Quicksilver Commander 720: Um Commander muito eficaz

0

Texto e Fotos Copyright © Lobo do Mar

O modelo Commander 720 do construtor Quicksilver vem substituir o Commander 800. Com uma motorização simples ou dupla este novo modelo demonstrou ter uma grande qualidade e uma utilização diversificada.

A linha Commander, do construtor polaco Quicksilver, é uma das mais interessantes devido ao seu aspecto visual e às suas características dinâmicas.


O modelo 720, uma das novidades 2007 deste construtor e com 7,30 m de comprimento, tem a capacidade de ser motorizado com um ou dois motores sendo que a potência total não deverá ultrapassar os 300 Cv. No Mar Menor junto à estância balnear espanhola La Manga tivemos a oportunidade de experimentar uma versão deste modelo com um hard-top rígido que, desta forma, aumenta as possibilidades de utilização na pesca desportiva. A pesca é um sector em franco crescimento e, por isso, os principais fabricantes mundiais apresentam cada vez mais modelos destinados a esta actividade de lazer. A vocação original do Commander 720 é o passeio puro e com bons níveis de conforto a bordo mas, a introdução do hard-top baseado numa estrutura ficha em inox com um tejadilho em fibra veio potenciar a utilização deste modelo. Os suportes para as canas, os viveiros de isco vivo, os porões de boas dimensões são argumentos que alguns modelos ditos para a pesca desportiva não possuem.

Face à sua concepção de cruzeiro, nem todo o barco está preparado para a actividade sendo que a zona da popa é a mais vocacionada quer pelo espaço em si como pela borda alta de 85 cm de altura que permite trabalhar em segurança e com conforto.


A navegar
A navegar o conjunto demonstrou ser muito equilibrado e divertido. Se por um lado, o casco em V do Commander 720 permite uma navegação suave, o motor Verado 225 vem proporcionar uma boa velocidade em todos os regimes e uma capacidade de arranque digna de realce.

Um dos pontos mais interessantes neste modelo e que se prende com a condução é o posto de pilotagem. A consola central é envolvente e os bancos reguláveis muito ergonómicos e confortáveis. Estas características permitem que a condução se realize na posição de sentado o que para o piloto é mais confortável e seguro. Do posto de pilotagem temos uma visão geral de toda a embarcação o que se torna muito útil em navegação e nas manobras de atracagem e desatracagem. Ainda na consola, a colocação do hard-top demonstrou ser de grande utilidade devido à protecção climatérica que dá aos ocupantes bem como pelas funcionalidades (mais espaço de arrumos, colocação de equipamento de ajuda à navegação, porta canas) que acrescenta ao conjunto. A navegar não sentimos qualquer vibração no conjunto e com embarcação parada a vida a bordo é confortável e sem movimentos bruscos.


Lay-out interior
À proa temos uma loca circular com tampa com elástico e com 65 cm de profundidade para a colocação do ferro.
Se porventura queremos entrar para a embarcação pela proa temos dois degraus revestidos a madeira que nos permitem o acesso em segurança. Estes degraus servem também de apoio aos cotovelos de quem se encontra sentado nos dois bancos almofadados e com encosto. No seu interior temos espaços para arrumos. Lateralmente temos de ambos lados da embarcação um espaço aberto para colocar objectos que possuem de profundidade 24 cm e que se encontra seccionado.


Junto à consola central temos mais um banco que tem dimensão suficiente para sentar duas pessoas e, também ele, com encosto almofadado e suporte para os copos de ambos os lados.
As passagens laterais tem cerca de 30 cm de largura o que facilita a transição da zona da proa para a popa e posto de pilotagem. A borda possui 85 cm de altura que para além da questão de segurança permite que a utilização da embarcação na pesca desportiva seja feita com conforto.

Na zona da popa o acesso à plataforma de banhos realizasse por ambos os lados da embarcação através de duas portas com aro em inox. Junto ao painel de popa temos um banco com estofo e encosto a toda a largura e com uma loca no seu interior. Na parte superior do encosto temos mais dois cofres que podem ser utilizados como viveiros de isco vivo ou para a colocação de gelo.


No convés a preocupação com os arrumos mantém-se e existem três alçapões distintos sendo que o central dá acesso às baterias e os dois laterais com 83 cm de comprimento, 25 cm de largura e 40 cm de profundidade máxima, são muito úteis para arrumos. Na borda temos três porta canas e a bombordo uma pequena cozinha amovível que quando não está em utilização permanece junta ao costado e quando em utilização fica na posição horizontal. Da cozinha fazem parte um fogão a gás de um bico e um lavatório.

A consola central é muito envolvente e bem concebida. A versão que tivemos a oportunidade de experimentar tinha instalado um hard-top rígido que demonstrou ser eficaz e muito útil para quem quer fazer uma utilização para a pesca desportiva do Commander 720.

Ficha técnica
Modelo Commander 720
Origem Polónia
Construtor Quicksilver
Comprimento total 7,30 m
Boca 2,73 m
Calado 0,50 m
Peso s/motor 1 600kg
Potência máx. 300 Cv
Potência recomendada 2 x 135 Cv

Preço do conjunto (s/transporte, s/montagem do motor): 48 521€

Comercialização: Touron Portugal (Tel. 21 4607690)

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta