Honda Marine anuncia inovações nos BF135 e BF150

0

A Honda Marine anunciou a introdução de inovações nos motores fora-de-borda BF135 e BF150. Desde a sua entrada no mercado europeu, estes populares motores estabeleceram uma reputação sólida com um excelente desempenho e fiabilidade, tanto em embarcações de recreio, como em embarcações comerciais.

Desempenho
O melhor desempenho é obtido através do motor de 4 cilindros, DOHC1, 2354 cc, com a inclusão da avançada tecnologia Honda PGM-Fi 2 (Injecção Programada do Combustível) e do BLAST™3 (Binário Aumentado a Baixa Rotação). O sistema BLAST™, exclusivo da Honda, que controla o ponto de ignição, melhora a performance em períodos de rápida aceleração de baixas para altas rotações. Esta tecnologia exclusiva da Honda já foi introduzida com sucesso em todos os modelos equipados com PGMFI, desde o BF40 ao BF225.

Economia de Combustível
A Honda, como pioneira da moderna tecnologia fora de borda de 4 tempos, é reconhecida pelas várias acções positivas a favor das questões ambientais. Tendo este factor importante em consideração em todas as áreas de desenvolvimento do produto e produção, a Honda garantiu que os novos BF135 e BF150 irião estar equipados com um sistema de controlo de queima pobre de combustível. Este sistema, o ECOmo4 contribui para a economia de combustível dos motores, que é controlada com precisão por um sensor de oxigénio localizado no colector de escape – LAF5. Esta tecnologia altamente avançada assegura que os BF135 e BF150 garantam a melhor economia de combustível em velocidade cruzeiro.

NMEA2000


Os novos BF135 e BF150 têm um ECM6 completamente revisto que produz uma saída de informação compatível com o protocolo standard de comunicação da indústria náutica – o
NMEA2000. A conformidade com o protocolo NMEA2000 assegura que os novos motores
podem ser ligados a uma rede CAN7 existente, ou poderão fazer parte de novas redes CAN a
bordo de uma grande variedade de barcos.
A conformidade com o protocolo NMEA2000 assegura que os novos BF135 e BF150 vão ao
encontro das expectativas do mercado e dos consumidores pela simplicidade na ligação com
sofisticados equipamentos electrónicos, agora usados pelos navegadores mais entusiastas. Isto
inclui dispositivos compatíveis com NMEA 2000, como gráficos Plotters, sondas e equipamento
de navegação, todos capazes também de exibir dados de gestão do motor.

Botão de ajuste de rotações
Um botão de ajuste de rotações foi adiccionado com opcional para os novos BF135 e BF150.
Com esta nova opção, é possível fazer pequenos ajustes de velociade (acrescentar 50 rpm entre as 650 rpm e as 900 rpm) com um simples movimento. Este sistema é equipado com um sinal sonoro que informa o operador das mudanças de rotação do motor, para cima ou para baixo, e os ajustes de velocidade.

Operação suave do motor
O uso de barcos na Europa traduz-se principalmente na utilização de motores de média e alta
cilindrada. Para garantir uma experiência positiva ao utilizador, os BF135 e BF150 estão equipados com um duplo veio de equilibragem8. Esta tecnologia exclusiva para a Honda na
categoria de 135cv a 150cv, garante um funcionamento do motor extremamente suave, em
particular no funcionamento em altas rotações.

Alternador de elevada capacidade “Hight Output”
Este alternador compacto de elevada capacidade accionado por correia ACG (Alternating
Current Generator) produz 55A de saída e consegue fornecer até 40A de potência para carga de bateria e outros equipamentos eléctricos de 12V.

Os novos BF135 e BF150 estarão disponíveis para venda nos concessionários Honda Marine da
Europa, já este Outono.

1 DOHC – Double Overhead Camshaft
2 PGM-FITM – Injecção Programada do Combustível
3 BLASTTM (Binário Aumentado a Baixa Rotação) Especialmente durante a aceleração, este sistema aumenta efectivamente a performance, ajustando a relação ar/combustível para obter binário máximo, enquanto avança o ponto de ignição até ao máximo antes da detonação, para aumentar o binário em condições de carga total.
4 ECOmo – É a terminologia usada para descrever o sistema de controlo de queima pobre com sensor de oxigénio, usado nos BF135 e BF150 para obter um consumo de combustível optimizado.
5 LAF – Relação de Ar/Combustível. Este sensor optimiza a mistura de ar/combustível. Fornece mais potência e melhor economia de combustível em velocidade cruzeiro acima das 4500rpm. É um sistema de feedback altamente sofisticado e actua numa vasta área de gestão de ar/combustível, mais de 30% acima que alguns sistemas fixos que são menos flexíveis.
6 ECM (Electronic Control Module) – O ECM ou ECU, é um sistema que controla grande parte das funções do motor, como: tempo de ignição, PGM-FITM, BLASTTM, ECOmo, protecção do motor (aquecimento, baixa pressão do óleo, PGM-FITM e a capacidade de carga), sinais básicos (Tachometer / Trim) e sinais NMEA2000.
7 CAN (Controller Area Network) foi originalmente desenhada para uso em automóveis, mas a sua aplicação extendeu-se a outras áreas como a marinha. Foi desenhada para permitir que um número de aparelhos comunicassem entre ele se utilizassem standards de ligação comuns.
8 Duplo veio de equilibragem – a incorporação deste sistema serve para eliminar vibrações secudárias nos 4 cilindros em linha do motor. Estes veios asseguram não só que as vibrações são canceladas, mas aquelas que são provenientes da cambota também. Isto assegura uma operação suave em todas as rotações, mas especialmente nas médias e altas rotações.

ESPECIFICAÇÕES


Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta