Yamaha, a evolução nas grandes potências

0

Neste verão tivemos a oportunidade de experimentar um conjunto de barcos equipados com motores Yamaha que nos permitem observar a evolução da marca japonesa no segmento de motores de grande potência: Tempest 40 com 2 x XTO F425; Tempest 850 Open com XTO XF375; Flyer 8 Spacedeck com F350; 30RX com 2 x F300B e Cranchi E26 Rider com F300B.

Num período de cerca de 12 anos, o motor F350 surge em 2007, a marca conseguiu-se afirmar no segmento das grandes potências e contribuiu para alteração da oferta de modelos de barcos a motor. Os principais construtores de barcos face a esta nova realidade dos fabricantes de motores começam a idealizar e produzir modelos de barcos para receberem motorização fora de bordo.
Nos motores, o incremento de potência, a facilidade de manutenção, o baixo nível de ruído e a evolução tecnológica conquistaram, em definitivo, os utilizadores de barcos.
Nestas unidades mais recentes da Yamaha que experimentámos ficámos impressionados com a entrega de potência e capacidade de resposta dos motores. Não são modelos que não “assustam” o utilizador pois a potência surge de uma forma suave e progressiva (as novas caixas de comandos também ajudam). A integração do sistema Helm Master também veio ajudar a um maior controlo sobre o motor devido às múltiplas configurações do sistema (níveis de velocidade, por exemplo) com o especial destaque para as manobras dentro da marina e na atracagem e desatracagem.
Outro pequeno grande pormenor prende-se com o baixo consumo de combustível dos modelos XTO. Apesar da sua cilindrada, estes motores têm consumos que concorrem com os motores de 300 Cv.
Foi curioso voltar a navegar com o F350 pois, na altura em surgiu, era um “monstro”! Hoje, já se sente o peso da idade (13 anos) mas foi com este modelo que a Yamaha se lançou na conquista de novos mercados. Entretanto, o modelo foi descontinuado.
O motor F300, o mais “pequeno” daqueles que experimentámos, é um V6 mais vocacionado para os desportos náuticos.

O Tempest 40, com 2 x XF425, atingiu os 52 nós às 5 800 rpm.

XF425 XTO
O V8 XTO Offshore de 5,6 litros da Yamaha, foi apresentado durante o Boat Show de Cannes em 2018, é um motor pensado para equipar os barcos de maiores dimensões e pesados que, até agora, utilizavam motores interiores.
Com 5,6 litros de impulso e binário brutais, 425 cavalos, é realmente mais do que um simples fora de borda. De facto, é um sistema de alimentação totalmente integrado que cria toda uma nova classe de performance e controlo offshore extremo, particularmente quando unido com o sistema de controlo de embarcações integrado Helmmaster® de última geração da Yamaha com o seu ecrã CL7™.
O XTO Offshore é o primeiro motor a 4 tempos da indústria a utilizar a injeção direta. A injeção de alta pressão de combustível diretamente na câmara de combustão melhora significativamente a atomização e aumenta a eficácia da queima de combustível para potência e eficiência máximas.
O avançado sistema de injeção direta conta com nada menos do que cinco bombas de combustível e gera uma pressão de injeção de até 200 Bar! O sistema de pressão do combustível de três etapas também conta com duas bombas de combustível independentes que se ativam a níveis específicos e individuais de RPM, no interior de um depósito separador de vapor (DST). Isto garante o fluxo e fornecimento de combustível de alta precisão sem precedentes, mesmo a RPM máximas. O V8 XTO Offshore da Yamaha também conta com uma incrível relação de compressão de 12,2:1. A funcionalidade de escape In-Bank™ proporciona ao combustível um percurso direto para a unidade inferior e para o exterior através do centro do cubo da hélice, melhorando o fluxo.
O V8 XTO possui uma exclusiva bomba de água de duas fases e uma bomba de óleo de câmara dupla, cada uma concebida para um funcionamento consistente a altas RPM.
A bomba de água conta com uma turbina enorme em borracha para alta pressão, juntamente com uma turbina em aço altamente resistente. Em conjunto, fornecem um fluxo de água de refrigeração de elevado volume e um controlo preciso da temperatura em todos os níveis de RPM, mesmo nas condições offshore mais extremas.
Além de uma caixa de engrenagens de grandes dimensões, engrenagens endurecidas, um suporte offshore robusto e suportes do motor reforçados, o V8 XTO também conta com tecnologia de fusão de plasma para os revestimentos do cilindro, não apenas para durabilidade mas também para um motor mais compacto.
A superfície micro texturada é 60% mais dura do que o aço e significativamente mais leve, o que nos permite criar uma capacidade do motor superior sem ter de aumentar as dimensões da cabeça do motor. A fricção na superfície inferior também ajuda a maximizar a economia de combustível.
As árvores de cames duplas à cabeça orientadas para endurance em cada banco de cilindros estão ligadas através de uma corrente de auto tensionamento imersa num banho de óleo para uma abertura das válvulas precisa e uma longa vida útil, enquanto os elevadores das válvulas revestidos a carbono também aumentam a durabilidade, proporcionando uma ligação silenciosa e precisa para uma abertura consistente.
Outra “inovação na indústria” do V8 XTO é o seu sistema de direção totalmente elétrica integrado, o primeiro do seu tipo para qualquer fora de borda. Não possui ligações ou tubos hidráulicos e por isso responde mais rapidamente e com maior suavidade do que os sistemas convencionais. Além disso, permite um cordame mais limpo e uma área de esgoto organizada. Outra solução de controlo é a junção do V8 XTO com o exclusivo sistema de controlo da embarcação totalmente integrado Helmmaster® da Yamaha, com as suas revolucionárias instalações de atracagem controladas por joystick e o fantástico ecrã a cores CL7™.
As novas hélices XTO OS™ especiais foram feitas para complementar o enorme potencial de binário do V8 XTO Offshore da Yamaha. Estas novas hélices produzem mais impulso tanto para a frente com para trás, ao utilizar diâmetros de 16 a 17? polegadas. O design de lâmina mais recente, com a sua enorme área de superfície, desloca as maiores embarcações com menos esforço e mais controlo.
Graças ao novo sistema de alívio de gases de escape, estas hélices têm ainda outra vantagem; estas “arrancam” em águas calmas em marcha-atrás, o que ajuda a produzir um impulso de marcha-atrás até três vezes maior do que o desenvolvido pelo F350 da Yamaha… e isto significa manobras mais simples e mais controlo ao atracar.
Com o V8 XTO não precisa de sair da doca para uma manutenção da unidade inferior, graças ao nosso sistema exclusivo de mudança de lubrificante da caixa de engrenagens que permite que isto seja realizado sem que a embarcação saia da água. O V8 XTO Offshore possui também grandes capacidades de carregamento, fornecendo até 90 amperes de potência (bruta) total.

Ficha técnica
Modelo: V8 XTO Offshore | Fabricante: Yamaha | Tipo de motor: 4 Tempos
Cilindrada: 5 600 cm³ | Nº. de cilindros/Configuração: V8 / DOHC / 32 válvulas / 4 Válvulas por cilindro | Diâmetro x curso: 96 x 96 mm | Potência no veio do hélice: 425Cv às 5500 RPM | Regime de rotação (RPM): 5 000 – 6 000 rpm | Sistema de Indução de Combustível: EFI | Sistema de ignição: TCI Microcomputer | Alternator Output: 12 Volt/90 A | Sistema de arranque: Elétrico | Capacidade Dep. Óleo: 7,8 Litros | Relação de caixa: 1.79 (25/14) | Peso: 432 kg / 443 kg / 453 kg

O motor XF375 XTO atinge a velocidade máxima às 6000 rpm / 45 nós e a sua velocidade de cruzeiro é 22 nós às 3300 rpm.

XF375 XTO
O modelo XF375 XTO, desenvolvido pelo fabricante japonês Yamaha com base no 425, surge em 2019 e também ele possui argumentos para se impor no segmento de motores fora de borda de alta potência.
Principais características:
Potência extrema – 5,6 l • 32 V • 60° V8 • DOHC • VCT
Eficiência – o primeiro motor de 4 tempos com injeção direta
Precisão – sistema elétrico “steer-by-wire” integrado
Máximo controlo – sistemas totalmente eletrónicos únicos
Aumento de 300% do impulso de marcha-à-ré com o novo sistema de escape
Fiabilidade – cambota robusta personalizada
Segurança – novo sistema de velocidades resistente
Novo design elegante da unidade inferior com uma caixa de engrenagens maciça
Bomba de óleo de câmara dupla para lidar com as condições extremas
Função de mudança do óleo das engrenagens dentro de água extremamente prática
Carregamento de alta potência – para uma maior potência com rpm reduzidas
Ideal para embarcações mais pesadas e embarcações insufláveis rígidas – hélices XTO OS

Ficha técnica
Modelo: XF375 XTO | Fabricante: Yamaha | Tipo de motor: 4 tempos | Cilindrada: 5559 cc | N.º de cilindros/configuração: 60°-V8, 32 válvulas, DOHC com VCT | Diâmetro x curso: 96,0 x 96,0 | Potência no veio do hélice (kW/RPM): 279,6 kW / 5500 rpm | Regime de rotação: 5000 – 6000 rpm | Sistema de ignição: TCI | Sistema de arranque: Elétrico | Relação de caixa: 1.79 (25:14) | Altura recomendada do painel de pôpa: X: 640 mm U: 767 mm E: 894 mm | Capacidade Dep. Óleo: 7,8 litros | Peso a seco com hélice: X: 442Kg U: 453 kg E: 463 kg.

Com o F350 fizemos uma velocidade de cruzeiro de 25 nós às 3400 rpm com mar de vento.

F350
O F350 surge no mercado português em 2007. Com 5.3 litros, 32 válvulas, um V8 a 60º com 350 cavalos de potência e uma variedade de inovações técnicas, desde a VCT (abertura da árvore de cames variável) até às caixas de comando eletrónicas digitais de engrenagem e aceleração.
A aposta da marca em conquistar o mercado das embarcações com motorização interior começa com este modelo. O F350 oferece potência sem igual para mover até os mais pesados barcos. De facto, o F350 tem mais 45% de impulso do que a classe dos 250 Cv nos motores fora de borda. A configuração V8 a 60° e o sistema in-banktm com duas câmaras de escape não só providenciam um enorme binário, mas também ajudam a criar a forma interna que levou a este motor de design aerodinâmico, elegante, poderoso e apelativo.
As 32 válvulas, DOHC (Double Overhead Camshaft – Dupla Árvore de Cames) permitem ao F350 respirar facilmente e o seu VCT (Variable Camshaft Timing – Abertura da Árvore de Cames Variável) aumenta drasticamente o binário nos pontos críticos de baixa e média rotação.
Este modelo foi descontinuado.

O RX30, equipado com 2 x F300, possui um casco desportivo e atingiu os 54,5 nós às 5 700 rpm.

F300
Trata-se de um motor V6 com uma performance ecológica, silenciosa e suave, a máxima eficiência de combustível e um fácil arranque, o avançado motor DOHC de 24 válvulas está equipado com EFI (Injeção eletrónica de combustível) e VCT (Árvore de cames variável). Este motor V6 é leve e compacto oferece uma excelente potência para os seus desportos náuticos.

Principais característica
24 válvulas, DOHC com EFI (Injeção eletrónica de combustível)
A maior cilindrada com o menor peso
Controlo preciso com o sistema eletrónico de acelerador e engrenagens
Controlo de um só toque “Start/Stop”
Manómetros digitais em rede (convencionais e premium)
Sincronização do motor (instalações duplas/triplas)
Sistema de Amortecimento na Engrenagem (SDS) para engrenagens mais suaves
Ajuste variável de RPM
Alternador de alta potência (70A) para a classe do motor
Sistema de limitação de inclinação opcional
Opção de sistema de proteção anti-roubo Yamaha (Y-COP)
Sistema de carga para duas baterias opcional

O Cranchi E26 Rider, com um motor F300B, navega suavemente às 3 000 rpm a fazer uma velocidade de 29 nós.

Ficha técnica
Tipo de motor: 4 tempos | Cilindrada: 4169 cm³ | N.º de cilindros/configuração: V6 (60°), 24-válvulas, DOHC with VCT | Diâmetro x curso: 96.0 mm x 96.0 mm | Potência no veio do hélice (kW/RPM): 220.6 / 5,500 rpm | Regime de rotação (RPM): 5,000 – 6,000 rpm: Sistema de lubrificação: Cárter húmido | Sistema de Indução de Combustível: EFI | Sistema de igniçãoTCI | Sistema de arranque: Elétrico com Prime Start™ | Relação de caixa: 1.75 (21:12) | Altura recomendada do painel de popa: X643U:770mm | Peso com hélice: F300BETX / 260.0kg,FL300BETX / 260.0kg,F300BETU / 268.0kg,FL300BETU / 268.0kg | Capacidade Dep. Óleo: 6.3Litros

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta