto saudável, com o encanto da paisagem da Lagoa de Óbidos. Queremos que todas as pessoas se envolvam e que desfrutem, tanto da beleza da lagoa, como deste evento que para nós, é muito especial”

A edição de 2005 das 24 Horas da Lagoa foi muito renhida, com a vitória a pertencer à equipa liderada por Rodrigo Duarte e que contava com a tripulação mais jovem presente na prova, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, que completou a prova com 71 voltas totalizando 284 quilómetros. Os três primeiros classificados ficaram separados por pouco mais de 10 minutos. A equipa liderada por José Bello e composta por velejadores provenientes de outras classes impôs-se na classificação geral e garantiu a segunda posição final, enquanto que o terceiro posto acabou por pertencer à tripulação de Duarte Areosa.
Para mais informações contactar:
Nicolai de Lancastre – 93 992 24 83 José Bello – 91 459 33 53
Email. Jose.bello@newcomm.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta