Sessa Key Largo 26: Vindo da Itália – A beleza sedutora…

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A zona da proa é, toda ela, ocupada por um amplo e seguro solário.

Com 7,49 m de comprimento, o Key Largo 26 é um modelo intermédio nesta gama da Sessa Marine composta por cinco modelos.
Estamos perante um modelo de pura raça, destinado a um programa de pesca contudo, com bons argumentos para uma navegação desportiva e para o cruzeiro de um dia.

A gama Key Largo caracteriza-se por possuir modelos com uma concepção de casco com desenho agressivo e vocacionado para a velocidade, planadores, manobráveis e seguros. O casco do 26 não é excepção se bem que, não é comparável ao super 36 mas, mantém os mesmos princípios no que diz respeito a comportamento na água.
O seu programa de navegação combina adequadamente as necessidades do pescador com as dos amantes da velocidade e as dos cruzeiristas.


A capacidade de arrumação e a boa circulação a bordo são algumas das mais valias do Key Largo 26.

O Key Largo 26, como barco para o day-cruiser está muito próximo da embarcação ideal! Possui umas linhas elegantes e fluidas, uma decoração acima da média, um lay-out interior bem concebido onde conjuga a funcionalidade com o arranjo estético e, por fim, um navegar muito suave e confortável.

Não é muito vulgar encontrar modelos de barcos nos quais não encontramos problemas, muitos deles provocados pelo fabrico em série. O Key Largo 26 reúne uma série de características ao nível da decoração e acabamentos que o fazem um modelo único. Concebido para uma utilização na pesca desportiva é, a meu ver, excessivo o “luxo” o que este barco encerra. Todo o mobiliário é de uma qualidade


O painel de instrumentos, com uma boa distribuição da informação, possui um espaço para a colocação de um display multifunções.

superior que na utilização na pesca pode sair danificado de uma forma permanente. A boa capacidade de armazenamento é outro dos pontos fortes deste modelo com diversos porões distribuídos ao longo do barco. A conjugação de diversos tipos de utilização levanta problemas aos construtores na busca do equilíbrio da oferta.

Por último e tendo em conta o que já vi publicado sobre este modelo, gostaria de experimentar este modelo com motorização dupla para confirmar ou não as boas capacidades demonstradas com o motor BF225. Com a motorização dupla poderemos ganhar em capacidade manobra e potência instalada mas, aumentamos o peso no painel de popa (2 x 150 Cv é igual a 2 x 217 Kg) em relação à motorização simples que pesava 267 kg.

A NAVEGAR
O Key Largo 26 é um barco rápido e bom planador e, no rio Douro tivemos a oportunidade experimentá-lo equipado com um motor Honda BF225. As condições meteorológicas não podiam ser melhores com a água sem ondulação e uma ausência de vento proporcionaram um passeio fluvial de grande qualidade.
A boa relação peso / potência fez com que o conjunto (com três adultos a bordo) planasse em apenas 1,87 s e que atingíssemos as 5000 rpm em 15 segundos e a fazer uma velocidade de 31 nós.
No que diz respeito a velocidade máxima, penso que o conjunto ficou aquém do seu real potencial devido a uma montagem hélice menos adequada que não nos permitia ultrapassar as 5400 rpm e de fazer mais de 37,4 nós. No regime mais elevado ao imprimirmos mais aceleração o motor correspondia mas, não se conseguia reflectir na velocidade sobre a água. Fiquei curioso de experimentar novamente este modelo pois, em testes já efectuados com este modelo equipado com uma motorização dupla (2 x 150 Cv) de outra marca, a velocidade máxima não ultrapassou os 39,5 nós.


O conjunto tem um comportamento muito neutro quando curvamos a velocidades mais elevadas e, mantém bem o rumo.

Em relação à capacidade de manobra o Key Largo 26 está num bom plano em curvas mais apertadas e em velocidade notando-se, a falta de indicador dos flaps. Em zonas mais apertadas uma embarcação com dois motores tem uma maior capacidade de manobra mas, mesmo assim e num “teste” difícil que é a entrada e permanência numa enclusa, o Key Largo 26 deu bem conta de si, não levantando qualquer problema.
Este modelo possui diversos pontos fortes e, o posto de pilotagem é um desses. Ao nível da informação temos uma boa visão sobre todos os instrumentos de ajuda à navegação. No que diz respeito ao controlo do perímetro da embarcação, ele está assegurado na posição de condução em pé. A navegar o posto de pilotagem – em condução de pé ou sentada – é bem protegido pelo amplo pára-brisas com uma estética e implantação diferente do comum. Ao nível da ergonomia e da qualidade dos materiais tudo foi pensado ao pormenor e no sentido de proporcionar conforto ao piloto.
Ao nível da segurança existem diversos e bem posicionados pontos de apoio ao longo de todo o poço para o piloto e ocupantes.


A cabina é de reduzidas dimensões mas cumpre bem as funções para a qual foi concebida e que é a de apoio e equipada com um WC.

INTERIOR
A evolução dos modelos da Key Largo tem sido, no sentido de criar uma configuração de casco com a proa sobrelevada de forma, a que todo o convés da proa conceda mais espaço interior à cabina. Com 7,49 m de comprimento, o key Largo 26 tem uma silhueta elegante e equilibrada com uma repartição de volumes muito bem conseguida.
A zona da proa, envolta num varandim em inox, é toda ela ocupada por um solário tendo ainda, acesso ao ferro e respectivo sistema eléctrico. É um espaço agradável de se estar mas, se o colchão estiver colocado o acesso ao cofre da âncora fica dificultado ou mesmo impossível.
O poço é um espaço de excepção com um banco junto ao painel de popa que, conjugado com os dois bancos independentes giratórios para o piloto e co-piloto e uma mesa amovível transforma o espaço numa zona de refeições.
Os espaços de arrumos são diversos quer no convés como no interior do banco do painel de popa.
A cabina tem uma boa dimensão para uma embarcação com 26 pés de comprimento. É composta por uma cama dupla e com uma iluminação e circulação de ar asseguradas por duas vigias e a porta de acrílico transparente. O modelo que experimentámos estava equipado com WC (opcional).


A capacidade de arrumação e a boa circulação a bordo são algumas das mais valias do Key Largo 26.

Ficha técnica
Modelo Key Largo 26
Origem Itália
Construtor Sessa Marine
Comprimento 7,50 m
Boca 2,59
Peso s/motor 1 500 kg
Motorização Honda BF225
Motorização máx. 300 Cv
Lotação 8
Design Christian Grande
Preço s/IVA 64 166,67 €
Comercialização Limatla

Ficha motor
Modelo BF225
Origem Japão
Fabricante Honda
Potência 225 Cv
Cilindrada 3471 cc
Peso 267 kg


O acesso à zona da plataforma de popa é realizado com facilidade.

Medições
A planar em 1,87 s
Mínimo a planar às 3000 rpm / 12 nós
3500 rpm / 19,1 nós
4000 rpm / 25 nós
4500 rpm / 30,5 nós
5000 rpm / 35 nós
5400 rpm / 37,4 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta