Da Pesca ao Cruzeiro: Sem Complexos

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A Dipol Glass é um construtor espanhol de Huelva que está nesta actividade há mais de 20 anos. Começou a sua actividade construindo embarcações do tipo profissional para a pesca local. Actualmente constrói embarcações vocacionadas para a náutica de recreio com os mesmos critérios de qualidade e robustez que utilizava no fabrico profissional.
Os modelos da Dipol são desenvolvidos a partir de desenho próprio e, actualmente estão a preparar o lançamento de um novo modelo com 9,50 m de comprimento. Todos os modelos fabricados pela Dipol são homologados pela Boureau Veritas.


Muito ágil, a pedir mais potência
O 580 C é o irmão mais pequeno da 750 CP. Mantém a mesma filosofia de concepção mas num tamanho inferior. As características físicas são muito idênticas entre estes dois modelos e isso reflecte-se na navegação mas, no modelo testado, ele estava motorizado com um motor de 50 Cv. É, sem dúvida, pouca potência para uma embarcação com estas características. Os responsáveis do estaleiro afirmaram que tal se devia para o conjunto estar disponível paras os titulares de cartas Titulin (a potência não pode ultrapassar os 50 Cv). Aceitamos esta razão mas, o barco perde por completo todo o seu potencial pois não conseguimos ultrapassar a velocidade máxima de 23 nós às 5200 rpm. Para navegarmos com alguma velocidade temos que ir no máximo de rotações e isso vai-se reflectir nos consumos e desgaste do próprio motor. Ao nível do barco, as indicações dadas foram positivas em qualquer tipo de navegação bem como o lay-out de convés muito prático e eficiente sendo, contudo, sensível à distribuição dos pesos a bordo.


Em relação ao motor FT50 da Yamaha, a utilização de um modelo com estas características é usada quando se pretende potência, força propulsora e capacidade de manobra, em vez de velocidade pura e simples, estes modelos High Thrust (FT) são a resposta perfeita.
Os modelos FT são versões especiais que estabelecem novos padrões de performance ao mesmo tempo que reduzem o ruído, a vibração e o consumo de combustível.
O FT50 utiliza uma hélice de grandes dimensões e uma relação de caixa especial, para além do sistema EFI Yamaha para uma performance “limpa”, económica e fiável. O sistema de carga de alto rendimento mantém as baterias em excelentes condições, mesmo em viagens longas a baixa velocidade.




Ficha barco
Modelo 580 C
Origem Espanha
Construtor Dipol Glass
Comprimento 5,80 m
Manga 2,10 m
Potência máx. 90 Cv
Lotação 5
Preço na fábrica e s/impostos 12 700 €
Comercialização Nauti Tavira

Ficha técnica
Modelo F50
Fabricante Yamaha
Tipo de Motor 4 tempos, 4 cilindros em linha
Cilindrada 996cm³
Potência 50 Cv
Peso 115kg
Carburação Injecção electrónica de combustível – EFI
Alternador 12V-17A
Sistema de arranque: Eléctrico

Medições
Com duas pessoas a bordo e com um GPS Garmin
4 000 rpm / 14 nós
4 500 rpm / 19,2 nós
5 000 rpm / 22,3 nós
5 200 rpm / 23 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta