Yanmar Power Technology obtém Aprovação de Princípio para Sistema Marítimo de Célula de Combustível a Hidrogénio pela DNV

0

A Yanmar Power Technology Co., Ltd. (Yanmar PT), uma subsidiária da Yanmar Holdings, recebeu uma Aprovação de Princípio (AiP)* para o seu sistema marítimo de célula de combustível a hidrogénio GH320FC por parte da sociedade classificadora DNV.

O GH320FC foi concebido como uma fonte de energia de nova geração para aplicações marítimas, com um design inovador que facilita a instalação em diversos tipos de embarcações. O sistema permite ainda a ligação de várias unidades em paralelo e oferece flexibilidade quanto ao número de módulos de células de combustível a hidrogénio, permitindo assim responder a diferentes necessidades energéticas em variados tipos de navios e operações.

Estamos muito entusiasmados com este novo marco no cumprimento das necessidades dos nossos clientes por soluções energéticas limpas e sustentáveis no setor marítimo“, afirmou Eric Tigelaar, Diretor do Departamento Comercial Marítimo da Yanmar Europe. “O nosso sistema de células de combustível a hidrogénio é particularmente adequado para aplicações como ferries costeiros de passageiros, embarcações de carga fluvial, navios de serviço portuário e operações em zonas de baixas ou zero emissões em toda a Europa.”

Masaru Hirose, Diretor Geral da Divisão de Grandes Produtos Energéticos da Yanmar Power Technology Co., Ltd., declarou “Este é um passo importante na disponibilização das nossas soluções de células de combustível a hidrogénio aos clientes europeus. Com base na nossa experiência com instalações anteriores, como o sistema atualmente em operação comercial num ferry de passageiros costeiro no Japão, acreditamos que as nossas soluções podem ajudar os clientes a alcançar os seus objetivos de descarbonização.”

Cerimónia de entrega do Certificado de AiP
Esquerda: Eric Tigelaar, Diretor do Departamento Comercial Marítimo, Yanmar Europe;
Direita: Olaf Drews, Chefe de Motores e Equipamentos Pressurizados, DNV Maritime.

Olaf Drews, Chefe de Motores e Equipamentos Pressurizados da DNV Maritime, comentou “À medida que a indústria marítima avança para a descarbonização, é essencial explorarmos todas as opções que possibilitem operações totalmente isentas de emissões. As células de combustível, combinadas com combustíveis limpos e produzidos de forma renovável, são uma solução energética altamente eficiente e escalável para enfrentar este desafio. A DNV tem o prazer de atribuir esta AiP à Yanmar e de colaborar com uma empresa tão voltada para o futuro, ajudando a preparar o terreno para a próxima geração de embarcações. Estamos ansiosos por continuar esta excelente cooperação e trabalhar em conjunto para concretizar de forma segura os benefícios desta tecnologia inovadora para a indústria marítima.

*Uma Aprovação de Princípio (AiP) é uma avaliação independente de um conceito dentro de um quadro acordado, confirmando que o design é viável e que não existem obstáculos significativos à sua concretização.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta