SanRemo Offshore 310, um barco único!

0

DSC_0076O modelo Offshore 310 é um barco de referência do construtor português SanRemo / Riatlante.

Estamos perante uma embarcação que tem provado no mercado internacional graças aos seguintes factores:
– Qualidade de construção, cuidados na produção e materiais de topo;
– Possibilidade de personalização de raiz;
– Segurança. O barco é insubmersível;
– Relação preço / qualidade;
– Boas características de navegação.

O Offshore 310 faz parte da Série 910 e é um dos modelos mais requintados produzidos, até hoje, pelo construtor da região de Aveiro. É notória a influência do estilo italiano, tanto ao nível do design como da decoração, nesta lancha equipada com motorização fora de borda e apenas com 9,30 m de comprimento. A opção da implementação de motores fora de borda veio criar um aumento de espaço de circulação a bordo e, com isto, alargar os padrões de utilização.
O incremento da qualidade dos equipamentos utilizados veio criar novos standards dentro da marca com vista à satisfação das exigências do cliente final. Muitas destas melhorias / inovações não são detetadas à primeira vista mas, através da vivência a bordo elas são facilmente reconhecidas e apreciadas.

O Offshore 310 visto da proa

O Offshore 310 visto da proa

DSC_0159

Um solário com bons acabamentos

Um solário com bons acabamentos

Poço amplo e com diferentes possibilidades de layout

Poço amplo e com diferentes possibilidades de layout

Exterior
A primeira impressão que um barco causa é muito importante e irá ajudar a influenciar o sucesso ou não do mesmo. O modelo Offshore 310 devido ao seu design e cores transmite uma sensação de modernidade e de alinhamento internacional. O hard-top elétrico ou manual, o amplo poço e a zona de solário à proa marcam a sua vocação de barco cruzeiro para programas de fim de semana e ao longo da costa.
O poço é bem conseguido e equipado com um amplo sofá e mesa de refeições regulável em altura. No interior dos bancos temos espaços para arrumos. O poço é parcialmente coberto pelo hard-top.
Avançando no sentido da proa e já por debaixo do guarda-patrão temos a bombordo mais uma zona de estar composta por um sofá em forma de L e uma mesa regulável. Este espaço, e em caso de necessidade, pode ser transformado em cama dupla. A estibordo temos o posto de pilotagem onde realça a imponente consola de instrumentos. No interior do banco de piloto temos uma série de gavetas para arrumos de objetos de pequenas dimensões. Ainda a estibordo temos a cozinha composta por fogão, frigorífico e lavatório. A existência de uma tampa permite dissimular o local.

Posto de pilotagem

Posto de pilotagem

Interior amplo e luminoso

Interior amplo e luminoso

Cabina de proa

Cabina de proa

Segunda cabina

Segunda cabina

Casa de banho independente

Casa de banho independente

Interior
O 310 Offshore possui um interior de grande qualidade composto por duas cabinas e uma casa de banho independente.
À proa temos uma cama em forma de V que é separada do restante espaço através de uma cortina.
A segunda cabina fica a meio da embarcação e tem a particularidade de ter uma ampla janela no costado.
Em ambos os espaços a luminosidade e a circulação de ar são boas graças às vigias e albói. Ao nível dos arrumos, os espaços existentes são bons para um barco desta dimensão.
A casa de banho independente é muito completa ao nível do equipamento e possui uma vigia que abre.
Todo o espaço interior pode ser isolado do exterior através de uma porta de correr.

DSC_0065A navegar
A ria de Aveiro foi o local escolhido para experimentar este conjunto. Um barco, equipado com dois motores facilita as manobras dentro de uma doca mas, o Offshore 310 estava equipado com o sistema Optimus EPS que facilita ainda mais as manobras devido às suas importantes características. O controlo dos motores através de um joystick, o trabalhar independente dos motores cria um maior controlo do barco e aumenta a confiança do utilizador.
Ao nível da navegação, o conjunto é equilibrado e os dois motores Suzuki DF200 permitem uma dinâmica muito interessante.
O barco sai bem da água e planámos em apenas 2,23 segundos, fomos incrementando a aceleração e o conjunto sempre a responder de uma forma suave e progressiva.
Ao nível de posto de comando ele é ergonómico e temos um perfeito controlo visual de todos os quadrantes quando estamos a navegar.

DSC_0162Equipamento Standard
O construtor San Remo / Riatlante tem, por tradição, equipar bem de base os seus modelos e, o Offshore 310 não é exceção. Assim, como equipamento standard temos:
Ponteira de âncora;
Passeio walkaround à volta da cabina exterior;
Escotilhas laterais de cabina;
Hard -top com para-brisas;
Quarto de popa e proa;
WC marítimo privado c/ duche e lavatório;
Roupeiro;
Painel de comandos para manómetros e eletrónica;
Porta deslizante de cabina;
Poço Auto-esvaziante;
Luzes de navegação, fundeio e cabina;
Madeiras de amuras de poço c/ porta canas e almofada envolvente protetora.
Plataforma de banho c/ escada

DSC_0014O motor
O fabricante japonês Suzuki reclama para si a liderança na relação de peso/potência do seu modelo DF200A/AP.
O DF200A/AP utiliza um “Big Block” de 4 cilindros em linha com 2.867cc para oferecer potência e rendimento a par com um V6 mas pesando apenas 226kg (DF200ATL). Se procura um fora de borda para uma nova embarcação ou pretende substituir um mais pesado V6, o DF200A/AP com o seu formato compacto, baixo peso e economia de funcionamento.
O DF200AP é o primeiro fora de borda de 147 kW (200PS) a oferecer remoto de precisão e sistema de seleção do sentido de rotação que permite alterar o sentido de rotação do motor podendo ser utilizado como standard ou modelo de rotação contrária.

Características importantes
• 2,867cc “Big Block”.
• 226 kg, 12% mais leve que o modelo anterior (DF200TL)
• Elevada taxa de compressão de 10.2:1 para aumento de potência.
• Tecnologia de controlo da relação ar/combustível (Lean Burn) proporciona uma excelente
melhoria de economia de combustível.

DSC_0049Medições
Na ria de Aveiro e com três adultos a bordo, o Offshore 310 equipado com dois motores Suzuki de 200 Cv cada, atingiu os 36,8 nós às 5600 rpm. A velocidade de cruzeiro situou-se às 4000 rpm com o conjunto a fazer 25,6 nós.

DSC_0098Ficha técnica
Modelo: Offshore 310 | Construtor: SanRemo | Origem: Portugal | Comprimento 9,30 m | Boca: 2,99 m | Calado: 0,58 m | Peso: 3 950 kg | Camas: 6-8 | Potência máx.: 2 x 300 hp | Potência instalada: 2 x 200 hp | Depósito de água: 200 L | Depósito de combustível: 400 L | Cat. Homologação: B(10) C(12) | Preço do sistema Optimus EPS: 16 500,00 Euros + IVA | Preço do conjunto: 113 450,00 Euros + IVA | Preço do barco: 66 000,00 Euros + IVA | Comercialização: Riatlante – Indústria Náutica, Lda.
E.N. 235 Aveiro Oiã 3770-059 Oliveira do Bairro / Telefone: 351 234 722 829 Fax: 351 234 722 969 Email: info@sanremoboats.com / http://sanremoboats.com/

 

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta