Vitória Brasil Sailing Cup – De 8 a 18 de Novembro de 2007

0

É já a partir do próximo dia 8 de Novembro que Vitória, a capital do Estado brasileiro do Espírito Santo, acolherá a penúltima etapa da temporada 2006/2007 do World Match Racing Tour.
Nesta prova, organizada pela Sun Sailing Team, Boatszone, Federação Capixaba de Iatismo e World Match Racing Tour, estarão em jogo 200 mil dólares será também disputada a Competição Feminina (inédita no Brasil) – o Vitória Brasil Women’s Cup que conta com a presença de 8 Tripulações.Esta será a segunda vez que uma etapa do World Match Racing Tour é disputada em terras brasileiras, tendo a primeira sido realizada o ano passado em Angra dos Reis, onde só se assistiu à prova masculina.

O Vitória Brasil Sailng Cup irá assim, entre 8 e 18 de Novembro, reunir alguns dos melhores velejadores do Match Racing Mundial que disputarão as regatas em barcos iguais, construídos para o efeito – Swedish Match 40 – começando com o sistema de round robin (todos contra todos) com um elevado nível de competitividade.

Depois desta etapa inicial as oito embarcações que alcançarem mais vitórias passam à fase seguinte. Nos quartos-de-final ganha quem atingir dois triunfos e nas semi-finais vence quem alcançar três vitórias.

O Evento Masculino contará com 12 Skippers e tem um Prize-Money de 150 mil dólares (50 mil para o campeão). O destaque vai para a presença dos velejadores que integram o Top 5 do World Match Racing Tour – o britânico Ian Williams (1º); o francês Mathieu Richard (2º); o italiano Paolo Cian (3º); o francês Sebastien Col (4º); e o sueco Bjorn Hansen (5º).

Entre as Skippers Femininas estarão presentes na disputa pelos 50 mil dólares (20 mil para a vencedora) velejadoras de renome como Clare Leroy (Campeã Mundial de Match Racing ISAF), Sally Barkow, Klaartje Zuiderbaan e Christelle Philippe.

Portugal estará representado ao mais alto nível com a participação da tripulação de Álvaro Marinho e Miguel Nunes – Seth.pt Team – velejadores olímpicos da Classe 470 que contam com inúmeros títulos mundiais e europeus. A tripulação portuguesa esteve recentemente entre os melhores na King Edward VII Gold Cup, na Bermuda, onde chegou mesmo a vencer uma regata ao líder do Match Racing Mundial, Ian Williams.

O World Match Racing Tour foi criado em 2000 (com o nome de Swedish Match Tour) com o objectivo de agregar os melhores eventos de Match Racing numa só competição que conta com várias etapas. Este circuito funciona ainda como “Evento Preparatório para a America’s Cup porque segue o seu formato e as suas regras, além de contar com os mesmos Atletas, Equipas e Juízes”, afirma Justino Sá Machado.

O Presidente da Boatzone e organizador da etapa de Vitória acrescenta ainda que esta “é uma regata altamente profissional e coloca definitivamente o Brasil como um dos centros da vela mundial”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta