ANTEVISÃO / 40ª Boot Düsseldorf 2009

0

Copyright © Texto: V.M.G. Fotos: DR.

“A economia internacional de iates e de navegação de desportos náuticos concentra claramente as suas actividades no local de feiras de Düsseldorf, o centro dos mercados europeus. Contamos com uma boa ocupação dos pavilhões e com uma oferta internacional representativa em redor dos iates e desportos náuticos. No entanto, também a boot 2009 não fica completamente imune à crise financeira e às tendências de recessão a nível mundial. Em certos sectores os expositores reagem com uma redução de áreas…” referiu o Director Goetz-Ulf Jungmichel.

Na boot do próximo ano, participarão um total de 1650 expositores, oriundos de 55 países, ocupando 220 000 m² de área coberta ficando, contudo, aquém dos 1700 expositores registados em 2008.
Ainda assim, a boot proporcionará, sob o ponto de vista internacional uma mostra profunda e completa do sector da náutica de recreio. Perto de 700 expositores, cerca de 40%, provêm do estrangeiro e ocupam quase metade da área de exposição. O maior país expositor é a Holanda com 140 participações nas mais diversas áreas de negócio, seguida da Itália com 90, pela França com 60 e pela Grã-Bretanha com 25 expositores. A representação dos países do Norte da Europa encontra-se assegurada por 30 expositores.


No lay-out
Os responsáveis pela boot 2009, idealizaram um novo conceito de pavilhões que corresponde ao desejo manifestado pelos principais fabricantes de barcos e tendo em consideração o actual panorama de negócios.
Os barcos a motor vão estar expostos nos pavilhões 4 e 5 bem como nos 9 e 10, muito próximos dos mega-iates que estão nos pavilhões 6, 7a e 7. O pavilhão 15 destina-se, exclusivamente, ao Classic Show e aos barcos em aço. Assim, o enorme segmento da oferta de barcos a motor apresentar-se-á de uma maneira compacta.
Os motores, acessórios técnicos, vestuário e equipamentos serão apresentados nos pavilhões 10 a 12.
O turismo náutico, charters, escolas, associações e marinas e, agora também, as canoas e kayaks estarão presentes nos pavilhões 13 e 14.
Os barcos e iates à vela continuarão a ser expostos nos pavilhões 16 e 17. As lanchas a motor e barcos multi-cascos, bem como os desportos em voga (wakeboarding, surf e kitsurf) encontram-se situados, num eixo contínuo, nos pavilhões 1 e 2. A feira de mergulho Diving Showboot-Düsseldorf mantém a sua localização no pavilhão 3.


O luxo contínua a ter procura
Os barcos e os iates representam, na boot 2009, cerca de 400 estaleiros e comerciantes internacionais. Apresentam-se em seis pavilhões de feira 1800 modelos. Enquanto que o tamanho e os acabamentos luxuosos dos iates a motor continuam a encontrar compradores internacionais, a procura de barcos de gama média parece ser mais discreta.
Esta evolução também é reflectida pela boot 2009: só no pavilhão 6, o dos mega-iates, estarão expostos 70 modelos com um comprimento até 30 metros. No Superyachts Show de Düsseldorf no pavilhão 7 e no rés-do-chão do pavilhão 7 reúnem-se cerca de 100 expositores com produtos destinados aos mega-iates.


O mergulho está forte
Com 350 expositores e cerca de 70 000 visitantes a oferta de Düsseldorf para os amadores do mergulho, no pavilhão 3, desde há muito que se tornou na maior mostra dos praticantes no mercado de feiras. A empresa madeirense Atalaia Diving Center estará presente nos 20 000 m² de área de exposição do mergulho.
Por ocasião do 40º aniversário da Boot-Düsseldorf um grande homem já com uma idade provecta, pioneiro do mergulho desportivo, visitará a feira no dia 23 de Janeiro, dia em faz 90 anos de idade: o professor Hans Hass. Naquele dia e ainda no dia 24 de Janeiro ele e a sua mulher Lotte, estarão disponíveis para trocarem de impressões e ainda para apresentarem os seus livros e darem autógrafos.

Turismo náutico em boa forma
O mercado do turismo náutico na boot 2009 constitui uma apresentação fora de série. Quem procura destinos turísticos, alugar um barco ou apenas iniciar uma formação, deverá passar pelos pavilhões 13 e 14, nos quais, se apresentam 350 expositores com serviços. A representar Portugal está a empresa Make Fast.
Para saber mais sobre este certame poderá consultar o site www.boot.de ou contactar o representante da Messe Düsseldorf em Portugal através: tel. 213 556 254 / e-mail: geral@walter.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta