Sailing World Cup Miami: frota nacional nos Estados Unidos

0

Uma numerosa frota nacional inicia hoje (25.01.2016) a participação na etapa de Miami da Taça do Mundo da Federação Internacional de Vela. Até 30 de Janeiro, cerca de oitocentos velejadores de 64 países competem em águas norte-americanas.
João Rodrigues, que já está convocado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 onde cumprirá a sua sétima participação, marca presença na classe RS:X. Para o veterano madeirense é mais uma etapa de preparação para a olimpíada brasileira e tem fortes opositores em Miami como o britânico Nick Dempsey, o chinês Aichen Wang ou o espanhol Ivan Pastor, actual líder do Ranking Mundial. A frota de RS:X terá 59 atletas.
Também com lugar assegurado no Rio de Janeiro 2016 estão Jorge Lima/José Costa. A dupla de 49er tem aspirações a um bom resultado em águas norte-americanas mas os adversários são complicados com destaque para os neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke, os australianos Nathan Outteridge/Iain Jensen ou os austríacos Nico Delle-Karth/Nikolaus Resch, que comandam o ranking mundial de 49er.
Rui Silveira estará na classe Laser. Portugal já está apurado para os Jogos Olímpicos mas falta encontrar qual o velejador que vai representar o país no Brasil. Para o atleta açoriano, que regressa após lesão, a prova norte-americana serve de treino integrado numa frota fortíssima em que estão, entre outros, o brasileiro Robert Scheidt, o croata Tonci Stipanovic ou os australianos Tom Burton e Matthew Wearn, que ocupam as duas primeiras posições do ranking mundial.
Em 470 masculino, João Villas-Boas/Tomás Camelo competem com os melhores mundiais, preparando-se para a difícil tentativa de qualificação para o Rio 2016, que acontecerá no Troféu Princesa Sofia, no final de Março. Os espanhóis Onan Barreiros/Juan Curbelo Cabrera e os gregos Panagiotis Mantis/Pavlos Kagialis são favoritos ao triunfo em Miami.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta