Pershing 80: O mais aguardado – 100% estilo e performance

0

Copyright © Texto e Fotos: Fabricante e Lobo do Mar.

Casa flutuante de luxo, veloz e requintada, polivalência tanto para os passeios com família e amigos bem como para férias até pela sua capacidade de autonomia. Tipo de embarcação que pode navegar bem mesmo com tempo mais adverso dado que os espaços para estar estão estudados para ser devidamente fechados ou protegidos.
O acesso a terra é facilitado pela passadeira Genius que é também escada de natação. Componente desportiva não foi descurada a garagem tem a capacidade para albergar um jet ski e uma embarcação de apoio. Os sistemas de iluminação de luzes Led estão pensados para criar atmosfera acolhedora também durante a noite e ao mesmo tempo sinalizam as passagens desde a proa até á casa das máquinas.


O posto de pilotagem é ergonómico e nele, temos um controlo total na navegação.

São vários os elementos que quero salientar neste modelo. No salão o elemento mais forte são os sofás Poltrona Frau especificamente desenhados para este espaço e que podem ser colocados de forma polivalente. O que domina é um sofá em L com um mais pequeno a meio que pode facilmente deslizar e criar um sofá amplo em ferradura. Os dois pufs ao centro podem ser juntos formando uma chaise longue ou colocados junto dos sofás formando uma zona única para descanso. No mesmo espaço encontramos a sala de jantar. Toda a ambiência é requintada com os móveis em carvalho e o chão soalho em wengê


As formas rectilíneas e os tons claros marcam o mobiliário e a decoração do barco. Estas características são pensadas no sentido de agradar uma nova geração de proprietários.

No seguimento do salão encontramos o cockpit e é de realçar o solário completamente separado do acesso á garagem o que evita perturbar os convidados a bordo. À proa temos uma dinette, factor novo também em termos de design, combinada com um solário versátil e com um top bimini. Esta particularidade permite privacidade absoluta como seja o tomar o pequeno-almoço quando ancorados pela popa.
As cabinas no convés inferior seja na versão de 3 ou 4, na primeira versão existe uma zona de estar como opção, são o expoente máximo de conforto e requinte a bordo. A exclusiva janela grande na master cabin situada a meio navio é disso mesmo um exemplo perfeito. Permite uma luminosidade especial e óptima circulação de ar graças á vigia colocada no vidro e que se pode abrir.


O lay-out do Pershing 80 é todo ele pensado para proporcionar conforto aos seus ocupantes. A cabina do proprietário ocupa toda a largura da embarcação.

Interior
O espaço interior, com a assinatura de Fulvio de Simoni, está organizado de forma harmoniosa: a cozinha completamente equipada e separada do salão, junto às instalações da tripulação e casa das máquinas, para maior privacidade; a porta de vidro no convés superior, composta por duas secções e que desliza a partir dum mecanismo eléctrico hidráulico que as faz descer ficando embutidas no chão, foi concebida em parceria com Besenzoni, permite criar uma zona aberta que inclui sala de jantar sala de estar e solário ou fechada separando o salão do cockpit sem obstruções ou mudanças de nível. Esta área tão versátil tem ainda outra das particularidades patenteadas da Pershing, o hard top extensível e retráctil com um sistema de comando eléctrico duplo. O interior está em sintonia com o que o estaleiro tem vindo a apresentar nos últimos anos que tem como base a conciliação do bom gosto com a simplicidade.


A Navegar
Este modelo de 80’ (24,40m) que vem no seguimento do muito aclamado 72’ e que fez grande sucesso em 2007 confirma a tendência do estaleiro para a criação de modelo de maiores dimensões acompanhando também a procura do mercado a nível mundial. O seu design exterior escorreito, de linhas fluidas mas mais agressivas, em que fica bem patente o processo de construção utilizado com moldagem em vácuo da fibra através do sistema especial patenteado “Srimp” que anula os vazios do laminado aumentando a força da estrutura potenciando ainda mais as qualidades de navegação que são já apanágio da marca, designadamente a performance excepcional de velocidade e controlo absoluto. Na versão standard dois potentes motores MTU de 2030mhp combinados com os hélices de superfície ASD 15L garantem velocidades máximas de 44 nós. A versão mais rápida e que foi aquela que testámos com dois motores MTU 2435mhp pode atingir uma velocidade máxima de 50 nós com 1/3 de carga o que é deveras surpreendente. Os resultados obtidos no teste que realizámos em Palma ficam ligeiramente aquém deste número mas têm que ver também com o número de pessoas a bordo. É, sem dúvida, um modelo de excepção do que diz respeito à condução pois responde bem às solicitações do piloto mas com a inércia que um modelo com esta dimensão tem. O conforto é tal que não temos a sensação de velocidade apesar dela ser elevada…
É um modelo com um posto de comando excepcional, desenhado em exclusivo por Poltrona Frau, reconhecido fabricante de móveis com revestimentos em pele. Integra um lugar central para o piloto e mais dois laterais, o painel de instrumentos completíssimo com electrónica Raymarine torna a tarefa de condução extremamente fácil e confortável.
Em velocidade o nível de ruído do motor pode ser minimizado e praticamente superado se for fechada a porta de vidro (patenteada pela Pershing) que divide o salão do cockpit.
Em navegação o conforto a bordo é inquestionável, seja no solário, no salão ou nas cabines não se sentido muita vibração e ruído.
Ao nível dos consumos temos valores em consonância com o tipo de embarcação que o Pershing 80 é. Assim temos: aos 8,2 nós – 60L/h; aos 11 nós – 146L/h; aos 15,1 nós – 290L/h; aos 23,9 nós – 440L/h; aos 33,4 nós – 664L/h; aos 45 nós – 862L/h.



Ficha Técnica
Modelo Pershing 80’
Construtor Pershing
Arquitecto: Fulvio De Simoni
Origem Itália
Comprimento 24,40m
Boca 5,50m
Calado 1,40m
Peso 54 toneladas
Cabinas 4 e Casas de banho 3
Cabinas tripulação 2 e casa de banho 1
Lotação máxima 16
Lotação ideal 12
Capacidade de Combustível: 5950 L
Comercialização Prime Yates

Ficha do Motor
2 x Modelo MTU 16V 2000 M93 power
Potência 2x 2435 Cv

Medições
Condições: mar com ondulação e 12 pessoas a bordo
Rotações Velocidade Consumos
600 rpm 8,2 nós 60L/h
800 rpm 9,9 nós 100L/h
1000 rpm 11 nós 146L/h
1200 rpm 11,8 nós 198L/h
1400 rpm 15,1 nós 290L/h
1600 rpm 23,9 nós 440L/h
1800 rpm 33,4 nós 664L/h
2000 rpm 38,8 nós 724L/h
2200 rpm 45 nós 862L/h

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta