BÉNÉTEAU / Novidade motor 2010

0


A Antarès 30 é a primeira embarcação com flybridge da gama: oferece um programa orientado também para o cruzeiro conservando as qualidades marinheiras que criaram a reputação das Antarès.

Pontos fortes
– Salão em forma de U convertível em cama dupla
– Cozinha totalmente equipada
– Cabina para convidados
– Grande capacidade para arrumos
– Cama central na cabina de proprietário
– Duas versões de flybridge
– Motor Yanmar 6LY3 380 CV


Longe vão os tempos em que a um barco para a pesca desportiva se exigia apenas qualidades marinheiras ao seu casco. O construtor francês Bénéteau, através da sua gama Antarès, tem ao longo dos tempos sabido interpretar as necessidades do mercado oferecendo embarcações com um nível de acabamentos superior, uma decoração sofisticada mas sem pôr em causa as qualidades marinheiras e a segurança a bordo.
O novo modelo Antarès 30 – uma das novidades 2010 do estaleiro – é um exemplo desta nova geração de barcos que nasceram para a pesca desportiva não negando contudo, incursões no cruzeiro puro.

Exterior
Sensação de espaço


Um cockpit espaçoso e modelar associado a um flybridge bem concebido, fazem da Antarès 30 uma referência no seu segmento. O cockpit está preparado para a acção possui um enorme cofre, porta canas laterais e duche de água quente e fria. É a partir deste espaço que temos acesso à proa (duas passagens laterais) e ao flybridge através de uma escada vertical.
A Bénéteau propõe duas versões de flybridge em que ambas estão equipadas com salão convertível num amplo solário e, a diferença, está na existência ou não de um segundo posto de pilotagem.

Interior
Um clássico moderno


O lay-out interior obedece a uma concepção clássica onde os volumes se distribuem de uma forma homogénea. O salão de bombordo, composto por um sofá em forma de C é complementado por uma mesa rebatível o que permite uma utilização mais eficiente do espaço. À noite e para dormir, o espaço de estar é rapidamente transformado em cama dupla.
A cozinha está implantada a estibordo e junto à porta de correr. Este seu posicionamento, para além de permitir uma melhor circulação de ar e, por isso, evita que os cheiros dos cozinhados permaneçam, fica numa situação estratégica de apoio quer nos encontremos no interior ou no exterior.


O posto de pilotagem a estibordo e no seguimento da cozinha está num nível superior em relação ao resto do espaço. Esta situação permite um melhor posicionamento no controlo da embarcação e, conjugada com um ergonómico banco individual, aumentar o conforto na condução. No que diz respeito ao painel de instrumentos ele é bem conseguido ao nível do design e a leitura dos instrumentos é fácil. Na versão de comercialização Elegance, a Antarès 30 vem equipada com o aparelho multi-funções da Raymarine, o A70D.
Separada por três degraus e num plano inferior temos a zona das cabinas e casa de banho independente. A cabina do proprietário fica situada à proa sendo que a cabina dos convidados possui um beliche. Um factor comum a estes três espaços interiores é o excelente pé-direito com medidas compreendidas entre o 1,85 m e 1,90 m.


Ficha Técnica
Modelo Antarès 30
Origem França
Construtor Bénéteau
Comprimento total 10,22 m
Comprimento do casco 9,20 m
Boca 3,39 m
Deslocamento ligeiro 4 960 kg
Calado 0,95 m
Reservatório de combustível 375 L
Reservatório de água 145 L
Potência máx. 380 CV
Arquitecto Bénéteau
Designer Sarrazin Design
Preço na fábrica
e s/impostos 106 900 Euros
Importador Francisco Ramada, Lda. / E-mail geral@franciscoramada-beneteau.com / www. franciscoramada-beneteau.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta