Sun Concept, a aposta nas energias amigas do ambiente

1

DSCN7897Em pleno Algarve surgiu um estaleiro com preocupações ambientais que pretende desenvolver projetos de embarcações electro solares.
Pensamos, em breve, fazer uma visita às suas instalações e experimentar os seus barcos. Entretanto fiquemos com algumas notas sobre este novo desafio.

DSCN7913O Surgimento
A Sun Concept e a opção pelo desenvolvimento e produção de embarcações electro solares, nasce da consciência da necessidade de redução do consumo de combustíveis fósseis face ao impacto negativo na natureza e no aquecimento global e da oportunidade de utilização com eficiência de energias limpas e renováveis/sustentáveis.
Acrescente-se também a redução muito significativa do ruído produzido pelas embarcações electro solares e o seu impacto nos ecossistemas.
Um exemplo real e actual é a necessidade de preservação de ecossistemas frágeis como a Ria Formosa e outros sistemas lagunares, bem como barragens, lagos e zonas estuarinas, não só em Portugal como em todo o mundo.
Neste enquadramento a Sun Concept, investe neste mercado, acreditando que o futuro de grande parte do sector da construção naval passará pela adopção de embarcações electro solares, pela sua cada vez maior eficiência, inexistência de gastos com consumos e, especialmente, urgência na redução do consumo de combustíveis fósseis com as vantagens daí advenientes.

As Competências
A Sun Concept, é depositária da experiencia dos Sócios cuja actividade profissional e empresarial se desenvolve há mais de 35 anos na concepção, construção e comercialização de embarcações.
A Sun Concept, sócios e equipa, detêm competências para o desenvolvimento de outras embarcações electro solares destinadas às mais variadas actividades, como sejam o transporte de passageiros (carreiras regulares), marítimo turísticas com actividade oceânica (avistamento de cetáceos e passeios), actividades profissionais ligadas às autarquias e outras instituições públicas e privadas, como sejam a monotorização de ecossistemas, recolha de resíduos, oceanografia entre outras utilizações. Estas embarcações poderão ser desenvolvidas e produzidas normalmente à medida (one-off) por encomenda.

DSCN7901Os Modelos
Existem para já três modelos, todos sobre um casco de 7 metros de comprimento e 2,4 metros de boca.
S
Modelo em apresentação, corresponde ao modelo de embarcação de recreio para utilização particular por excelência e com acabamentos requintados.
A lotação é de 8 pessoas e pode ser conduzido simplesmente por quem tiver a carta de marinheiro.

MT
Com lotação para 12 pessoas + 2 tripulantes
Para além de ser uma alternativa para utilização particular com necessidades de maior lotação, estará também vocacionado para a actividade Marítimo Turística.
Para além da redução para Zero dos gastos com os consumos energéticos, pensamos no impacto extremamente positivo para a imagem dos operadores da região e do próprio País, ao traduzir uma imagem de preocupação preservação ambiental condizente com os cenários naturais onde essas embarcações operam. E neste caso, o silêncio é de ouro, permitindo um conforto e mobilidade invejáveis e desejáveis neste tipo de utilização.

PRO
Destinado a actividades profissionais e que terá um porão aberto e de fácil acesso para trabalho.
Para já, terá um especial enfoque nas actividades dos mariscadores e viveiristas, tendo em atenção o impacto destes últimos no tráfego anual na Ria Formosa (os nossos cálculos apontam para que represente cerca de 70% do trafego anual na zona de Olhão-Faro).
Saliente-se o impacto socioeconómico muito positivo na actividade dos mariscadores e viveiristas, pela inexistência de gastos com consumo de combustíveis (zero euros de consumo) e redução significativa dos gastos com manutenção de motores (motores eléctricos têm uma manutenção mais simples), para além do impacto ambiental extraordinário que se conseguirá com a renovação de toda a frota desta actividade, tendo em atenção a representatividade do tráfego gerado.

DSCN7953Apoios
A Sun Concept, arrancou em Maio de 2015, até à data sem quaisquer apoios públicos e exclusivamente através de capitais próprios aportados pelos sócios da empresa.
Emprega, praticamente desde o inicio em full-time 10 pessoas essencialmente ligadas ao desenvolvimento de modelos, preparação de moldes para produção e agora, para a produção em série.
Até ao final do ano de 2016 e tendo em atenção o início da produção em série, prevê-se o reforço da equipa em cerca de mais 10 colaboradores.
Dos contactos estabelecidos com entidades públicas, durante os últimos meses, verifica-se o desconhecimento da realidade dos barcos electro solares (mesmo a sua existência), o que é compreensível tendo em consideração a novidade do tema, não se encontrando prevista na legislação nacional, qualquer apoio à aquisição de barcos electro solares (como os existentes para os veículos automóveis eléctricos, mesmo considerando não serem auto sustentáveis energeticamente).
Pensamos que seria desejável haver uma abertura das entidades públicas para existência de apoios fiscais e no âmbito dos fundos comunitários (majoração), especialmente para embarcações destinadas a profissionais (para já viveiristas e mariscadores), embarcações de transporte de passageiros e actividades marítimo turísticas que, no seu conjunto, representam o grande tráfego nas zonas lagunares com eco sistemas mais fragilizados.
Também ao nível das restrições e limites à navegação, deveria ser prevista a diferenciação pela utilização de embarcações mais amigas do ambiente.
Existe um longo caminho a percorrer na sensibilização das entidades públicas, privadas e público em geral, mas estamos convencidos da total receptividade ao tema e de que vale a pena investir a bem do planeta.
Saiba mais em http://www.sunconcept.pt/

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

1 comentário

  1. Pingback: Grupo Siroco, confiante no futuro

Deixe Resposta