Sessa Key Largo 22

0


Texto e fotos: Vasco de Melo Gonçalves

O Key Largo 22 é uma proposta interessante para quem quer possuir um day-cruiser simples e funcional com a possibilidade de fazer uma incursão na pesca desportiva. A pesca tem vindo a captar cada vez mais adeptos e, os principais construtores mundiais não especializados nesta área, tentam criar modelos de barcos que acompanhem esta tendência mas sem esquecer a principal vocação que é a do cruzeiro.


O modelo que experimentámos consegue conciliar, em certa medida, estes dois mundos tão díspares mas só, se a actividade da pesca for por “graça”. O Key Largo 22 vem equipado com porta-canas e duche que facilitam a pescaria mas, falta-lhe espaço de alçapões e existem “requintes” a mais na decoração do barco.

Ao nível da condução o modelo é de grande qualidade quer na posição de pé como sentado, sendo que o pára-brisas é bastante envolvente e protege bem o condutor e acompanhante. Ao nível da ergonomia do posto de pilotagem nada de negativo a apontar com os comandos bem posicionados e com os pega-mãos com uma implantação correcta. O painel de instrumentos é bastante completo, de boa leitura e com um design moderno.


A configuração do lay-out do convés é clássica de consola central. Pessoalmente gosto deste tipo de configuração a qual permite uma boa circulação a bordo e uma divisão natural de espaços. O espaço de solário é bem conseguido e seguro devido à envolvência do varandim. Os bancos independentes do posto de comando são confortáveis e ajustáveis em altura e longitudinalmente.
O banco junto ao painel de popa é confortável e possui grande capacidade de arrumação no seu interior. Toda a zona de popa pode ser transformada num espaço de refeições com a introdução da mesa amovível.


A plataforma de popa é espaçosa e o acesso faz-se por bombordo através de uma pequena passagem que dá também acesso directo à escada de banhos.
Navegar no Key Largo 22 equipado com o Honda BF150 é divertido devido à grande capacidade de manobra do conjunto, à suavidade de condução e à sensação de velocidade que conseguimos ter quando navegamos a ritmos mais elevados. A sensação de segurança está sempre presente no conjunto quer pelas condições físicas do equipamento utilizado a bordo como pela configuração do casco que nos permite encarar qualquer tipo de águas.

A Navegar

O Key Largo 22 que tivemos a oportunidade de experimentar nas águas do rio Douro estava equipado com o motor Honda BF 150 munido com o sistema VTEC. É, sem dúvida, uma boa relação peso/potência tendo em conta que o barco pesa apenas 1000 kg e tem 6,45 m de comprimento.


Essa boa relação ficou demonstrada nas provas de velocidade do conjunto. Com três adultos a bordo o barco planou em 2,5 segundos, até às 5000 rpm demorou 10 segundos e atingiu a velocidade de 30 nós. O barco mantém-se a planar a uma velocidade de 11 nós e às 2900 rpm e a velocidade máxima de 36,8 nós foi atingida às 5600 rpm.
Gostámos da forma de navegar do conjunto sendo que, o rio Douro, não é o cenário ideal para o Key Largo 22 mostrar todo o seu potencial. Mas contudo é um óptimo local para navegar e explorar todos os recantos maravilhosos que este rio encerra. E, nestas coisas do contacto com a natureza nada melhor que um motor silencioso e com uma entrega de potência suave e precisa. O Honda BF150 cumpre com todos estes requisitos o que tornou a jornada bastante agradável bem como a condução.


O VTEC é uma tecnologia exclusiva da Honda e significa Controlo Electrónico do Comando e Abertura Variável das Válvulas. O VTEC varia a elevação e a duração da abertura das válvulas da admissão para proporcionar performance óptima a baixa e alta rotação. O sistema VTEC utiliza uma árvore de cames com ressaltos de baixo perfil para funcionar a baixa rotação. Às 4 500 rpm, o VTEC engrena os ressaltos de alto perfil para o funcionamento a alta rotação. O resultado é um motor extremamente eficiente, com uma curva de binário mais larga e mais plana, para além de uma entrega de potência suave ao longo de toda a gama de funcionamento do motor.

Interior

A simplicidade é a palavra de ordem num modelo tradicional de consola central. O Key Largo 22 segue as tendências dos grandes construtores europeus que é a de criarem um solário à proa sobre uma pequena cabina. Este é um conceito interessante e que tem tido muita aceitação por parte do público visto que num modelo de reduzidas dimensões podemos conciliar dois universos à partida inconciliáveis que são o do lazer e o da pesca desportiva.


O Key Largo 22 tem ambições para uma utilização na pesca desportiva devido a uma configuração de poço pensada, em certa medida, para esse fim.
A cabina é simples e serve de apoio a uma saída de mar. Apesar de pequena possui uma boa capacidade de arrumação e a possibilidade de ser instalado um WC e uma arca frigorífica.

Ficha técnica
Modelo Key Largo 22
Origem Itália
Construtor Sessa Marine
Comprimento 6,45 m
Boca 2,48
Peso s/motor 1 000 kg
Motorização Honda BF150
Motorização máx. 200 Cv
Lotação 8
Projecto Massimo Radice
Design Christian Grande
Preço s/IVA do conjunto 42 916,67 €
Comercialização Limatla

Ficha técnica do motor
Modelo BF150
Origem Japão
Fabricante Honda
Tipo 4 cilindros em linha, DOHC
Cilindrada (cm³) 2.354
Potência 150 Cv
Peso a seco 217 Kg

Medições
A planar em 2,50 s
Mínimo a planar às 2900 rpm / 11 nós
3000 rpm / 11,7 nós
3500 rpm / 18 nós
4000 rpm / 23,5 nós
4500 rpm / 28,4 nós
5000 rpm / 32,2 nós
5500 rpm / 35,9 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta