Bénéteau Océanis 43: Um cruzeiro com temperamento e estilo – Personalidade tranquila

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

A história da Bénéteau está repleta de acontecimentos, feitos de inovação, de sucessos e de emoções.
Nenhum outro estaleiro na história da construção naval conseguiu progredir durante duzentos e cinquenta anos, atravessando três séculos, por ventura os três séculos mais conturbados da história universal, mantendo os seus valores, objectivos e determinação em servir da melhor forma todos os amantes do mar e da náutica.
Fundada em 1884 a Bénéteau nasceu da paixão e da visão de um homem, assim como da sua determinação. A ambição destes estaleiros franceses, de abrir ao maior número de pessoas possível, o prazer e a evasão que se desfruta ao navegar, vem de há muito tempo e continua ainda hoje a ser a missão de todos quanto trabalham na Bénéteau.
Desde a construção dos primeiros trawlers para a pesca em 1884 e em 1912 os primeiros barcos a motor para a pesca do atum, estes estaleiros percorreram um longo caminho. A produção do primeiro sport fishing a motor aconteceu em 1977, o mítico e ainda hoje em produção Antares.


A Bénéteau com todos estes anos de experiência na produção de embarcações para o trabalho, mas sobretudo para o lazer e desporto, afirmou-se como uma das mais respeitadas marcas, sendo uma das líderes mundiais na construção de barcos de recreio à vela e a motor.
Em 1996 foi o responsável pelo lançamento de um novo conceito que todas as restantes marcas viriam a seguir; o conceito “Pronto-a-navegar”. Já no inicio do século XXI a prestigiada gama Océanis conquista os EUA, sendo atribuído ao Océanis 473 o galardão de “Melhor barco do ano nos EUA”.

A frase publicitária que acompanha as campanhas da Bénéteau “Há sempre algo único a bordo de um Bénéteau”, é muito subtil e inteligente, pois o seu duplo sentido tanto poderá servir para os passageiros que desfrutam de um Bénéteau que os transporta com segurança, tornando-os pessoa únicas e especiais, como por outro lado, todos os valores e inovações arquitectónicas e tecnológicas que uma embarcação da Bénéteau possui.


A navegar
No dia do teste deste Océanis 43, apesar de estar um bonito dia de sol, as condições de vento não eram as melhores para se poder efectuar um teste de vela. O vento durante toda a manhã não ultrapassou os 15 nós de vento real, tendo em muitas situações caído para os 9,5 nós. De qualquer forma e apesar das condições de vento, as prestações do Océanis 43 não desiludiram, tendo mostrado algum carácter e temperamento quando bem trimado, e dirigido com sensibilidade.
Não podemos esquecer que estamos perante um cruzeirista puro que não deverá ter grandes pretensões nos campos de regata pelo menos em competição directa com veleiros de regata, ou mistos cruzeiros/regatas. De qualquer forma mesmo com os seus 8.800 kg a seco, com velas standard e vento em média de 14 nós, o Océanis 43 atingiu os 8 nós a uma bolina de 45º, o que não deixa de ser muito bom para um veleiro com as suas características. Forçando a orça até aos 30º, perdeu somente meio nó, fixando a velocidade nos 7,5 nós. Já ao largo e com o vento a descer para os 11 nós de vento real, não conseguimos ultrapassar os 8,1 nós. Mas como já referimos, se houver sensibilidade de quem vai ao leme e no trimar das velas, consegue-se que a velocidade se mantenha constante. Outra boa característica que verificamos, foi a suavidade nas manobras. Quer a virar de bordo, quer a cambar, o Océanis 43 é redondo e suave, claro está, mais uma vez que a mão de quem está ao leme é muito importante. Com 15 nós de vento cambamos e perdemos só 1,5 nós de velocidade, os quais foram recuperados em menos de um minuto.
Os dois postos de governo são amplos, com uma distância entre a roda de leme e o banco de popa de 45 cm, não havendo entraves ás passagens de um posto ao outro. O barco testado vinha equipado com o pack Easy Sail que facilita enormemente todas as manobras, não sendo necessário em situação alguma sair do poço, nem mesmo para rizar.


Interiores
O Océanis 43 está disponível em duas versões, de três ou duas cabinas. A versão que testamos foi a de duas cabinas que na nossa opinião é sem dúvida a mais elegante e bem conseguida.
A não ser que se tenha uma grande família, ou que o barco seja para utilizar em charters, a versão de três cabinas é, quanto a nós, demasiada, pois o que na maioria dos casos acontece é que uma das cabinas fica para arrumações, ou desarrumações, na maioria dos casos.

O layout que a Nauta Designs criou para os interiores deste Océanis 43 consegue agradar a vários tipos de potenciais compradores, cativando ao mesmo tempo jovens e seniores.
A disposição dos volumes é inteligente e a colocação da grande cozinha a bombordo que se projecta para baixo do poço, mantendo a altura, é um must deste veleiro de cruzeiro.


O salão é muitíssimo amplo, arejado e luminoso. O sofá de estibordo é muito grande e o seu formato em C é disfarçado pela parte mais à ré que abraça a parede da casa de banho, criando assim um tipo de envolvência que não é habitual ver-se em veleiros, havendo ainda um outro sofá a bombordo com 2 m de comprimento que serve também a mesa de cartas.

A luz é assegurada por duas grandes janelas laterais de 2,20 m de comprimento por 27 cm de altura, onde estão instaladas duas vigias. Para alem destas janelas há ainda duas superfícies em acrílico por onde entra bastante luz. A altura máxima do salão é de 2 m, sendo a mínima de 1,95 m, o que faz com que o interior seja todo ele muito desafogado e espaçoso.


A cabina de popa tem uma grande cama de casal na qual se poderá dormir no sentido do comprimento do barco ou na perpendicular. Esta cabina é servida por uma grande casa de banho com duche separado e à qual se poderá aceder por dentro ou pelo salão. A cabine de proa é de boas dimensões, boa arrumação e também ela tem uma casa de banho com duche.

Ficha do barco
Marca – Bénéteau
Modelo – Océannis 43
Origem – França
Construtor – Bénéteau
Arquitectos – Berret Racoupeau
Designers – Nauta Design
Comprimento total – 13,10 m
Comprimento do casco – 12.75 m
Boca – 4.12 m
Área vélica – 91 m²
Calado – 2,00 / 1,65 m
Deslocamento – 8.875 Kg
Motorização – Yanmar 54 Cv
Deposito de combustível – 200 L
Deposito de água doce – 360 L
Categoria – A-10/B-11/C-12
Comercialização – Francisco Ramada Lda. (tel. 213641587)
Preço da versão testada – 190.514,50 €



A arquitectura e o design de interiores têm a assinatura da Nauta Design, o que em si só já é uma garantia de qualidade e requinte. Este gabinete italiano que é uma referência no mundo dos super yachts desenvolveu para a Bénéteau a verdadeira personalidade deste Océanis 43, dotando-o de linhas contemporâneas, grande luminosidade, excelente conforto, proporcionando verdadeiro bem-estar a bordo.

O plano de velas forma um bom equilíbrio com o casco, facilitando a navegação e potenciando as performances. A facilidade de governo do Océanis 43 é excelente, transmitindo por um lado a verdadeira tranquilidade que se procura nos veleiros de cruzeiro, mas não negando algumas sensações mais excitantes que também gostamos de sentir, quando navegamos com vento rijo ou em situação de regata. No entanto é um veleiro de características verdadeiramente cruzeiristas, mas sem medo do vento mostrando a sua performance, mas sobretudo sem medo de mostrar a sua elegância.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta