Vesper Marine Cortex: O que torna o Cortex o primeiro VHF inteligente do mundo?

0

O novo sistema Cortex inteligente, da Vesper Marine espera fazer pelo rádio de VHF marítimo o que o iPhone fez pelos telemóveis.

Demorou, mas o fabricante especialista em eletrónica, Vesper Marine lançou o que espera que se torne o iPhone dos rádios de VHF. Chama-se Cortex e é um novo aparelho sem fios (handset) com ecrã tátil que combina um rádio de VHF com tecnologia de ponta, com o mais recente transponder de AIS e ainda um sistema de monitorização remota de embarcações.
Isto não apenas elimina a necessidade de possuir três equipamentos distintos, como também os une num só, para uma experiência de utilizador mais inteligente, simples e intuitiva.

Talvez o melhor exemplo disso seja a sua capacidade de detetar um risco potencial de colisão, colocar todas as informações cruciais ao seu alcance, e em seguida, permitir que faça uma chamada diretamente à outra embarcação, ou experimentar várias alterações de rumo antes de decidir que ação tomar.
O coração do sistema consiste numa estação base, tipo caixa negra, equipada com um poderoso transcetor de VHF, um transponder de AIS, um transmissor de dados celular e um protocolo de comunicações sem fios à medida, que oferece uma conexão mais robusta do que a convencional tecnologia de Bluetooth.
Esta conectividade, permite ligar a estação base até dez handsets espalhados pela embarcação, garantindo total conectividade e controlo a partir de qualquer lugar a bordo. Os handsets são à prova de água, segundo IPX7, e possuem um ecrã tátil de 4”, tipo Gorilla Glass, que permite uma operação com dedos molhados ou de luvas. Estão disponíveis handsets com e sem fios recarregáveis, tendo estes últimos baterias com duração de pelo menos 12 horas, sendo que ambas as versões comunicam sem fios com a estação base.
O transponder de AIS CLASSE B SOTDMA da Vesper Marine monitoriza todo o tráfego AIS nas proximidades e alerta o navegador para quaisquer situações potencialmente perigosas através dum comando de voz, ao invés de um aviso sonoro genérico. A informação é simultaneamente apresentada no ecrã do handset com uma representação visual do “barco perigoso” realçado a vermelho, o seu nome, distância atual e ponto mais próximo de aproximação.
Ao contrário de outros sistemas de AIS, apresenta ainda um botão “chamar alvo” que lhe permite comunicar diretamente com a embarcação em questão, utilizando a função DSC (Chamada Seletiva Digital) do VHF em vez de usar um canal aberto.
Esta capacidade de identificar instantaneamente outra embarcação e ligar para o seu MMSI de nove caracteres com um simples toque na embarcação que aparece no ecrã é um ponto de viragem, não apenas para situações relacionadas com a segurança, mas também para as comunicações do dia a dia com outras embarcações.
O Cortex torna a utilização do DSC tão intuitiva como a lista de contactos num smartphone. Na verdade, é ainda mais fácil do que isso porque não precisa de saber à partida o MMSI da outra embarcação – basta que se encontre dentro do alcance do AIS para que o Cortex saiba qual o número a ligar. Isto não só vai permitir uma comunicação mais clara e direta entre embarcações, mas também libertar o Canal 16 para situações de emergência genuínas.
Outras funções mais familiares incluem um botão MOB (Man Over Board) que marca um waypoint no seu chartplotter utilizando a ligação NMEA2000 que depois ativa um modo de retorno; e um botão de emergência DSC, protegido por uma tampa amovível.

A outra grande vantagem do sistema Cortex é a sua capacidade de comunicar com smartphones utilizando transmissões celulares. A Vesper já desenvolveu uma aplicação – Cortex Monitor, para sistemas operativos Android e iOS que permitem ao utilizador monitorizar vários sensores integrados e outras funções NMEA mesmo quando em terra.
Pode monitorizar estado da bateria, localização GPS, força do vento, profundidade, temperatura, porão. Talvez a mais valiosa de todas estas funções, seja a função de monitorização da âncora que permite aos utilizadores definir um perímetro virtual em torno da embarcação e que emite um alerta ao telefone do utilizador se âncora arrastar pelo fundo, a profundidade descer abaixo de um certo nível ou a velocidade ou direção do vento mudar.

Para mais informações sobre este produto da Vesper Marine: www.nautiradar.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta