Lagoon 620

0

O construtor francês Lagoon, especializado na concepção e construção de barcos catamarã, acaba de lançar um novo modelo, o Lagoon 620.

Texto: Vasco de Melo Gonçalves

Durante o Salão de Barcelona tive a oportunidade de visitar o mais recente lançamento da Lagoon, o modelo 620. Trata-se de um catamarã desenhado por Marc Van Peteghem & Vincent Lauriot Prevost que é imponente (18,90 m x 10 m) e que não deixa ninguém indiferente. Este modelo é comercializado em três versões de lay-out interior: 3, 4 e 5 cabinas.


Visto de fora este barco já transmite uma boa sensação de espaço mas, quando a bordo, essa sensação é ampliada. A zona da popa é muito bem conseguida e os dois turcos possibilitam o transporte de uma embarcação auxiliar sem ter que tirar espaço no convés. A bordo quase não notamos a diferença entre exterior e interior fruto de um lay-out bem pensado e a recurso a portas de correr transparentes. O espaço para estar é abundante e, por isso, o mobiliário apesar de completo não dificulta a circulação. Ao nível da decoração os responsáveis pelo estaleiro mantiveram-se fiéis à decoração sóbria e aos tons claros o que amplifica a luminosidade natural que este barco possui. Ainda no exterior temos, a bombordo, o acesso ao flybridge através de uma escada com estrutura em inox e degraus em teca. Mais uma vez a sensação de espaço é enorme, fruto de uma dimensão inimaginável do flybridge. Neste espaço temos diversos espaços para estar, duas rodas de leme com acesso a toda a instrumentação de navegação, um espaço intermédio equipado com mobiliário e, por fim, a bateria de molinetes eléctricos e cabos de laborar.


O interior é dominado pelo amplo salão central de onde se destaca a mesa de cartas e os respectivos instrumentos de navegação. Duas zonas de estar sendo que a estibordo é transformada em espaço de refeição que dá para mais de 10 pessoas. Na versão que visitei, a cabina do proprietário ocupava todo o flutuador de estibordo. Um destaque especial para a solução encontrada pela Lagoon de criar um acesso directo ao exterior através de janelas de correr situadas à popa. Para além de proporcionar melhor circulação de ar e maior luminosidade esta solução aumenta a privacidade do proprietário através de uma circulação privada a bordo.


Outra nota de destaque no interior do Lagoon 62 vai para a cozinha que se situa num plano inferior, no flutuador de bombordo. Como era de esperar está muito bem equipada mas o mais interessante vai para a implementação de janelas de correr idênticas ao sistema utilizado na cabina do proprietário. Também aqui o acesso (interior e exterior) é privilegiado evitando incomodar os convidados ou clientes.
Voltando ao exterior e à zona da proa, este é um local de descanso por natureza. A sua dimensão conjugada com as redes que ligam os cascos permite todas as soluções de relaxe.

Ficha técnica


Comprimento total: 18,90 m
Comprimento na linha de água: 18,20 m
Boca 10,00 m
Altura acima da linha de água: 31 m
Calado: 1,55 m
Deslocamento: 27 Ton
Vela grande: 146m²
Genoa de enrolar: 91m²
Spinnaker (opcional): 300 m²
Gennaker (opcional): 190 m²
Água: 4 x 240L= 960L no total
Carburante 2 x 650L = 1300L no total
Motorização: 2 Diesel VOLVO D3-110CV
Arquitecto: Marc Van Peteghem & Vincent Lauriot Prevost
Importador: Sea Way

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta