Cobalt 220: A elegância e a velocidade

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

A Cobalt é uma empresa privada que não pertence, ainda, a nenhum grande grupo e que por isso mesmo tem conseguido manter a sua imagem e a qualidade dos sues produtos inalterada.

Os métodos de construção têm vindo sempre a evoluir, com a utilização de novos materiais e tecnologias e acompanhando as exigências do mercado. Mas a forma como trabalham cada barco é, poder-se-ia dizer, com a paixão do trabalho artesanal.

Um outro factor importante no sucesso da Cobalt, ao longo dos trinta anos de laboração, é o facto de darem de facto uma importância e atenção especial, não só aos clientes, mas também aos dealers.
A construção do Cobalt 220 é muito sólida, com acabamentos de elevada qualidade e o design é elegante e desportivo, tornando este barco menos show off do que os seus primos americanos, sendo no conjunto um barco discreto, mas com bastante classe e bom gosto.
Destacamos a popa, a finalizar com formas mais suaves e arredondadas do que os outros barcos da sua classe. Também a inteligente e ampla plataforma de banhos amovível contribui para um visual mais depurado. Esta parece ser um prolongamento natural da popa, não parecendo ser uma estrutura extra. Para além da plataforma de banhos, praticamente ao nível da água, há ainda um outro espaço que pode ser aproveitado para entradas e saídas da água. Uma plataforma, posterior aos dois solários e que faz a ligação entre estes e a plataforma de banhos. Os solários são duplos, com encosto de cabeça e divididos ao meio, para se poder passar para o interior, sem se pisar as almofadas, nem incomodar quem lá está deitado.

Salientamos a boa protecção do casco, na zona perto da loca da âncora, em relação ao desgaste que esta e a corrente da âncora poderão provocar.

Os espaços para arrumação são muitos. Por baixo dos bancos de popa e da proa, no painel do passageiro, havendo ainda espaço para skis e outro material.
O Cobalt 220 tem ainda uma ignição sem chave incrustada no painel de comando, como as de muitos cruisers hoje em dia. Rádio com leitor de cd’s e um sistema de som acima do normal.
O compartimento do motor poder ser aberto manual ou electricamente. No seu interior todas as áreas em que poderia haver contacto directo entre duas superfícies de fibra, foi colocado um separador em borracha, eliminando assim o ruído e o desgaste. Toda a zona do motor está muito bem isolada e insonorizada, fazendo com que o ruído do motor seja mínimo.
Para os amantes dos desportos de tracção, há a possibilidade de colocar um poste para o cabo de ski, ou ainda uma torre para wakeboard.
Em suma. Se procura um barco que lhe proporcione segurança, velocidade e conforto, para passear um agradável dia com a família, ou a desfrutar do seu desporto favorito, o Cobalt 220 é uma série opção a ter em conta, sabendo ainda que esta marca prima por um óptimo serviço de apoio ao cliente e de manutenção.


A Navegar
Os estaleiros da Cobalt estão há muito implantados no Kansas, numa pequena cidade de nome Neodesha. Esta cidade tipicamente americana, parece ser o local ideal para a construção de um dos mais populares barcos a motor dos Estados Unidos.
A par da elegância do Cobalt 220, rivalizando mesmo com ela, estão as suas performances.
A navegar o Cobalt 220 é muito rápido em qualquer situação.
O excelente desenho do casco, reforçado com Kevlar, com uma entrada muito pronunciada, a saída de popa alongada e bem equilibrado, são factores de grande importância para as prestações deste bowrider.
A popa mais alongada melhora a navegação, agindo como se estivessem instalados trims fixos.
Apesar de haverem várias opções de motorização, o Cobalt 220 experimentado estava equipado com um motor MerCruiser 496 Mag HO, de 425 cavalos, o que nos pareceu ser uma combinação adequada, formando um excelente conjunto.
O melhor adjectivo que poderemos usar para descrever o Cobalt 220 a navegar é – Suavidade.
A qualquer velocidade, em linha recta ou a curvar, em água plana ou com um pouco de mareta, o seu comportamento foi sempre muito suave, equilibrado e confortável.

Ás 2.500 rpm’s atingiu-se rapidamente os 24 nós. A esta velocidade não gasta mais do que 28 litros por hora. O seu depósito tem capacidade para 189 litros, o que equivale a dizer que poderíamos sem problemas navegar 163 milhas, o equivalente a um longo dia de diversão na água.
Em apenas 3 segundos começou a planar e não demorou mais de 7.2 segundos a atingir os 31 nós, desde completamente parado. Já a velocidade de ponta estimou-se nos bons 59.8 nós ás 4.850 rpm’s.
O Cobalt 220 pode assim muito bem rivalizar com os seus concorrentes de maior porte nos circuitos de ski.


Interior
A entrada para o deck faz-se através de um degrau, continuação da passadeira do solário, dividindo os quatro confortáveis bancos da popa, dois de cada lado.
A circulação é fluida e sem entraves, graças ás boas dimensões (2,29m de largura) e o banco do piloto e do passageiro são duas enormes poltronas, com o assento basculante para se poder navegar de pé e que podem rodar, ficando viradas para trás, criando assim um área de convívio bastante interessante.
O posto de comando é elegante e de muito bom gosto, com todos os mostradores bem visíveis. As cores predominantes são o bege escuro o preto e o prateado. De salientar a utilização de madeira no centro do painel de comando e na parte de cima do volante, o que cria um visual mais clássico.


O interior é iluminado por LED’s, permitindo um maior consumo de energia, melhor visibilidade e maior durabilidade das lâmpadas. Há a possibilidade de optar por um extra interessante, uma luz que ilumina a âncora e que confere ao barco uma certa elegância.
Na passagem para a proa, larga e sem entraves, há a bombordo, na estrutura em frente do banco do passageiro, uma porta de acesso a um bom espaço para arrumações. Uma excelente solução, são os pequenos compartimentos no topo da borda, mesmo em frente do para brisas, onde se podem colocar as defensas, não havendo necessidade de ir roubar espaço a outros locais. Uma nota muito positiva para a robustez do para brisas, assim como para todos os revestimentos e superfícies em metal areado que conferem ao Cobalt 220 bastante solidez.





O espaço à proa segue o desenho do resto do barco, com bancos de linhas curvas, com materiais requintados, duradoiros e elegantes. O espaço não é muito, sobretudo para as pernas se estiverem mais de quatro pessoas sentadas. De qualquer forma é o suficiente para ser confortável.

Ficha técnica
Modelo – Cobalt 220 Bowrider
Origem – EUA
Construtor – Cobalt
Comprimento total – 7,32 m
Comprimento do casco – 6,71 m
Boca – 2,59 m
Largura interior – 2,29 m
Calado – 61 / 91 cm
Peso a seco – 1.833 kg
Motorização testada – MerCruiser 496 MAG HO / 425 Cv
Capacidade de combustível – 189 L
Depósito de água – 38 L
Nº de pessoas a bordo – 12
Comercialização – Nautiser/Centro Náutico – tel. 212336820

Medições
As velocidades registadas, com 2 pessoas a bordo, deposito de gasolina a 1/3, deposito de água vazio:
A planar em 3 segundos
Dos 0 aos 31 nós em 7.2 segundos
600 rotações – 3.5 nós
1.000 rotações – 6.6 nós
1.500 rotações – 8.1 nós
2.000 rotações – 17 nós
2.500 rotações – 23.9 nós
3.000 rotações – 30.9 nós
3.500 rotações – 38.3 nós
4.000 rotações – 44 nós
4.500 rotações – 49.2 nós
4.850 rotações – 59 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta