Marlin 22 Sport Open: Ao estilo americano – O Marlin que chega dos Açores

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

Aspecto dos porões existentes à proa situado entre o banco da consola e os cofres da proa. A preocupação com a criação de espaços para arrumos é uma constante.

A empresa açoriana Tecnináutica, responsável pela construção das embarcações Marlin, aposta na modernização das instalações, aperfeiçoamento do processo de fabrico e no lançamento de cinco novos modelos em 2008.
A Marlin é uma jovem marca no mercado nacional mas, é já uma referência no que diz respeito à concepção de embarcações vocacionadas para a pesca desportiva. O conceito de Barco Americano com um casco poderoso e preparado para enfrentar qualquer tipo de mar conquistou a exigente comunidade nacional de pescadores desportivos.
Este sucesso obrigou Emanuel Oliveira – responsável pelo estaleiro – a implementar uma nova estratégia para a marca, assente nos seguintes fundamentos:
– Construção de uma nova fábrica que vai permitir aumentar a qualidade e a quantidade de produção;
– Aquisição de maquinaria específica para a construção de barcos;
– Implementação de novas técnicas de fabrico como é o caso da infusão;
– Investimento em pessoal especializado e qualificado;
– Utilização de produtos de qualidade no processo de fabrico;
– Formação, em colaboração com a Yamaha, de uma rede de concessionários especializada;
– Uma atenção permanente às exigências do cliente final.
O modelo 22 Sport Open revela já esta nova realidade do estaleiro notando-se uma grande preocupação com os acabamentos e pelo aspecto final do produto. Não tinhas dúvidas que os barcos produzidos pela Tecnináutica navegavam bem e eram robustos mas, mais uma vez, ficámos surpreendidos com as qualidades de navegação dos Marlin. Como já referi, no primeiro dia o mar não estava fácil e as condições climatéricas não eram as melhores mas, mesmo assim o 22 Sport Opem teve um comportamento excelente. Por vezes, é comum ouvir comentários de que os barcos não precisavam de ser tão robustos. Só quem não navega nas águas do Atlântico e nos Açores é que pode dizer uma coisa dessas e, eu tive a oportunidade de comprovar a necessidade de um barco resistente numa saída para a pesca em que largámos com um mar relativamente calmo e, após poucas horas no mar, informaram-nos via rádio que o mar no canal estava bastante alterado devido ao forte vento que se fazia sentir. Mas nós regressámos em segurança…

A Navegar
Quanto mais mar, melhor!
Este é o sentimento deste barco
Foi com condições atmosféricas e de mar muito adversas que tivemos a oportunidade de experimentar o 22 Sport Open. Na ilha do Faial a chuva era abundante e, no estreito, a ondulação era grande e forte influência do vento. Depois de algumas horas de espera, na expectativa de melhoria do tempo e, visto que a situação climatérica não se alterava decidimos navegar, mesmo assim, até à ilha do Pico e experimentar os barcos. Equipados com fatos de mar, a chuva teimava em cair com alguma intensidade, largámos da Marina da Horta rumo ao Pico.
Mar, vento e chuva não são as condições ideais para um passeio mas são, contudo, as ideais para experimentar um barco. Decidimos levar os dois barcos para na ida experimentar um e no regresso o outro. Na primeira travessia fomos no Marlin 22 Sport Open equipado com um motor Yamaha de 200 Cv e com 4 adultos a bordo. Com as condições de mar que tínhamos, testar a velocidade não era o nosso principal objectivo mas sim, testar o comportamento do casco com um mar com onda desencontrada e vento. Mal saímos do porto começámos logo a levar com ondas lateralmente. A navegação, por incrível que pareça, não era desagradável pois aguentava bem a situação e era fácil de manobrar no sentido de escolhermos a melhor direcção. A uma velocidade moderada conseguimos manter o nosso rumo.
Conforme nos aproximávamos do Pico, a ondulação foi crescendo e a surgir de ambos os lados da embarcação. Este fenómeno acontece devido de navegarmos em zonas menos profundas e porque as águas que circulam em volta das ilhas acabam por se encontra num determinado ponto e vindas de ambos os lados. Todo o nosso percurso foi realizado com chuva sendo que o T Top e a consola central protegem ocupantes das condições climatéricas. Numa análise ao conforto a bordo podemos dizer que ele é bom tanto para quem vai aos comandos como quem vai como tripulante. O barco possui uma navegação suave e os pontos de apoio são muitos.
No dia seguinte, já com condições de mar mais aceitáveis realizámos as medições de velocidade na baia Horta e com três adultos a bordo. O Marlin 22, equipado com um motor Yamaha F200, plana em apenas 2,22 s e, até às 5000 rpm demora 6,32 s. A velocidade máxima foi atingida às 5900 rpm e foi de 40,5 nós.

O novo conceito de banco de pilotagem implementado no Marlin 22 Sport Open é funcional e com diversas soluções quer de arrumo como de apoio à pesca

Na consola temos a possibilidade de instalar um WC químico.

À popa temos mais porões para guardar o peixe.

Interior
Com sentido prático
Num modelo para a pesca desportiva
Ao nível do interior, o Marlin 22 Sport Open é um barco com um lay-out clássico de consola central. A simplicidade e a funcionalidade são as palavras de ordem neste modelo que se destina, essencialmente, à prática da pesca desportiva. À proa temos espaço suficiente para duas pessoas estarem em acção de pesca sem se incomodarem mutuamente. O banco possui dois cofres no seu interior e, no convés, temos mais um alçapão para carga.
A consola central é de grande dimensão com uma pequena cabina interior com abertura por bombordo e um banco na sua face posterior. O tamanho é bom e possui muito espaço para a colocação de instrumentação adicional para ajuda à navegação. Uma nota menos positiva para o seu aspecto visual (um pouco quadrada demais) que contrasta com a fluidez de linhas do casco e, a colocação de um pequeno pára-brisas que pouca influência tem na protecção da tripulação. O banco duplo de pilotagem é bem conseguido ao nível do design e cumpre bem quando navegamos e, funcional pois no seu interior temos mais um cofre e foi montado um suporte triplo para canas. O poço é espaçoso e com mais um alçapão para arrumos e dois banco no painel de popa.

Ficha técnica

5900 rpm / 40,5 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.