EXCESS continua a sua dinâmica de inovação com seu projeto Excess 15 híbrido

0

A Excess apresentou o primeiro Excess 15 híbrido movido pelo revolucionário motor Deep Blue Hybrid da Torqeedo, no Boat Show de Cannes. Gerido pela equipa “Excess Lab”, este projeto inovador reafirma a estratégia de desenvolvimento sustentável da Excess no mercado de catamarãs.

Navegação 100% de prazer
Menos poluente, mais silencioso: graças à tecnologia Deep Blue Hybrid, os proprietários do Excess 15 poderão redescobrir as sensações da navegação. A configuração Bluewater baseia-se em dois sistemas de propulsão elétrica 50 kW Deep Blue combinada com a tecnologia ZF, duas baterias de íons de lítio Deep Blue BMW i3 de alta capacidade, além de um sistema inteligente de gestão de energia que permite aproveitar a energia elétrica e recarregar as baterias do barco durante a navegação. Durante os testes de navegação do catamarã, o sistema de hidrogeração produzido eletricidade suficiente para abastecer 100% do equipamento de bordo a uma velocidade de cruzeiro de 7 a 8 nós. Previsto para a fase dois do projeto Excess 15 com propulsão Deep Blue Hybrid, os painéis fotovoltaicos irão estender o desempenho do sistema enquanto aumentam a potência híbrida e o conforto a bordo.

O Responsável de Produto da Excess, Hervé Piveteau foi um dos primeiros a testar o Excess 15 com propulsão Deep Blue Hybrid no mar. “A primeira coisa que me surpreendeu foi a redução significativa do ruído e a surpreendente facilidade de operação dos sistemas de propulsão elétrica. Graças aos sistemas Torqeedo, as manobras são mais fáceis, mesmo quando é necessário dirigir com firmeza. A segunda coisa é a grande quantidade de energia disponível graças às baterias de íon de lítio de alta capacidade. Graças ao sistema de gestão de energia, o proprietário sabe constantemente a quantidade de energia consumida e produzida. Sem perceber ou ter a impressão de fazer esforços significativos, o Excess 15 repensa seu comportamento de navegação enquanto reduz o consumo de combustível significativamente.
Terceira coisa interessante e não menos importante: o Excess 15 é um catamarã de propulsão elétrica, uma tecnologia “híbrida” que capitaliza a energia eólica e a energia produzida por motores elétricos. A precisão com a qual você pode controlar os motores é simplesmente incrível. Mesmo em rotações muito baixas, a propulsão permanece ótima e você navega por mais tempo, usando principalmente a energia eólica, sem sacrificar as suas sensações de navegação ou o prazer de navegar silenciosamente ”, diz Hervé Piveteau.

Este projeto insere-se na estratégia global do Grupo Bénéteau, que iniciou vários projetos de integração de motores híbridos numa grande variedade de marcas e barcos com o objetivo de reduzir a pegada de carbono das marcas. “Quando o Grupo Bénéteau mencionou a nossa cooperação com a Torqeedo, recomendei colocar a Excess na linha de frente”, disse Thibaut de Montvalon, Diretor da marca Excess. “A eficiência é a força vital na navegação à vela, uma área onde a flexibilidade e o contacto com a natureza são essenciais. 90% dos catamarãs modernos têm privilegiado o luxo, negligenciando as sensações – até mesmo as emoções – de velejar. Na Excess construímos catamarãs para velejadores: catamarãs que ligam o skipper ao vento e às ondas, mas continuam a fornecer equipamento suficiente para a família e entes queridos que queiram aliar aventura e diversão. “” O Excess 15 é o primeiro passo natural no campo de integração de motores elétricos híbridos a bordo de catamarãs. Construir um iate fácil de manobrar, manobrar e conciliar com a natureza faz parte do ADN da nossa marca ”, enfatiza Thibaut de Montvalon. “São os projetos elétricos como o que empreendemos com o Grupo Bénéteau que moldarão a indústria marítima de amanhã”, disse Phillip Goethe, Diretor de Vendas da Torqeedo. “Na Torqeedo, as parcerias são a chave para construir uma experiência de navegação mais eficiente, ecológica e agradável. O Excess 15 abre o campo de possibilidades.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta