Hunton 904 IB: Um semi-rígido diferente – Para um programa de luxo

0

Copyright © Textoe Fotos: Lobo do Mar.

A marca inglesa Hunton é recente no mercado nacional e produz embarcações em fibra e semi-rígidas. O modelo 904, com versão de motor interior ou fora de borda, é o primeiro contacto do estaleiro com a realidade das embarcações semi-rígidas. Este primeiro contacto foi um sucesso pois o modelo possui um lay-out bem conseguido, navega com qualquer tipo de mar e possui um aspecto visual refinado. Trata-se de um barco com uma concepção muito destinada a quem gosta de navegar com mar e de uma forma enxuta, fruto de um casco fabuloso.
Quanto ao lay-out a motorização interior ou fora de borda condiciona o espaço e o tipo de programa. A motorização interior deixa mais espaço para um solário à popa mas, diminui o espaço de circulação entre o banco e o posto de pilotagem. Dentro da consola temos uma completa casa de banho.
Gostaria de ter experimentado a versão com motores fora de borda (motorização dupla) pois, estou convencido que a performance seria ainda melhor e mais equilibrada do que a com o motor Volvo D4-300. Por outro lado, a circulação bordo melhoria na zona da popa.
Para 2009, o construtor inglês prevê o lançamento de um novo modelo, o 1004 também com a versão motores interiores ou fora de bordo. Pelos desenhos já divulgados esta nova unidade mantém o mesmo tipo de design e concepção do modelo anterior.


INTERIOR
O Hunton 904 IB é um modelo de embarcação semi-rígida pouco vulgar de se ver no mercado nacional quer pela sua dimensão quer pelo seu conceito de lay-out.
Estamos perante um modelo destinado a uma clientela exigente que privilegia o conforto e a qualidade de navegação. O lay-out interior é extremamente simples e com três zonas de estar distintas. À proa temos um solário em forma de V com pega-mãos nos flutuadores e tendo, no seu interior, um espaço para arrumos.


A meio da embarcação temos a consola central e o banco duplo para piloto e co-piloto. A consola é de grandes dimensões e, no seu interior, uma casa de banho ampla. O posto de pilotagem é de elevada qualidade e ergonómico. O formato do encosto dos dois bancos permite uma condução de pé excelente ao nível do conforto e da segurança. Na estrutura metálica que suporta os bancos temos um mastro de luzes. No que diz respeito ao painel de instrumentação não temos nada a apontar pois, a sua concepção é de uma grande simplicidade proporcional à eficácia. Na zona central temos um espaço reservado à colocação de um painel electrónico multi-funções, rádio-VHF e aparelho de música. O pequeno pára-brisas é muito útil quando navegamos a velocidades mais elevadas pois, deflecte bem o ar.


As passagens laterais não são da mesma dimensão sendo, a de estibordo, mais ampla para melhor serventia à casa de banho.
Na zona da popa temos, logo por detrás do posto de pilotagem, um banco corrido e um solário que fica situado sobre o compartimento do motor. Toda esta zona possui um pequeno varandim de segurança. A plataforma de banhos tem uma dimensão razoável e é coberta a teca.

NAVEGAR
As expectativas de conduzir o Hunton 904 IB eram grandes pois, nesse mesmo dia, tinha experimentado o modelo RS43 do mesmo construtor e, tinha ficado maravilhado em relação ao comportamento dinâmico do barco. Saímos da marina de Lagos e, notei que o barco precisa, por parte do piloto, de alguma habituação à manobra pois estamos a falar de um modelo com 9 m de comprimento e com um só motor. No trajecto de saída da marina e navegando a velocidade reduzida, o conjunto mantém com facilidade a trajectória sem necessitar de correcções e, quando as temos fazer, a resposta é imediata.


Já em mar é que o Hunton mostra todo o seu potencial. As condições de mar eram de uma vaga larga e sem vento, o que permitiu tirar grande rendimento do conjunto. Navegar no Hunton 904 IB é, realmente, um grande conforto devido a um casco com desenho muito bom que nos mantém enxutos a bordo, curva sem igual e com uma direccionalidade acima da média. Este modelo transmite grande confiança a quem o conduz mesmo, quando navegamos à velocidade máxima.
Estou convicto que a prestação deste modelo melhoraria ainda mais, com uma montagem dupla de motores fora de borda (a marca tem essa possibilidade). Mas, o motor Volvo está à altura dos acontecimentos e é uma unidade silenciosa e muito fiável.
O motor Volvo D4-300 é uma unidade com 4 cilindros em linha que foi desenvolvida a partir do último desenho de tecnologia diesel. O motor incorpora o sistema de injecção common-rail, dupla árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro, turbo, compressor e aftercooler. A isto, junta-se o sistema EVC (Electronic Vessel Control) que tem como resultado um maior rendimento e uma emissão mais baixa. O motor é extremamente compacto para um motor com esta potência.
Ao nível de consumos é interessante seguir a progressão deste motor. Assim, às 1600 rpm estamos com um consumo de 8L / h; às 2000 rpm temos 14L / h; às 2600 rpm temos 26L / h; às 3000 rpm temos 37L / h; às 3200 rpm temos 45L / h.




Ficha técnica
Modelo 904 IB
Origem Inglaterra
Construtor Hunton
Comprimento 9,19 m
Boca 2,74 m
Calado 0,77 m
Deslocamento 1 600 kg
Combustível 340 L
Água 80 L
Motorização Volvo D4-300
Preço 154 915€

Ficha do motor
Modelo D4-300
Origem Suécia
Fabricante Volvo
Cilindrada 3 700 cc
Cilindros 4 em linha
Peso 663 kg

Medições
600 rpm / 3,9 nós
1000 rpm / 7,1 nós
1500 rpm / 10,7 nós
2000 rpm / 20 nós
2500 rpm / 28 nós
3000 rpm / 35,5 nós
3200 rpm / 38 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta