Ebbtide 2100 DCFC: Um barco simples e funcional – O passeio por vocação

0

Copyright © Texto e Fotos: Fabricante e Lobo do Mar.

O surgimento de novas marcas no mercado nacional levanta-me sempre algumas dúvidas quanto à sua capacidade de sobrevivência e de crescimento. A marca Ebbtide assume-se como produzindo barcos com uma boa relação preço / qualidade e de alguns modelos poderem ser equipados com motores fora de borda.
A aposta em modelos com as características físicas do 2100 parece-me acertada visto que actual oferta não é abundante. O barco é interessante e encerra um conceito que me agrada plenamente que é o da vivência a bordo sem problemas e com comodidade. A lotação é para 12 pessoas e se olharmos para a configuração do lay-out elas conseguem circular sem grandes dificuldades mesmo tendo em conta o comprimento de 6,40 m. O compartimento isolado com WC e o lavatório de apoio permitem encarar um passeio com a duração de um dia com naturalidade. São pormenores que puderam fazer a diferença no acto da compra…


Ao nível da navegação gostei do comportamento do conjunto e praticamente todas as situações. O local de navegação foi frente à praia de Carcavelos e as condições do mar eram óptimas, praticamente sem ondulação e sem vento. Estamos perante um conjunto que sai bem da água e que consegue uma boa velocidade de cruzeiro sem grande esforço. Parado possui uma boa estabilidade lateral e a circulação a bordo é feita com segurança. Um ponto muito positivo é a grande capacidade de arrumação e de pequenas funcionalidades que este modelo tem. São inúmeros os cofres existentes, praticamente em todos os bancos temos suportes para os copos, a porta lateral facilita o acesso a bordo, a proa desimpedida para um fácil acesso e, ainda a boa circulação na plataforma de popa.
No campo da estética este tipo de barco levanta algumas reticências mas, na minha opinião, essa resistência é perfeitamente anulada quando navegamos e nos apercebemos do potencial de um barco com este conceito.
A Ebbtide em Portugal, nos modelos equipados com motores fora de borda, fez uma parceria com a Yamaha Motor Portugal. O motor que estava instalado tinha uma potência de 150 Cv (com 4 e 5 pessoas a bordo é mais do que suficiente) enquanto que o estaleiro habilita este modelo a uma potência máxima de 200 Cv.


A navegar
O Ebbtide 2100 DCFC é um modelo de barco concebido para uma utilização familiar em águas abrigadas. Toda a sua concepção de lay-out está configurada para proporcionar conforto a bordo. A navegar, o comportamento do conjunto foi uma agradável surpresa sendo que as condições de mar estavam ideais. Em tempos, tive a oportunidade de experimentar um barco com estas características mas, de outra marca, em mar aberto e com ondulação e, na altura, também fiquei surpreso. Tudo depende da experiência do condutor e da velocidade que imprimimos ao conjunto.
O conforto é a palavra de ordem a bordo do Ebbtide 2100 DCFC quer para os acompanhantes como para o condutor que, na posição de sentado atinge o seu máximo de conforto. Pela configuração do próprio barco chegamos rapidamente à conclusão que não é um modelo para grandes curvas apertadas e em velocidade mas, também não é essa a finalidade do barco. Contudo o barco navega bem, tem uma boa capacidade de reacção e fácil de conduzir tendo ultrapassado os 30 nós na velocidade máxima.


O motor Yamaha F150 é uma unidade que já provou tudo o que tinha para provar. Este motor fora de borda garante uma boa performance, com arranque fácil, aceleração suave e emissões de escape mais limpas. A eficiência do combustível é também bom nível. O avançado motor de 16 válvulas e DOHC (Dupla Árvore de Cames à Cabeça), com o seu sistema especial de admissão e escape, garante a máxima eficiência de combustão, enquanto o exclusivo sistema de injecção multiponto EFI (Injecção Electrónica de Combustível) da Yamaha trabalha em parceria com um microcomputador que analisa e ajusta a mistura de combustível/ar com extrema precisão.


Interior
O lay-out interior do Ebbtide 2100 proporciona diversas zonas de estar a bordo. Neste tipo de modelo não existe uma grande diferenciação entre a proa e a popa, ambas possuiem zonas de estar agradáveis, ambas proporcionam um acesso à água fácil. Uma das grandes vantagens deste modelo e tendo em conta a sua dimensão é a existência de um compartimento com WC. Esta característica vem dar outra dimensão à utilização do barco. Um outro pormenor que é relevante é o da existencia de uma porta lateral que facilita o acesso a bordo. Sendo um barco familiar temos que pensar que nem todos os elementos da família poderam ter a agilidade necessária para saltar a borda.
O lavatório e o espaço para o gelo completam a gama de acessórios que tornam a vida a bordo mais agradável.


Ficha técnica
Modelo 2100 DCFC
Origem USA
Construtor Ebbtide
Comprimento 6,40 m
Boca 2,59 m
Peso 1 587 kg
Lotação 12
Combustível 107 L
Motorização máx. 200 Cv
Motor Yamaha F150
Preço conjunto 57 350,00 €
Comercialização Navegamus


Ficha motor
Modelo F150
Origem Japão
Fabricante Yamaha
Potência 150 Cv
Cilindrada 2 670 cm³
Nº. de cilindros 4 em linha
Carburação Injecção electrónica de combustível
Peso 214 kg

Medições
A planar em 2,30 s
Mínimo a planar às 3000 rpm / 9,1 nós
3500 rpm / 17 nós
4000 rpm / 22,2 nós
4500 rpm / 26,2 nós
5000 rpm / 30,7 nós
5500 rpm / 36,2 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta