Jeanneau Prestige 50: Conquista de novos mercados

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

Continuando o seu percurso bem traçado e sem desvios aparentes à rota pensada e posta em prática pelos responsáveis da Jeanneau, os produtos dos estaleiros de Les Herbiers, entraram em força no Estado Unidos.

Sabemos que os críticos mais “puristas” e defensores dos construtores norte-americanos, estão quase sempre prontos a criticar ou denegrir alguns dos construtores europeus, sobretudo os que não são italianos.
Esta entrada da gama Prestige nos EUA, apesar de relativamente pacifica, não deixou de criar alguma “ondulação” no mercado desse país, mas deixando muitos dos mais conservadores e cépticos especialistas do sector náutico norte-americano sem grandes argumentos negativos, apesar de alguns comentários um pouco mais cínicos, mas sem grande substância.


Sabemos o quão difícil é por vezes quebrar preconceitos e ideias pré concebidas de alguns agentes comerciais de certos países, como por exemplo os EUA, mas a Jeanneau, nestes dois últimos anos tem vindo a consolidar a sua posição no mercado dos motor yachts de grande porte com a apresentação ao público de vários modelos desportivos de peso, modelos esses que têm agradado bastante aos consumidores americanos. Sobretudo a gama Prestige, em que a Jeanneau continua a trabalhar e apostar fortemente, no sentido de desenvolver e inovar a oferta, apresentando sempre novas soluções e designs cada vez mais sedutores e aparentemente ao encontro do gosto americano.
Neste momento a Jeanneau tem disponíveis para o mercado oito modelos da gama Prestige, dos 30 aos 50 pés, dispondo de dois tipos de versões; flybridge e sportop.


Se os modelos mais pequenos da gama Prestige foram bem recebidos nos EUA, foi graças ao Prestige 50S, navio almirante da marca que muitas bocas se calaram e outra ficaram abertas.
O preço do Prestige 50S é, sobretudo para o mercado norte-americano, muito atractivo. Este facto deve-se em muito aos materiais usados, pois apesar dos acabamentos serem perfeitos, elegantes e duradoiros, foram evitados “excessos”, como por exemplo; mármores de Carrara, ou madeiras exóticas. No entanto o produto final é de elevadíssima qualidade e a madeira de cerejeira com acabamento acetinado, está presente por todo o interior, assim como a teca e o aço inox, que conferem ao interior uma imagem clássica, sólida, confortável e sóbria.
Em suma, o Prestige 50S é um barco muito bem pensado e desenhado, com excelentes níveis conforto, muito marinheiro e até um pouco desportivo e uma relação preço qualidade quase imbatível, neste segmento de mercado e neste tipo de gama de yachts.


Interiores
Numa análise mais detalhada ao Prestige 50S e embora pensemos que existem alguns detalhes que poderiam ser melhorados, por exemplo; alguns acabamentos em folheados que poderiam ser em madeira maciça, a porta da garagem que poderia abrir um pouco mais depressa, ou o posto de comando que poderia ser um pouco mais estilizado, no seu todo o Prestige 50S, é um barco topo de gama sem grandes defeitos e que personifica a qualidade e rigor que a Jeanneau tem imposto ao longo de cinquenta anos.


O seu design é característico dos yachts da Jeanneau, onde as linhas sóbrias, o conforto e um excelente desenho de casco imperam.
Maior parte dos utensílios e gadgets são automatizados, como é o caso do tecto de abrir, da garagem, por exemplo e tudo está muito bem indicado e etiquetado.
Os interiores são muito amplos, com o pé direito a atingir em alguns locais, os 2,13 m. O layout é clássico, com um deck e uma proa bem proporcionados, de onde sobressaem os dois enormes solários (à proa e à popa) e onde por todo lado há espaço para desfrutar em plenitude o prazer de navegar.
Neste modelo poder-se-á escolher entre a versão de duas ou três cabinas, sendo certo que se se privilegiar o espaço, a opção de duas cabinas é a indicada. Ainda assim mesmo com três cabinas a habitabilidade é bastante boa.

A navegar
O nível de equipamento é bastante bom e há bastante espaço para arrumação.
Na construção do casco, muito eficiente e da responsabilidade do departamento da Jeanneau Design, não foram poupados esforços e o gelcoat colocado é bem acima da média.
A navegar o Prestige 50S é um verdadeiro prazer. A sua direcção electrónica é muito leve e rápida a responder, fazendo com se possa curvar rapidamente e em total segurança.
Com níveis de velocidade bastantes bons para um barcos com estas dimensões, o Prestige 50S atinge velocidades de ponta na ordem dos 32 nós, conseguindo manter os níveis de vibrações muito baixos ou inexistentes e o ruído abaixo dos 82 decibéis, mesmo à velocidade máxima ás 2.510 rotações por minuto.
O barco responde muito bem a todas as solicitações, não havendo grandes batimentos na vaga, graças ao óptimo desenho do caso, com um V bastante pronunciado, nem há grandes movimentos de balanço. Mesmo com algum peso a bordo, mantém-se a planar sem problemas ás 1.700 rpm’s, atingindo os 17.5 nós.
A visibilidade é bastante boa em todos os ângulos, mas como todo o revestimento que se encontra entre o painel de controlo e o para brisas é em laminado branco, a luz reflectida pode por vezes ser excessiva e incomodar não só o piloto, mas também quem está perto dele.



Ficha técnica
Modelo – Prestige 50
Origem – França
Construtor – Jeanneau
Comprimento total – 15,36 m
Comprimento do casco – 14,98 m
Boca – 4,36 m
Calado – 1,10 m
Deslocamento a seco – 13 tons
Deslocamento cheio – 28.600 tons
Motorização – 2×575-cv Volvo Penta D9 diesel inboard
Capacidade de combustível – 1.650 L
Capacidade de água doce – 640 L
Nº de cabinas – 2 / 3
Categoria – B-12 / C-14
Arquitectos – Jeanneau design / Garroni designers
Preço 583 486€
Comercialização – Marítima (Tel. 213649815)

Medições
As velocidades registadas, com 5 pessoas a bordo, meio deposito de gasóleo e deposito de água cheio:




1.000 Rpm – 11.4 nós
1.250 Rpm – 11.5 nós
1.500 Rpm – 15 nós
1.750 Rpm – 18.6 nós
2.000 Rpm – 24 nós
2.250 Rpm – 29.6 nós
2.510 Rpm – 32 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta