Boot Düsseldorf 2016

0

boot16_JV0061A boot Düsseldorf já abriu as suas portas e vai estar patente até ao próximo dia 31 de Janeiro. Sob o lema 360º de prática de desporto náutico demonstra, no seu formato de apresentação único a nível mundial, todas as formas de lazer que podem ter lugar na água, em cima ou à margem dela. Sejam amadores de barcos e de iates, mergulhadores desportivos, wakeboarders ou pescadores – cada desportista náutico encontra; na boot Düsseldorf, uma ampla oferta.

O evento de desporto aquático internacional mais popular

A boot Düsseldorf é um evento-feira internacional ardentemente aguardado, cada mês de Janeiro, pelo sector completo e pelos amadores“, diz com prazer Goetz-Ulf Jungmichel, Director da boot Düsseldorf. ” Sabemos, que as empresas expositoras focam os seus orçamentos de participação em feiras, em particular na boot e que se apresentam sempre em plena força com os seus mais recentes modelos, claro! Na boot o visitante pode apreciar e tocar nos seu barcos de sonho, no seu equipamento de mergulho ou no seu novo wakeboard. É isso que contribui para o sucesso excelente dos expositores, pois muitos dos visitantes tomam as suas decisões de compra directamente na boot.”

Mais de 1’800 barcos e iates
Com mais de 1800 barcos e iates, a boot Düsseldorf é a maior apresentação de barcos a nível mundial. Nove dos 17 pavilhões de feira dedicam-se ao tema e apresentam uma paleta completa de veículos náuticos, desde o iate ao barco a motor, da canoa ao barco de remo. Jungmichel: “Com 440 estaleiros o sector da construção de barcos está representado de modo excelente e numa variedade extraordinária. Ao lado dos mais recentes desenvolvimentos high-tech, com materiais cada vez mais leves e ecologicamente mais sofisticados, também valiosos barcos antigos desempenham um papel importante na nossa oferta de exposição.” Em especial, os líderes de mercado no sector de iates à vela e a motor encontram-se representados na boot 2016 Düsseldorf com o espectro completo de produtos em todos os tamanhos e classes.

Expositores convidados do mundo inteiro, em Düsseldorf
47 por cento dos expositores, i.e., 800 empresas, presentes na boot, não são de origem alemã, apresentando-se numa área de exposição equivalente a cerca de 50%. Tradicionalmente a lista de expositores estrangeiros é liderada pelas grandes nações náuticas tais como os Países Baixos, a Itália, a França e a Grã-Bretanha. Pela primeira vez na boot encontrar-se-ão os Estados do Caribe Oriental completos, também chamados “ilhas acima do vento”, com destinos exóticos e atraentes como a Anguila, a Antígua e a Barbuda, as ilhas virgens britânicas, a Dominique, Grenada, Martinique, Montserrat, St. Kitts e Nevis, bem como St. Lúcia, St. Vincent e as Granadinas. O Director Goetz-Ulf Jungmichel declara: “ Já se torna um pouco difícil adquirir novos países, pois a boot Düsseldorf é mesmo global.” Muito procuradas junto dos visitantes também são as participações colectivas e nacionais, uma vez que reflectem muitas vezes o charme típico de uma região. Em 2016 participam o Egipto, os Açores, a Bélgica (Flandres), Curaçao, a Estónia a Finlândia, os Países Baixos, a Croácia, a Turquia, Fuerteventura, as Filipinas, a Indonésia, Portugal e a Sardenha bem como as Ilhas Canárias.

De 2,5-CV fora de bordo até ao iate de luxo 5.000-CV
No segmento de motores e barcos a motor a boot Düsseldorf não deixa nada a desejar. Enquanto o iniciante olha em volta para os motores pequenos de 2,5 cv, encontram-se na feira iates como a Princess, para o segmento de luxo. Os 250 estaleiros, comerciantes e importadores apresentam-se em seis pavilhões de feira com barcos desportivos, daycruisers e barcos de cabine, em todas as categorias de preços. Os produtores líderes do mercado de barcos a motor, tais como a Jeanneau, Cranchi, Sessa, Nimbus ou Windy apresentam-se nos pavilhões 4 e 5. A Jeanneau e a Bénéteau utilizam a boot Düsseldorf para a apresentação, no pavilhão 9, dos barcos accionados por motores fora de bordo. Nas marcas de barcos desportivos o grupo americano Brunswick, também se encontra no pavilhão 9 com as suas marcas Sea Ray, Bayliner e Quicksilver.

boot16_MK7508Muito procurado: o pavilhão 6 com os seus iates de luxo
Já muito antes da boot 2016 o pavilhão 6 estava completamente esgotado. “Foi extraordinária a velocidade com que os expositores reagiram e muitas vezes já meses antes da realização da boot se tinham inscrito para participar, em 2016.
Isso demonstra que nós, em Düsseldorf, temos os visitantes certos para um pavilhão de iates de luxo. E os expositores sabem apreciar muito este grupo novo de visitantes com poder de compra.”, referiu o coordenador do pavilhão 6, von Heimendahl.

Podem ser vistos cerca de 60 iates luxuosos bem como barcos e tender. Desde o ano passado, em especial, a oferta de iates entre 20 e 25 metros foi alargada. Assim, também os polivalentes Bénéteau com os seus iates Monte Carlo de primeira classe e a Jeanneau com os elegantes iates PRestige estão à bordo, no pavilhão 6.

Acção e diversão em 20 mundos temáticos e de experiência
O que seria a boot Düsseldorf sem os populares mundos temáticos e de aventura? Apenas uma meio diversão! Jungmichel: “uma feira de desporto aquático não só pode apresentar produtos, mas deve convidar os visitantes a participar e a dialogar. É isso que torna a feira num verdadeiro evento-mega. Em nove dias, 17 pavilhões de feira irão tornar-se- num mundo de milagres em redor da água.”

boot16_JV9738Do mergulho até ao desporto-trend
Kite, wakeboarding, skimboarding, Wake Skate ou Stand-up Paddling,tudo o que está na moda tem lugar no mundo-praia Beach World, no pavilhão 1. No pavilhão 3, os amadores do mergulho encontram-se e trocam informações sobre os destinos populares e exóticos que dizem respeito ao mesmo. Por exemplo, o Egipto, com um stand de 246 metros quadrados de área útil, em que, entre outros, se apresentam os recifes espectaculares nas áreas de mergulho no Mar Vermelho. Mas também as Filipinas, a Indonésia, a Turquia e a Grécia se apresentam com diversos destinos de mergulho. Para todos que alguma vez já quiserem mergulhar, recomenda-se o ensaio-mergulho na torre de vidro bem como o programa de informação e de entretenimento em volta dos equipamentos, das áreas e das estrelas e outros artistas não tão famosos dessa cena. Abastecedores tais como a Aqua Lung, mareas, Oceanic e BtS Europe bem como grandes formadores de mergulho tais como a PADI, SSI, o International Aquatic Club e a Associação Alemã de Mergulhadores Desportistas (VDST) completam o programa no pavilhão 3 com um total de 350 expositores oriundos do mundo inteiro.

boot16_JV9481Motivo água na galeria
A arte em volta do desporto náutico é apresentada pela Galeria boot Düsseldorf com arte marítima, que mistura a tradição com o moderno e que apresenta artistas, ateliers e escolas superiores, no pavilhão 7.

Informações para iniciados no centro de barcos a motor
Como comandar o meu barco sem carta de condução, como guiar nas vias aquáticas ou no mar ou como fazer a manutenção do motor após uma viagem em água salgada? Para os iniciados em barcos a motor são, muitas vezes, perguntas complicadas as quais podem ser esclarecidas no Centro de Barcos a Motor, no pavilhão 10. Aí podem-se obter os conhecimentos de base para a condução de barcos com motores até 15cv, sem carta. São, também, explicados acessórios e técnica de bordo, bem como se procede à transmissão de conhecimentos sobre motores e sobre condução.

boot16_MK8051Refit Center: Dicas para a manutenção do valor do barco
Como posso manter o valor do meu barco, é uma das perguntas centrais feita por todos os proprietários. No Refit Center, no pavilhão 11, encontram-se instruções e informações para a manutenção e aumento do valor de barcos, que fazem o ajuste a barcos utilizados durante muitos anos.

Informações para pescadores apaixonados e iniciados interessados Canas, carretos e áreas de pesca são a deixa no Centro de Pesca Desportiva, no pavilhão 12. O local onde pescadores apaixonados e iniciados interessados podem experimentar novos equipamentos e receber de especialistas, dicas valiosas.

Das canoas até à sala de aula: o pavilhão 13 proporciona variedade marítima
No pavilhão 13 sentimos um toque de férias aventurosas. No World of Paddling com a longa rota de teste para canoas, num ambiente ligeiramente canadiano, encontramos um verdadeiro ar de expedição, além de uma grande apresentação de canoas e de caiaques. Participar aqui constitui uma obrigação!
Também no pavilhão 13 obtêm-se na consultadoria de passeios importantes, ajudas de planeamento para a próxima excursão à vela. São apresentados destinos de sonho pelo mundo do lazer, sendo os mais maravilhosos para velejadores e para condutores de barcos a motor.

Interessantes para as instituições de educação são as salas de aula onde os estudantes podem investigar o emocionante habitat do mar e o país das crianças: convido os mais pequeninos de entre os amadores da boot a brincar num parque infantil tipo barco.

O Cruise Pavilion apresenta cruzeiros de sonho
O Cruise Pavilion, na boot Düssedorf, apresenta-se, de novo, com uma oferta extensiva. O mercado marítimo do pavilhão 14 em cujo centro se situa o Cruise Pavilion cria o ambiente certo. No centro do Cruise Pavilion encontra-se a apresentação da TUI Alemanha, o líder de mercado do sector alemão do turismo que por si próprio já dispõe de doze barcos cruzeiros. Em 300 mq de área de apresentação a TUI Alemanha apresenta, em conjunto com as companhias de navegação parceiras, o largo espectro de viagens em hotéis flutuantes. Presentes estão, entre outros, a TUI Cruises, a Hapag Lloyd, a Star Clippers bem como a Silversea Cruise. Além disso, o rotineiro de paquetes Hurtigruten apresenta-se no mercado de turismo vizinho. Todos juntos facultam, na sua diversidade, viagens de cruzeiro para cada idade, área de interesse e exigência.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta