Nautic 2009

0

Paris
O centro das atenções

De 5 a 13 de Dezembro todos os caminhos vão ter a Paris e a mais uma edição do seu salão náutico, o Nautic 2009.

Texto: Vasco de Melo Gonçalves

As principais marcas europeias vão estar presentes na 49ª edição do salão náutico de Paris que, este ano, tem a imagem do Popeye que representa a energia. Energia que a indústria náutica bem precisa face a um ano rude e que deixou marcas profundas no panorama internacional. Mesmo assim a resposta pode ser considerada positiva e, no que diz respeito a cifras temos 1400 barcos expostos dos quais cerca de 300 são novidades. São 1200 expositores em representação de 1 400 marcas.
Analisemos algumas das tendências que podemos encontrar no Nautic 2009.

Os grandes barcos


A primeira tendência de 2009, os grandes barcos. Existem com certeza muitas novidades na gama de barcos até aos 15 m de comprimento, como o First 35, o Elan 310 ou o Bavaria 32 mas, assiste-se este ano a uma verdadeira onda de novos grandes barcos. Pelo preço de um estúdio na montanha agora podemos dar-nos ao luxo de ter um pequeno yacht, certo que é fabricado em série, com a assinatura dos maiores arquitectos e designers. Após o lançamento do Bavaria 55, chega-nos agora os Oceanis 50 e 58, os Jeanneau 53 e 57 e ainda o Hanse 545 que será uma estreia mundial em Paris. Os grandes catamarãs seguem as mesmas tendências, mais fáceis e mais acessíveis. Organização interior em função da sua utilização, estas unidades são agora mais fáceis de manobrar graças aos sistemas eléctricos de envergar e regular as velas que permite a utilização de tripulações reduzidas.
Encontramos estas mesmas tendências nas embarcações a motor. O Nautic apresenta uma boa mostra de grandes unidades: Rhéa Trawler 43, Pershing 46, Prestige 50, Monte Carlo 47, Ferretti 470 e Princess V45. O recurso a sistemas de transmissão evoluídos como são os casos do Zeus e IPS, controlados por simples joystick, veio facilitar a vida dos utilizadores e transmitir uma maior confiança.

O design
Para ter sucesso, um novo modelo de barco deverá responder aos desejos e aspirações dos potenciais compradores e, não apenas ao seu caderno de encargos ou ao seu orçamento. Os grandes estaleiros já compreenderam esta nova realidade e convidam os mais célebres designers para assinarem as suas novas criações. Desta forma comunicam com uma clientela mais alargada e, por vezes, mais feminina. O tempo dos barcos sombrios, húmidos e puramente funcionais já acabou. Lugar à luminosidade, ao espaço, às perspectivas, aos bons materiais e ao prazer para os olhos. Nomes como Pierangelo Andreani, Patrick Banfield, BMW Designworks, Borella Art Design, Franck Darnet, Olivier Flahaut, Antoine Fritsch, Vittorio Garroni, Nauta Design, Patrick Roséo, entre outros grandes nomes do design transformaram a vida de um nauta.

As novas energias
Cada geração de novos motores consome 15 a 20% menos que os seus precedentes. Mas a consciência colectiva do limite das energias fósseis incita as indústrias náuticas à pesquisa de outras soluções, com o pragmatismo e dinamismo que as caracterizam. Este ano no Nautic será apresentado o Aequus, o primeiro barco electro-solar acessível ao grande público.
Após Steyr Puch e Vetus, a Nanni Diesel lança uma solução híbrida inovadora, adaptável à maioria dos actuais barcos. Um motor eléctrico é directamente acoplado ao bloco diesel, permitindo uma fácil instalação e os comandos do motor são únicos para os dois modos de propulsão. A autonomia é suficiente para efectuar as manobras num porto, subir um rio ou pescar sem barulho e sem emissões. Uma aplicação do sistema híbrido da Nanni será apresentada, durante o Nautic, no barco Range Boat 39, um trawler de longo curso desenhado por Nigel Irens.

Os portugueses em Paris
Como é habitual nos grandes certames os distribuidores portugueses aproveitam a ocasião para estarem em Paris a apresentar as novidades das suas representadas. Temos conhecimento que as empresas Francisco Ramada (Bénéteau), Marítima (Jeanneau) e Seaway (Lagoon) estarão presentes durante o decorrer do Nautic.

Guia prático
Data: de 5 a Domingo 13 Dezembro 2009
Horário: todos os dias das 10h às 19h, no dia 11 de Dezembro até às 22h
Local: Porte de Versailles – 75015 Paris
Pavilhões 1, 2, 3 e 4

Bilhetes
Entrada: 13 euros, gratuitos para pessoas até aos 16 anos
Gratuito para os estudantes que façam um registo prévio no site www.salonnautiqueparis.com
Passaport náutico reservado aos profissionais e válido para toda a duração do salão:
18 euros em pré-registo / 25 euros no salão.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta