Century 2600 CC: Equipado com um motor F350, Estável e veloz

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A marca Century pertence ao fabricante de motores Yamaha. Em Oeiras tivemos a oportunidade de experimentar o modelo 2600 CC equipado com o novo F350.






A zona a proa foi pensada ao pormenor


Por cima dos espaços para arrumos podemos colocar estofos



A consola central é envolvente e o hard-top (opcional) aumenta o conforto a bordo


As passagens laterais, com 50 cm de largura, permitem uma boa circulação a bordo.


Aspecto da casa de banho e espaço de arrumação


O volante possui diversas afinações



No painel de popa temos uma zona de trabalho e um viveiro que podem ser transformada em mais um banco com a capacidade para três pessoas.





O convés é bem aproveitado com diversos porões para levar peixe e com a possibilidade de circulação de água


Aspecto do quadro eléctrico


O Century 2600 CC é um modelo de barco para apaixonados da pesca desportiva. A versatilidade de utilização é uma das suas principais características. Possui um casco rápido e grande autonomia o que proporciona deslocações a pesqueiros longe do porto. A bordo temos todo o conforto possível para uma dia pesca ficando a faltar uma pequena cozinha de apoio com fogão e frigorífico para a confecção de pequenas refeições.

O Century 2600 CC foi pensado para navegar em zonas do planeta onde as condições atmosféricas são óptimas, com chuva e/ou frio este modelo poderá ser pouco confortável para os ocupantes limitando, desta forma, uma utilização durante todo o ano. Esta situação ficará, parcialmente colmata, com a introdução de um hard-top…
A Century, sendo uma marca da Yamaha, será equipada com motores desse fabricantes e, no caso deste modelo o construtor propõe motorizações duplas ou simples. As potências variam com as necessidades do utilizador mas, no caso de uma motorização dupla a potência não deverá ultrapassar os 450 Cv.

O que mais me impressionou neste modelo foi a qualidade do lay-out do convés e das soluções encontradas para facilitar a vida aos pescadores. O poço é o local do barco mais bem apetrechado para a pesca enquanto que a zona da proa é mais uma área para se estar. O conceito de consola central permite uma boa circulação a bordo que, conjugado com uma borda alta dá segurança aos ocupantes.
Este tipo organização interno permite uma jornada de pesca de qualidade e, é com este tipo de barcos que os nossos construtores deveriam aprender. Ao criarem produtos de qualidade e adaptados às nossas realidades estão potenciar o seu negócio e a responder de uma forma positiva às necessidades da comunidade de pescadores.
A marca Century nasceu em 1926, em Milwaukee, tendo-se transferido mais tarde para a cidade do Panamá. A compra por parte da Yamaha deu-se em 1995. Actualmente produz 6 barcos por dia (3 pequenos / 17 a 22 pés e 3 grandes / 23 a 32 pés) sendo que está a implementar alterações na sua produção para vir a fabricar 9 modelos por dia (4 pequenos / 17 a 22 pés e 5 grandes / 23 a 32 pés).

A NAVEGAR
Se existe alguém que sabe fazer bons barcos de pesca desportiva, são os americanos. O Century 2600 CC é um perfeito exemplo do que deve ser um barco para a pesca desportiva onde a velocidade é conciliada com o conforto. Toda a concepção deste modelo é pensada para uma satisfação do cliente final.

Em Oeiras tivemos a oportunidade de experimentar o modelo com umas condições de mar excelentes e com o barco com uma motorização simples de um motor Yamaha de 350 Cv. O construtor possibilita montagens duplas com as potências a variar entre os 2 x 150 Cv e os 2 x 225 Cv.

A manobra dentro da marina é feita com suavidade e o conjunto demonstra ter uma boa capacidade de manobra. A posição de condução é boa, tanto sentada como de pé sendo que, o volante tem a possibilidade de ser ajustado em cinco posições. Aquecido o motor começámos progressivamente a aumentar o regime para efectuarmos as medições de velocidade. O conjunto, com três pessoas a bordo plana em 2 segundos e atinge as 5500 rpm em 13,39 segundos e com uma velocidade de 33 nós. A configuração do casco em V (20º) ajuda a estas boas prestações que são confirmadas em navegação mesmo quando realizamos curvas apertadas a uma velocidade de 30 nós e às 5000 rpm. O comportamento do barco é irrepreensível e transmite grande confiança a quem comanda.

A posição de condução é muito agradável quer pela qualidade do banco duplo como pelos diversos pisa-pés existentes (na consola e na estrutura do banco) quando navegamos sentados e, na posição de pé é igualmente favorável. A estrutura do hard-top ao criar diversos pontos de apoio permite obter uma segurança adicional.

INTERIOR
Dá gosto navegar em barcos bem pensados e o Century 2600 CC é um deles. Concebido para a pesca temos todo o lay-out desenvolvido em função desse objectivo. No convés diversos porões (1,30 m x 0,26 m x 0,26 m) para guardar peixe, no painel de popa um espaço privilegiado para trabalhar o peixe equipado com um pequeno lavatório equipado com dois duches (água doce e salgada) junto ao viveiro de isco. Na borda, com 70 cm de altura, temos os dispositivos para transportar as canas bem com múltiplos porta-canas.

A consola central é envolvente e possui um compartimento no seu interior que para além do espaço para arrumos vem equipado com um WC químico.
A proa é clássica, ao nível do lay-out, equipada com bancos almofadados e diversos cofres para arrumos.

Ficha técnica
Modelo 2600 CC
Origem USA
Construtor Century
Comprimento 8 m
Boca 2,62 m
Calado 0,45 m
Peso s/ motor 2 630 kg
Capacidade combustível 757 L
Potência máx. 450 Cv
Motorização F350
Preço 101 035€
Comercialização Nautirecreio (Tel. 214 465 976)

Ficha motor
Modelo F350
Fabricante Yamaha
Origem Japão
Potência 350 Cv
Cilindrada 5 330cc
Peso: 365 Kg

Medições
A planar em 2s
Mínimo a planar 11,1 nós / 2 500 rpm

3000 rpm / 14,7 nós
3500 rpm / 22 nós
4000 rpm / 27 nós
4500 rpm / 31 nós
5000 rpm / 34,6 nós
5500 rpm / 38,2 nós
5600 rpm / 39,7 nós
5700 rpm / 40,6 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta