PRIVILEGE 515: Um catamarã arrojado a pensar nas grandes viagens…

0

Texto e fotos: Vasco de Melo Gonçalves



O estaleiro começou por reunir profissionais qualificados para iniciar este projecto. O gabinete de Marc Lombard para a arquitectura naval, o gabinete de Diedre Design para a concepção do interior, a Bureau Veritas para seguir as etapas de produção e, todas estas equipas, supervisionadas pelo gabinete de estudos da Alliaura Marine.



O Privilege 515 inspirasse nos barcos a motor mais concretamente no aspecto das zonas de estar. O espaço exterior é simples mas, contudo eficaz e confortável. O acesso é feito através dos flutuadores sendo que o de bombordo está equipado com uma passerelle extensível. O posto de pilotagem fica situado num plano superior e é acedido através do cockpit. Espaço, luminosidade, qualidade da decoração são algumas das principais características do interior do Privilege 515.
O arranjo interior na versão standard compreende 4 cabinas e 4 casas de banho privativas com duches separados. A versão proprietário (uma de proprietário e 3 cabinas de convidados) ou a suite proprietário (uma suite a toda a largura do barco e mais duas cabinas à popa) são propostas como opcionais.

Exterior
O acesso ao Privilege 515 é feito pela popa, através dos degraus existentes nos flutuadores (o barco testado estava equipado com uma plataforma eléctrica com comando à distância) em perfeita segurança devido ao desenho e aos pontos de apoio (já no mar, tive que passar para o semi-rígido para tirar fotografias e a manobra foi efectuada sem qualquer sobressalto).







O primeiro impacto que temos quando chegamos a bordo é o de amplo espaço (a boca é de 7,98 m) e de ausência de barreiras físicas. Isto tem a ver com uma concepção inteligente e muito prática do lay-out do barco e a transição com o interior ser dissimulada através de uma janela de correr em vidro. O poço é amplo e toda a zona de estar desenvolve-se junto ao painel de popa e a estibordo, sempre protegidas por um tecto em fibra.







O posto de pilotagem encontra-se a um nível superior e com acesso através do poço ou pelo flutuador. Desta forma, que vai aos comandos não está isolado dos convidados mas, mantendo um acesso fácil a qualquer parte do barco. É no poço que temos acesso fácil à casa das máquinas. Ainda na zona da popa e entre flutuadores temos uma plataforma de banhos e o local (neste caso através de turcos) para colocação de uma embarcação auxiliar.
O acesso à zona da proa é feito através dos flutuadores com grande facilidade e segurança. Sofás, solários, redes e púlpitos nas extremidades dos flutuadores são as ofertas do construtor francês. Mais uma vez é notório o cuidado com a concepção e distribuição das zonas de estar. É através desta zona que temos acesso ao mastro e aos carinhos da genoa. Todos os trabalhos são feitos sem qualquer dificuldade.

Interior
O interior do Privilege 515 foi um dos pontos que mais me impressionou neste barco. A luminosidade é fora do vulgar assegurada por uma bateria de albóis e janelas panorâmicas. O pé-direito é elevado e os espaços bem definidos. A zona de estar a estibordo funciona como um prolongamento do exterior, a mesa de navegação a bombordo é completa e com a dimensão adequada e a cozinha é super equipada e com balcão. Os tons claros do mobiliário provocam ainda uma sensação de maior espaço e de mais luminosidade.







Em ambos os lados do barco temos os acessos às cabinas. A versão que experimentámos é a de suite de proprietário mais duas cabinas duplas. Também nestas áreas a luminosidade e a boa circulação de ar é uma constante complementada com uma capacidade para arrumos acima da média. A suite do proprietário fica situada à proa e a sua concepção é única, no flutuador de bombordo temos uma espécie de antecâmara e escritório, subindo três degraus temos as zona da cama e, no flutuador de estibordo, o duche e a casa de banho. É um espaço muito agradável, repleto de luz, boa circulação de ar, decoração contemporânea mas sóbria, muitos armários apenas condicionado pelo pé-direito na zona da cama que não permite andar direito. É uma condicionante que resulta do aproveitamento da configuração do espaço existente entre cascos mas que, a meu ver, não prejudica uma apreciação final positiva da suite.







As duas cabinas de popa são idênticas e com casas de banho e duche independentes. Mantêm-se as mesmas características físicas e de decoração / mobiliário.





Numa análise final ao interior do Privilege 515 o que mais me cativou foi a luminosidade versus circulação de ar, a capacidade de arrumos que beneficia a vivência a bordo, a qualidade dos materiais e acabamentos e, por fim, o ambiente acolhedor.

A navegar
A Marina de Portimão foi a nossa base. Um dia excepcional com vento a soprar de S / SE com uma intensidade de 9 a 21 nós e muito sol.



Face à dimensão do barco (15,10 m x 7,98 m) a minha previsão para a desatracagem era de uma manobra algo de complicada…mas, a realidade, veio provar o contrário. A manobra faz-se, quase na totalidade, com recurso aos motores devido à distância entre flutuadores e à boa resposta que proporciona nas solicitações de vante e ré que permite m que o barco rode sobre si. Os dois motores de 75 Cv cada são suficientes para propulsionar o Privilege 515 e, ao nível do consumo, são uma boa opção.



Já no mar é a altura de içarmos as velas. Tudo é controlado do posto de pilotagem e com o recurso aos molinetes eléctricos e ao piloto automático, a manobra pode ser feita por apenas uma pessoa. Os primeiros momentos foram de adaptação ao barco e ao conceito catamarã… No início o vento soprava com uma intensidade de 9 a 10 nós e Privilege 515 respondia bem a fazer 5,2 nós / 30°, 6,5 nós / 60°, 5,7 nós / 90° e 6,4 nós / 110°. Para a tarde, o vento aumentou de intensidade – 19 a 21 nós – e o Privilege 515 respondeu com uma performance bastante interessante com as velocidades a situarem-se na casa dos 8 a 8,5 nós. À popa os andamentos mantiveram-se no mesmo nível. No que diz respeito à navegação, o Privilege 515 é um barco muito confortável e com um leme que responde rápido e com sensibilidade.
Numa apreciação final, o Privilege 515 é um barco para sonhar que alia o conforto à performance e que foi concebido a pensar nas necessidades do utilizador. Só resta arranjar cerca de um milhão de euros para concretizar o sonho…

Ficha técnica
Modelo 515
Origem França
Construtor Privilege
Comprimento total 15,10 m
Comprimento na linha de água 14,63 m
Boca 7,98 m
Calado 1,57 m
Deslocamento ligeiro 16 Ton
Altura do mastro 21m
Combustível 800 L
Água 600 L
Motorização 2 x 55 Cv Diesel
Superfície vélica 141 m²
Vela grande 88 m²
Genoa 53 m²
Arquitecto Marc Lombard
Design Interior Diedre Design
Preço s/impostos 840 000€
Importador Porti Nauta

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta