Via Navegável do Douro continua a registar resultados muito promissores

0

Após o período pandémico, a Via Navegável do Douro (VND) continua no seu trajeto de retoma, efetuando uma verdadeira interligação territorial, como uma das mais belas vias navegáveis interiores do mundo.

No que diz respeito aos movimentos de navios de passageiros, o ano de 2023 registou aumentos comparativamente a 2022, nas diferentes tipologias, representando que o setor continua a contribuir para uma dinâmica e execução cada vez com menor sazonalidade e com dispersão territorial ao longo dos quase 210 km de extensão da VND.

Se no registado em navios hotel, com passageiros maioritariamente estrangeiros, o aumento foi de quase 20% num total próximo de 107.000 mil passageiros, nos designados cruzeiros de 1 dia – que efetuam operações nas eclusas de navegação – o aumento foi menor (mais de 3%), com um movimento de cerca de 170.000 mil passageiros.

Relativamente às escalas de navegação que se efetuaram numa mesma albufeira ou no estuário, o aumento foi de cerca de 11%, com um movimento de 958.438 passageiros. Neste caso, a atividade já deixou de se centrar apenas no estuário e nas grandes áreas urbanas do Porto/Gaia, e outros locais já perspetivam dinâmicas muito interessantes para com o território do interior. Zonas como a Entre-os-Rios, Bitetos, Escamarão, Pala, Porto Antigo, Caldas de Arêgos, Régua, Folgosa, Foz do Távora, Ferrão, Sabrosa, Pinhão, São Xisto, Foz do Sabor, Pocinho e Barca D’Alva, detêm já vários operadores fluviais a operar nas respetivas áreas.

No total, o movimento de mais de 1,2 milhões passageiros ainda igualou o ano de 2019, embora, no que concerne ao número de escalas de navegação, 2023 registou 25.000 escalas e respetivos movimentos, operações e serviços. Estes valores estão sempre associados a uma atividade ao longo da VND dos diferentes operadores marítimos turísticos do Douro.

Os dados de 2023 mostram que o Douro ainda não é visto como uma via privilegiada de transporte de mercadorias, tendo registado um decréscimo de 25% face a 2022, com um total de mais de 9.000 toneladas, com escalas de 10 navios com navegação flúvio-marítima, com destino ao Norte da Europa.

Melhor ano de sempre na atividade de cruzeiros no Porto de Leixões
Em 2023, Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros em Leixões. Estes números representam um crescimento de 37% no número de passageiros e mais 4 navios comparativamente com o ano anterior. Comparando com 2018 que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o crescimento foi de 27%.

Tendo por base os valores médios definidos pela CLIA para as receitas diretas dos passageiros e dos tripulantes, em 2023, a atividade de cruzeiros gerou uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia da região.

O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros que passam pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, correspondendo a 44.1% do total seguindo-se os Estados Unidos da América com 23.2%, a Alemanha com 17.9%, o Canadá com 5% e ainda a Austrália com 1.6%.

De realçar as 14 escalas inaugurais registadas durante o último ano e ainda as 4 operações de ‘turnaround’ (cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no Porto de Leixões).

A atividade de cruzeiros na Costa Atlântica continua a ser marcada por alguma sazonalidade e a par do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, os meses mais fortes para a atividade em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros). A par do ano passado, o mês de outubro voltou a ser o melhor mês do ano e, neste caso, o melhor mês de sempre no que ao número de passageiros diz respeito.

Desta forma, o ano de 2023 foi o melhor de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, fruto do esforço na promoção da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, nomeadamente do Terminal de Cruzeiros (Porto Cruise Terminal), junto das principais companhias de cruzeiro e armadores a nível mundial e com grande impacto no turismo da Região Porto & Norte de Portugal.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta