Salão de Génova promove-se em Düsseldorf

0

Em 19 de janeiro de 2015, o Génova International Boat Show apresentou à imprensa internacional do setor as diretrizes para a próxima edição do Boat Show.

Face ao sucesso do formato de 2014, o Boat Show tem como objetivo tornar-se num hub estratégico no centro do Mediterrâneo. O novo formato irá fortalecer as áreas de exposição tradicionais, que serão complementadas por novos espaços dedicados aos entusiastas de todo tipo de desportos náuticos.

Os resultados de 2014 do Génova International Boat Show, foram considerados mais do que satisfatório pelos seus organizadores, confirmam o sucesso da direção tomada com o novo plano de desenvolvimento lançado em 2013. Além disso, incentivam os organizadores a fortalecer as áreas estratégicas de produtos e desenvolver novos.

Mais de 109 mil visitantes registados no evento em apenas cinco dias, tornando-se o mais popular boat show no Mediterrâneo, e o primeiro em termos de variedade de categorias de produtos representados. Para citar alguns números: 1.000 barcos estiveram em exposição, tanto na água como em terra; 760 expositores apresentaram mais de 100 novos produtos; 1.300 testes de navegação foram efetuados, com um total de cerca de 3000 pessoas envolvidas. Outros números impressionantes incluem o volume de negócios em potencial e a opinião dos expositores, 53,8% dos quais – de acordo com o Observatório Náutico italiano – estavam mais satisfeitos com a qualidade dos contactos feitos em relação à edição anterior. E mais uma vez, o evento teve a participação de 1.450 jornalistas que trabalham para 410 publicações de 30 países diferentes. Estes são resultados encorajadores, especialmente considerando a situação económica muito pouco positivo que a Europa enfrenta atualmente.

O Génova Boat Show 2014 foi o primeiro salão organizado pela recém-criada, I Saloni Nautici SpA. A empresa tem UCINA Confindustria Nautica como acionista e pode mover-se com maior agilidade no mercado.

“A nossa indústria, o nosso mercado, as nossas capacidades de produção precisam da sua própria montra”, afirmou Lamberto Tacoli, que, como vice-presidente com maior antiguidade, assumiu o cargo de presidente da UCINA Confindustria Nautica após Massimo Perotti ter renunciado recentemente. “O mês de outubro é, em definitivo, a altura do ano para a realização do Génova Boat Show. O layout da exposição visa reforçar alguns dos aspetos distintivos da nossa Show: em primeiro lugar, a gama de produtos representados. Dividindo o Boat Show em quatro áreas principais – motores de popa e insufláveis, lanchas e iates a motor, vela, acessórios e componentes – funciona bem para o público-alvo. Uma grande inovação é a expansão de determinadas áreas como os desportos de deslize, as atividades subaquáticas e a pesca desportiva. Estes dois desportos são praticados por 250.000 e 1.300.000 de pessoas, respetivamente, só em Itália”.

O Génova Boat Show é cada vez mais um local de experiência e de emoção mas, também um espaço para grandes eventos que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer produtos diretamente e testá-los pessoalmente, desfrutando de experiências verdadeiramente únicas .

Durante o primeiro “Big Game Tournament”, a ter lugar durante a 55ª do Génova Boat Show, os participantes ficaram alojados em barcos de pesca fascinantes, e poderão fazer uso de equipamentos de última geração e testar suas capacidades de navegação nas belas águas do Mar da Ligúria.

“O encanto do mar e o potencial da região: são dois elementos estratégicos para o futuro do Boat Show italiano; elementos que estamos a trabalhar para garantir um impacto positivo e de longo prazo e não apenas no campo náutico”, comenta Alessandro Campagna (diretor do salão). “A Itália é o principal destino turístico para os visitantes de fora da Europa, com 56 milhões de noites por ano passadas em hotéis. É também a nação com o maior número de sítios do património mundial da UNESCO * . As leis recentes redução do IVA para estadias em marinas de 22% para 10%, combinada com 8.000 quilómetros de linhas costeiras de sonho, são um incentivo importante para o turismo náutico.

* Fonte: “10 verdades sobre competitividade italiano”. Um estudo realizado pela Fundação Symbola – Unioncamere Italia (União Italiana das Câmaras de Comércio) – Fundação Edison, Coldiretti.
Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta