SunSailor 7.0 MT equipado com Torqeedo para quem gosta do silêncio e da Natureza!

0
O SunSailor 7.0 MT na Foz do Arelho.

O SunSailor 7.0 MT na Foz do Arelho.

Tive o primeiro contacto com o modelo SunSailor 7.0 MT na Foz do Arelho, na Lagoa de Óbidos mas, foi em Lisboa que experimentei este modelo concebido pela SunConcept e com motorização elétrica da Torqeedo. Penso que este modelo de barco é ideal para aquelas empresas de Animação Turística que querem proporcionar aos seus clientes uma forma diferente de usufruírem dos planos de água, em silêncio e num grande respeito pela Natureza.

Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Visão a partir da consola.

Visão a partir da consola.

Cofre para as baterias.

Cofre para as baterias.

Cofre para arrumos junto à proa.

Cofre para arrumos junto à proa.

Proa e respetivo cofre para a âncora.

Proa e respetivo cofre para a âncora.

Espaço reservado para os motores elétricos.

Espaço reservado para os motores elétricos.

Motor elétrico Torqeedo 2.0 Cruiser.

Motor elétrico Torqeedo 2.0 Cruiser.

A consola central.

A consola central.

O SunSailor 7.0 MT

O SunSailor 7.0MT é um modelo de barco vocacionado para a atividade Marítimo Turística.
Para além da redução para Zero dos gastos com os consumos energéticos, pensamos no impacto extremamente positivo para a imagem dos operadores da região e do próprio País, ao transmitir uma imagem de preocupação com a preservação ambiental condizente com os cenários naturais onde essas embarcações operam. E neste caso, o silêncio é de ouro, permitindo um conforto e mobilidade invejáveis e desejáveis neste tipo de utilização.
Design patenteado do casco de deslocamento de 7m, está otimizado para uma velocidade de cruzeiro de 5 a 6 nós, obtida a partir de dois motores elétricos Torqeedo de 6Hp e movido por baterias alimentadas a painéis solares. Este fit tecnológico é altamente eficiente e, conjugado com técnicas especializadas no uso de fibra de vidro, permite que as embarcações possam ser disponibilizadas a preços muito atrativos (25 a 45 mil€).
O casco é construído em fibra-de-vidro monolítico, com gel coat isoftálico e laminação manual em moldes de contacto e resina isoftálica. O convés é construído em fibra-de-vidro monolítico em sandwich de poliuretano, com gel coat isoftálico. Sistema de laminação manual em moldes de contacto e resina isoftálica, com sistema de estrias para apoio e dissipação de calor de painel solar, aumentando desta forma o rendimento do mesmo.
A lotação deste modelo é para 12 pessoas + 2 tripulantes.

torqeedo-cruise-r-1-2889x4946O motor Cruise 2.0
Os motores da nova geração Cruise 2.0 são projetados para atender os exigentes requisitos dos utilizadores profissionais que navegam todos os dias, uma vez que eles estão preparados para enfrentar as condições mais adversas (por exemplo, com lanchas e veleiros até 3 toneladas).
O Cruise 2.0 está agora ainda mais forte no caso de impacto e tem a melhor proteção contra a corrosão quando usado intensivamente no mar.
O modelo Cruise 2.0, comparável a um fora de borda a gasolina de 5 hp, pode ser facilmente montado em seu barco, tanto na versão de acelerador (Remote) e como na versão de cana de leme com controle (Tiller).
Este modelo de motor elétrico só opera com pelo menos uma bateria de lítio (Power 26-104) ou baterias de chumbo (chumbo-gel ou AGM).

torqeedo-cruise-r-34-1024x683torqeedo-cruise-r-31-1024x683Vantagens do motor Cruise 2.0 R
Para além das características já referidas, o Cruise 2.0 R possui ainda um conjunto de vantagens que merecem um destaque nomeadamente, carcaça de alumínio robusta com aletas reforçados, o que dá uma proteção extra em caso de impacto. Retentores herméticos, situados na zona protegida da carcaça. Fabricado em alumínio anodizado altamente resistente à água do mar (AlMgSi1) e com proteção completa contra a corrosão galvânica graças à perfeita harmonização e interação de todos os materiais e isolamento preciso de todos os materiais com diferentes propriedades eletroquímicas.
Todos os componentes são estanques à água IP67.

A manobra é feita de forma simples e silenciosa.

A manobra é feita de forma simples e silenciosa.

A nossa opinião
Realmente é “estranho” efetuar a manobra de saída do pontão e da doca sem qualquer ruído. Foi isso que me aconteceu da Doca de Alcântara, em Lisboa, quando fui experimentar o SunSailor 7.0 MT num dia de chuva!
O modelo possui uma conceção de layout muito interessante e eficaz que permite instalar os passageiros de forma a manter o equilíbrio e estabilidade da embarcação. Os sofás são confortáveis e, o seu posicionamento permite que o passageiro consiga ter uma perceção da sua envolvente mas também estabelecer uma conversação com os restantes elementos do grupo. A posição da consola é central, o que permite um perfeito controlo de todo o perímetro da embarcação bem como, da perfeita integração do guia com os seus passageiros.
A consola de pilotagem é equilibrada, ao nível do desenho e da dimensão e, possui espaço para a instalação de todos os equipamentos de ajuda à navegação. Na circulação a bordo deverá ter-se algum cuidado com a passagem de estibordo junto à consola pois, com um toque facilmente acionamos os comandos do motor.
Os dois motores elétricos estão colocados nos respetivos cascos e as baterias na zona central da embarcação.
O acesso ao interior da embarcação pode ser feito através de uma pequena porta existente à popa ou lateralmente. O pisar dos painéis solares não causa qualquer dano aos mesmos.
O bimini é um equipamento extra mas é essencial para uma vida a bordo confortável. Nesta saída concreta protegeu bem da chuva!
A navegação no SunSailor 7.0 MT é irrepreensível. A suavidade, o ritmo e o silêncio permitem que nos concentremos na paisagem ou na simples conversa (sem ser aos berros!). Uma sensação diferente que nunca tinha experimentado…numa embarcação com motores.

Equipamentos standard
Baterias (4 x): Rolls 12v/503a
Motores (2 x): Torqeedo Cruise 2.0 rl
Carregador de bateria: Victron Skylla i 24/80
Conversor de volt.: Victron Orion 2412-40
Sistema completo de ligação proteção elétrica
Sistema de direção completo
Conjunto luzes de navegação e cortesia
Escada de inox de acesso
Conjunto de ferragens completo

torqeedo-cruise-r-1-2889x4946Ficha técnica do motor
Modelo: Cruise 2.0R | Fabricante: Torqeedo | Potência de propulsão: 1 120 W | Peso: 15,3 kg (S) e 16,2 kg (L) | Coluna: 62,5 cm (S) / 75,5 cm (L) | Hélice standard: 19 km/k / 4000 W | Sistema basculante: Manualmente com proteção contra encalhe | Inclinação: 61,3 ° | Sistema de trim: Manual com 4 posições | Computador de bordo integrado: Sim | Comercialização: http://www.torqeedo.com/es/productos/fuerabordas/cruise/cruise-2.0-r/M-1230-00.html

sunsailer7mt_paginaFicha técnica do conjunto
Modelo: SunSailor 7.0 MT | Origem: Portugal | Construtor: SunConcept | Comprimento: 6,98 m | Boca: 2,40 m | Calado: 0,40 m | Lotação: 12PAX | Potência motor: 2 motores elétricos Torqeedo 2 KW 24 V (6HP) | Autonomia sem sol: 6-9H (5 nós) | Preço base: Desde 37 700.00€ (s/ IVA). http://www.sunconcept.pt/

Apoio

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta