Novidades Simrad: Simrad WR20 um controlo remoto e dispositivo VHF

0


Copyright © Náutica Press

A Simrad lançou no mercado o novo Simrad WR20, um aparelho remoto que se propõe a melhorar o controlo dos sistemas electrónicos a bordo. O sistema wireless bluetooth, que já foi premiado, é o primeiro controlo remoto marítimo que actua como aparelho VHF, apresenta dados no ecrã, e que controla na totalidade toda a electrónica de bordo: pilotos automáticos, instrumentos, o sistema VHF, os receptores de GPS com mapas e combinações de produtos.
Seja qual for a zona do barco onde se esteja (até distâncias de 100 metros), este aparelho garante o controlo total, o que o torna especialmente indicado para os utilizadores em lazer. Além disso, adapta-se facilmente a toda a gama de produtos de navegação e comunicação da Simrad. Robusto e à prova de água, o Simrad WR20 possui funcionalidades sem fios e é, ele próprio, um aparelho móvel adaptável ao rádio da série RS80 da marca.

A flexibilidade, que é a mais-valia deste equipamento, é possível através da SimNet, uma rede marinha criada pela empresa. O aparelho não precisa de ter uma fonte de energia separada bastando estar ligada à rede SimNet. A partir daí, está em plena sintonia e controla todos os produtos em rede.

O primeiro aparelho VHF sem fios domina diversos sistemas de piloto automático (TP22, TP32, WP32, AP16, AP35/26/27), dirigindo o barco a partir de qualquer local a bordo. O Remmote Controller também ajusta facilmente a rota através do NavPad, controla as funcionalidades de navegação a partir do sistema sem fios, e ainda acede a todas as informações na palma na mão.

Em relação aos plotters, sondas sonoras e NavStation, este comando permite controlar remotamente o radar, a carta electrónica e a sonda; alterar os modos de vista, fazer zoom e scroll; controlar a função MOB a partir de qualquer posição e assumir a pilotagem e a navegação. Em matéria de VHF, serve para efectuar chamadas, escolher o canal, pressionar PTT, ajustar o volume e o ruído/interferências, bem como comunicar com a tripulação.

Além destas funcionalidades, o aparelho vence por ser user-friendly. Tem apenas algumas teclas e uma roda de navegação que eliminam operações excessivas. O teclado pode ainda ser trancado para que não ocorram quaisquer acidentes. O próprio menu é personalizável e o ecrã é iluminado a branco durante o dia, e a vermelho à noite.
A portabilidade, tão importante para garantir a liberdade de movimentos no barco, é garantida pela bateria de Li-ion, que volta a ser carregada mal esteja no seu dock.

A Simrad é uma empresa que surgiu em 1947 em Oslo, quando Willy Simonsen começou a fabricar telefones via rádio para as tripulações que pescavam. Hoje é uma reconhecida marca de equipamentos para detectar peixe – sondas de pesca, sondas sonoras e outros instrumentos. A empresa faz parte do grupo Kongsberg Maritime.

A Simrad é representada em Portugal pela empresa Nautel, Lda. (www.nautel.pt)

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta