Thomas Coville com um novo trimarã

0

No passado sábado, 02 de março, pelas 11.30 o estaleiro Multiplast, em Vannes (França), abriu as suas portas para apresentar o seu mais recente projeto: o trimarã da Classe Ultim.

20 meses de construção …
Iniciado em julho de 2017, após 20 meses de construção, as equipas da Multiplast e da Team Sodebo estão honradas de apresentar ao público este novo maxi multicasco. Para este 3º trimarã Ultim sob as cores da Sodebo, Thomas Coville reuniu em torno de si uma equipa muito grande e multidisciplinar, tanto para o design como para a construção. O resultado é um barco diferente, com opções arquitetónicas marcadas em particular em termos de aerodinâmica e combinando perfeitamente com os desejos de seu skipper.
Mas fabricar um trimarã Ultim não envolve apenas milhares de metros quadrados de fibra de carbono e colocar centenas de metros quadrados de Nomex, é também uma história de mulheres e homens que trabalham juntos há quase dois anos para alcançar um objetivo comum.
Thomas Coville refere: ” Para este novo projeto, a Multiplast era óbvio. A sua experiência na fabricação de peças de tamanho fora do normal como um casco central ou um flutuador Ultim fizeram desta empresa um parceiro natural … Nós vivemos com eles durante todo o projeto! Eles receberam-nos, compartilhámos, continuámos a aprender e a trabalhar juntos com respeito e complementaridade. É nesta capacidade de viver projetos tão complexos que reconheço os valores raros e valiosos desta empresa. Existem muitas complexidades e inovações tecnológicas neste novo barco que começaram do zero, mas também uma grande cumplicidade e desejo mútuo de fazer o trabalho e fazer o trimarã diferente“.

Cooperação
Elie Canivenc, Diretor Técnico da Team Sodebo, confirma estas observações: ” A cooperação entre um estaleiro como a Multiplast e uma Offshore Racing Team não é uma tarefa fácil; o primeiro a planear o trabalho de dezenas de técnicos e o segundo, que desejava apresentar os planos de construção o mais tarde possível, a fim de permitir o máximo de tempo para os estudos. Nesse contexto bastante particular, na Multiplast pudemos confiar num construtor que escutou os nossos problemas e as nossas necessidades, sabendo como trabalhar em estreita colaboração com as nossas equipas “.
Aliás, além do posicionamento das estações de leme e da célula de vigilância localizadas entre o braço dianteiro e o pé do mastro, o que vamos reter na Multiplast nesta construção é uma colaboração de todos os tempos entre as nossas equipes e as de Thomas para lançar um multicasco fora do comum.
Este trimarã de 32 m de comprimento e 23 m de largura é uma joia da tecnologia. Nos próximos meses ele vai juntar-se ao Gitana 17 , Actual (ex. Sodebo 4), Macif e ao novo Banco Popular XI na Classe Ultim. O seu campo de regatas será o Atlântico com o destaque da Route du Rhum 2022, mas também a Volta ao Mundo em solitário ou em tripulação.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta