Sealine SC35: A renovação de uma marca

0

Copyright © Texto: Náutica Press Fotos: Estaleiro e Náutica Press.

O que esteva na génese da Sealine aquando da sua fundação em 1979 foi Tom Murrant acreditar que poderia criar um barco melhor dos que então existiam disponíveis no mercado.

Actualmente, a Sealine é um dos mais importantes construtores de iates de luxo da Europa com mais 15 modelos diferentes no seu curriculum e mais de 300 unidades ao ano, contando no seu palmarés com modelos que vão desde os 24’ aos 60’. A sede e fábrica é em Kidderminster na Inglaterra e desde 2001 que a Sealine faz parte integrante do Grupo Brusnwick


Cabina

Um dos objectivos apresentados por este fabricante é a mudança de toda a gama prevista já para os próximos 5 anos.
A Sealine tem uma rede de mais de 40 concessionários em todo o mundo sendo representada em Portugal desde o início de 2007 pela Náutica Capital
Outro aspecto relevante deste construtor é que mantém com os seus clientes uma relação de grande proximidade em todas as etapas. Criou para o efeito uma Escola Náutica de apoio e formação aos seus clientes que aí podem aprender tudo o que diz respeito ao seu barco e como se devem preparar seja para o passeio de um dia com a família seja para navegar em alto mar.


Casa de Banho com duche separado

Novo modelo SC35
Cannes foi o local escolhido para apresentação e testes de mar do seu novo e revolucionário modelo SC35. De 17 a 19 de Outubro a imprensa internacional esteve presente num ambiente de quase Verão numa baia de grande prestígio.
Segundo Nicholas Turner, Director de Marketing e Vendas da Sealine, anfitrião deste evento, este novo modelo SC35 tal como o seu antecessor SC38 têm a responsabilidade de incorporar as das grandes mudanças que se têm vindo a operar no estaleiro ao longo dos últimos 18 meses. Estas mudanças passaram mesmo por uma nova equipa incluindo o Director de Design Carsten Astheimer.


Frigorifico WAECO Cool Matic na cozinha de apoio

Desde a sua fundação que a Sealine sempre marcou a sua presença no mercado pela quantidade de inovações que apresentou ao longos dos anos e imediatamente adoptadas por muitos dos estaleiros no activo.
Nesta nova etapa a inovação continua a ser requisito fundamental bem como a utilização do espaço e da luz. Este novo modelo é caracterizado por linhas inovadores nomeadamente o próprio casco desenhado em colaboração com Ocke Mannerfelt, é diferente.
Quando entramos o que é mais evidente é o espaço que não esperamos num barco com 11 m de comprimento. No cockpit 8 convidados podem estar perfeitamente à vontade e onde encontramos uma cozinha de apoio muito prática com lavatório, arca congeladora e grelhador para receber a família e amigos. A mesa inovadora pode ser baixada transformando parte do espaço de lugares sentados num


Parte detrás do painel de instrumentação 2a

verdadeiro solário. Os tecidos que revestem os sofás são em Sunbrella marfim vocacionados para o ar marítimo e perfeitamente laváveis. Aqui um dos aspectos fundamentais é a possibilidade de numa questão de segundos poder abrir e fechar o tecto amovível transparente num sistema muito flexível desenvolvido pela Sealine, assim é possível navegar confortavelmente quaisquer que sejam as condições climatéricas.
No posto de pilotagem temos um banco duplo com a possibilidade de aumentar em altura com um simples movimento de almofada, também é de mencionar o painel de instrumentação único que fica independente da fibra podendo ser levantado para qualquer reparação ao nível da electrónica.


Posto de Comando

O casco em V profundo, popa ampla e a largura de 3,70m contribuem para um volume interior muito generoso. Foram efectuados vários testes em tanque de forma a optimizar o casco ao máximo assegurando a estabilidade e a segurança independentemente de qual fosse a velocidade e ao mesmo tempo melhorando o consumo de combustível. E este é um facto que pudemos comprovar dado que mesmo à velocidade máxima o SC35 nunca perde a estabilidade e em curvas apertadas não perde a velocidade. Com condições um pouco mais duras e ondulação de 1,5m a tendência era para levantar a proa pelo que havia que contrariar com o trim ao máximo, o comportamento deste casco de 35 ‘ manteve-se excelente com velocidades entre os 20 e os 25 nós contra o vento


Posto do Comando

Graças às numerosas vigias, a luz natural é uma constante no salão e com luz também as cabinas de proa e de popa dão a sensação de espaço interior sem precedentes. Para aceder á cabina de proa passamos por uma porta dupla o que cria a sensação de espaço aberto, Contígua a esta cabina existe uma área de casa de banho com duche separado. Este espaço tem uma segunda porta que liga directamente ao salão. A cabina à popa tem 3 camas individuais e no salão é possível montar uma cama extra. Um sofá com chaise longue, bancos macios e uma mesa de refeições formam a sala de estar que está de frente para a cozinha em L completamente equipada. Com muito espaço de arrumação e de trabalho, integra ainda a inovação da Sealine de espaço para o lixo por detrás do lava-loiça.
As cores são repousantes e naturais, com cantos em madeira de nogueira, painéis em nogueira clara e com tecidos em marfim, azul prata e castanho chocolate. Como segunda palete de cores contrastantes temos verde limão, laranja papaia e carmim escuro. Como existem muitas escotilhas no interior é muito fácil arejar este espaço.


Salão

Este modelo estava equipado com Display da Raymarine C120, antena e instrumentação ST60 Raymarine e Rádio VHF Ray 240E

Especificações Técnicas
Comprimento 11m
Largura 3.70 m
Altura acima da linha de água 4.04m
Calado (propulsores de proa baixados) 0.93 m
Pé direito interior 1,93m
Capacidade de combustível 2 x 375 l
Capacidade de água 200 l
Peso em seco 7.200 kg

Motorização Opções:
2 x Volvo Diesel D4 225/DP 225 cv 27 a 30 nós
2 x Volvo Diesel D4 260/DP 260 cv 31 a 34 nós
2 x Volvo Diesel D4 300/DP 300 cv 33 x 36 nós


Tecto de abrir Sistema flexível da Sealine

Preço sem Iva à saída da fábrica base 149.950 Libras
Para exportação acrescentar mais cerca de 5%

Medições:
Totalmente equipado incluindo gerador, com 5 pessoas a bordo tanque de água cheio e de combustível a ¾ da sua capacidade
De 0 ao topo da velocidade – 32sgs
De 0 até planar – 11 sgs (2000 rpm)
700 rpm – 4.3 nós
1000 rpm – 5.6 nós
1500 rpm – 7.9 nós
2000 rpm – 10 nós
2500 rpm – 16.9 nós
3000 rpm – 25 nós (velocidade de cruzeiro)
(20º inclinação e mantém-se constante)
3550 rpm – 32 nós (velocidade máxima)

AXIUS:Mas não foi só o SC35 a estrela deste evento.


Joystick

A Sealine em colaboração com a Mercruiser instalou no modelo sports cruiser SC29 o novo e revolucionário sistema de stern drive AXIUS que após uma primeira aparição no Salão de Southampton aqui foi experimentado pela imprensa de todo o mundo.
Muito intuitivo, o controlo é feito a partir dum joystick que simplifica em muito todas as operações de acostagem e manobra dentro de portos e marinas. O iniciado pode operar este sistema tão bem como qualquer navegador muito experiente. O sistema AXIUS foi desenvolvido pela Mercury Marine e aplica a tecnologia SmartCraft Joystick Docking. O sistema de controlo Axius é baseado na tecnologia originariamente desenvolvida pela Cummins MerCruiser Diesel para o sistema de propulsão Zeus.
O controlo preciso que este sistema permite é sem precedentes. Todas as manobras sofisticadas dum grande cruzeiro aplicadas num barco de


Controlo a partir do pontão só para quem tem muita experiência

29’ Desde controlar o barco lateralmente, virar, seguir em frente ou para trás e mesmo girar no seu próprio eixo. A aplicação deste sistema não requer qualquer modificação no casco, é tão somente uma actualização na Stern Drive do Mercruiser com revestimento de aço inoxidável e perfeitamente capaz de estar nos ambientes de água salgada por isso mesmo o sistemas Axius tem uma garantia de anti corrosão de 4 anos.
Numa primeira fase este sistema vai estar disponível nos motores Mercury 5.0l MPI para entregas de barcos a partir de Janeiro de 2008.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta