Salão Náutico Internacional de Génova: É uma referência para o sector

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: DR.

Mais espaço mais barcos, mais novidades

É já no dia 4 de Outubro que o Salão de Génova abre as portas pela 48ª vez.
Até ao dia 12 de Outubro Génova vai ser o centro das atenções de todos os agentes do sector, sejam empresas sejam particulares.

São mais de 1500 expositores e 2500 embarcações, centenas de novos produtos e esperam-se mais de 300 000 visitantes. Tem ainda a particularidade de apresentar o novo pavilhão B desenhado por Jean Nouvel e um novo espaço na água para os veleiros que este ano têm um crescendo em termos de unidades e de presença no espaço. O crescimento desta exposição é dado também pelo número de barcos na água – 600 que representam um crescimento de mais 100 em relação à edição anterior.
Os navios de maiores dimensões que vão estar presentes são de fabrico italiano, o barco a motor Gitana com 53 m de Baglietto e o veleiro Heritage com 45m da autoria de Perini Navi.
A congregação da comunidade náutica em Génova proporciona igualmente o espaço e o tempo ideal para o debate: grandes iates, impostos, formação, segurança, marinas e o ambiente serão os temas dominantes das conferências organizadas pela Ucina.
Também e pela primeira vez em Génova, o público vai ter oportunidade de experimentar a vela ou canoagem numa nova bacia em Porto Antico que será convertida num estádio aquático.


As tendências do mercado em Itália a partir de números do ano de 2007 fornecidos pela Ucina (Associação Italiana do sector) dão uma percentagem de crescimento na produção de embarcações na ordem dos 12%, mais 3.3 biliões de Euros em relação ao ano anterior (em 2006 este número era de 2.9 biliões), confirmando aqui o papel fundamental das exportações que são mais de 50% da produção (45% para a Europa).
A receita total do sector da indústria náutica italiana foi em 2007 (barcos, motores e acessórios) de quase 6 biliões de Euros, comparativamente com os 5.2 biliões de 2006.
Quanto ao número de postos de trabalho directos no sector é de 25,000.
Em Itália esta indústria mantém-se em alta, os mercados emergentes continuam a ser um factor decisivo bem como a cada vez maior dimensão dos barcos.
Vamos aguardar para ver os números de 2008.

Aconselhamos visita ao novo site www.genoaboatshow.com


Ainda a título de curiosidade e a propósito de Salões Náuticos e da sua validade junto do consumidor, e para responder á pergunta, se realmente continuam a ser cruciais na decisão de compra, passamos a transcrever os resultados dum estudo efectuado ao longo do último ano pela National Marine Manufacturers Association (NMMA) e pela Universidade de Michigan nos Estados Unidos.
O “feedback” é dado pelos expositores que participaram nos quatro Salões Náuticos de Outono nos Estados Unidos e que afirmam ter registado compradores de qualidade e vendas fortes, apesar da receita de bilheteira ter sido mais baixa de acordo com as organizações dos eventos.
Participaram neste estudo mais de 20 000 utentes que visitam estes salões Os resultados revelaram que:
55% dos comparadores de barcos foram a um salão Náutico nos 6 meses que precederam a compra.
65% reponderam que o facto de ter estado num Salão Náutico na realidade potenciou a vontade de adquirir um barco.
Portanto de acordo com os resultados deste relatório os Salões Náuticos continuam a ser muito importantes e particularmente dados os desafios económicos que se enfrentam actualmente.
Ben Wold Vice-Presidente da Associação afirmou “A Internet é um meio de pesquisa extraordinário mas no que toca à consumação da compra não há nada como estar cara a cara com o objecto”.


Outros dados do relatório:
86% afirmaram que o facto de terem ido ao salão Náutico aumentou a vontade de andar de barco
50% afirmaram que visitaram o salão sem a intenção de comprar mas que no local o interesse aumenta substancialmente
15% afirmaram que tinham intenção de comprar no salão
5% afirmaram que na realidade adquiriram um barco no salão
73% afirmaram que visitam os salões á procura de acessórios
65% afirmaram que vão adquirir produtos que viram nos Salões
45% afirmaram que falaram com 2 ou 3 dealers
49% afirmaram que tencionavam falar com o dealer com quem estabeleceram contacto, após o salão
45% afirmaram ter um rendimento acima dos 100,000USD

Em complemento e apesar da audiência ter descido nos 4 salões da NMMA os expositores afirmaram estar muito satisfeitos com a qualidade dos visitantes e tiveram sucesso nas vendas de barcos e acessórios.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta