Salão Náutico de Barcelona volta a crescer!

0

O Salão Náutico Internacional de Barcelona “desembarca” em Port Vell, de 11 a 15 de outubro, com o vento a favor. Na sua 56ª edição, cresce em relação ao ano anterior em superfície, expositores e mostra flutuante concentrando a maior oferta da indústria náutica espanhola no que diz respeito ao desporto e ao recreio. Com a presença das principais marcas do setor, o certame apresenta mais de 120 novidades nacionais e internacionais e organiza cerca de uma centena de atividades, destacando-se as propostas relacionadas ao empreendedorismo, negócios e divulgação da náutica.

Em 2017, o Barcelona Boat Show, organizado pela Fira de Barcelona com a colaboração da ANEN (Associação das Empresas Náuticas), apresenta um aumento de 11% no espaço de exposição líquido em comparação com a edição anterior, 23.000 m² e, 7% nas empresas participantes com um total de 275 expositores, incluindo as principais empresas espanholas e internacionais, como Rodman, Beneteau, Jeanneau, CNB-Lagoon, Marina Estrella, Sunseeker, Touron, Yamaha, Yanmar ou Zodiac.

Com cerca de 700 barcos em exibição em terra e na água, bem como todos os tipos de produtos e serviços náuticos, o evento também registou um aumento de 11% na sua oferta flutuante em relação a 2016 e excede, este ano, 180 embarcações com um comprimento superior a 8 metros, destacando-se a frota de 21 catamarãs.

Para o presidente do Salão Náutico de Barcelona, Luís Conde, “o evento, é um ponto de referência indiscutível da indústria náutica em nosso país, consolida sua tendência positiva que está em linha com a recuperação do sector, após anos de dificuldades devido à crise. Graças à confiança e boa resposta das empresas expositoras, celebramos uma edição com mais espaço, mais oferta e mais novidades, para que o salão, sem dúvida, reforce seu papel de melhor plataforma comercial, fórum de oportunidade, palestras sobre o sector e excelente mostra de tendências “.

Jordi Freixas, Luís Conde e Carlos Sanlorenzo

Jordi Freixas, Luís Conde e Carlos Sanlorenzo

Náutica mais tecnológica
Neste sentido, os expositores que ocupam mais de 56 000 m² apresentam mais de 120 novidades (cerca de 80 em barcos e cerca de 40 em motores e eletrónica), o que representa um aumento de 16% em relação a 2016.
Segundo Luís Conde, “o compromisso com a tecnologia e a inovação no sector será fundamental para o futuro de um sector que visa tornar os barcos mais manobráveis, sustentáveis, seguros e conectados“.

Nesse sentido, destaca a aposta dos estaleiros para incorporar inovações tecnológicas nos seus modelos, especialmente aplicativos para todos os tipos de dispositivos móveis que os tornam em autênticos ecrãs de navegação, desde o controle dos motores, gestão das informações e serviços de mapeamento no porto , aviso de falhas, ligação com outros navegadores, etc. Além das novidades, cerca de vinte empreendedores anunciarão seus projetos aplicados ao mundo da náutica na segunda edição dos Empreendedores e Startups, organizados em conjunto com a ANEN que incluem uma área de exibição, sessões de networking e um fórum de investimento.

Também no campo profissional, foram criadas as Reuniões Profissionais nas quais uma centena de reuniões foram agendadas entre expositores e visitantes com o objetivo de trocar ideias e gerar novos contactos comerciais. A feira também organizou um programa completo de conferências e conferências no âmbito do Espai del Mar para analisar as oportunidades para a indústria náutica, entre as quais a sessão Barcelona Cluster Náutica sobre os desafios do setor na era 4.0.

De acordo com o diretor do evento, Jordi Freixas “impulsionamos o nosso compromisso com a inovação este ano. O número excecional de inovações que se podem ver e as atividades que preparamos neste ano apontam para um maior otimismo e contribuirão para fortalecer nossa posição como salão líder para fazer negócios, apresentar novas ideias e soluções, experimentar barcos e compartilhar nossa paixão pelo mar “.

POSTER-esTemporada positiva
De acordo com dados da ANEN, os registos de embarcações aumentaram 9,7% em relação ao mesmo período do ano anterior (4,492 novas embarcações foram registados), até o momento este ano (janeiro-agosto de 2017). Uma temporada náutica que novamente segue a sua tendência positiva, registando também bons resultados no mercado de charter (aluguer de embarcações de recreio) que cresceu 23,5% em relação aos números de 2016.
De acordo com o secretário-geral da ANEN, Carlos Sanlorenzo, “as empresas do setor continuam trabalhando para adaptar suas linhas de negócios, produtos e serviços às novas formas de consumo exigidas pelos aficionados da náutica“.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta