VALIANT: Vanguard 570 – Sensível e nervoso

0

Copyright © Texto e fotos: Lobo do Mar

A marca de embarcações semi-rígidas Valiant há muito que é uma referência no sector e, agora, com a integração plena no Grupo Brunswick está a estruturar-se para fortalecer ainda mais a sua posição.

Durante dois dias, entre Vila Nova de Cerveira e Baiona (Espanha), tivemos a oportunidade de inteirarmo-nos das principais iniciativas que este construtor irá levar a cabo durante o ano de 2008 e experimentar dois modelos da gama Vanguard: o 570 e o 750 Cruiser.
É notória a actual forma de gestão da escola norte-americana com objectivos bem definidos e com uma estratégia clara.


Para 2008 são várias as novidades de modelos a apresentar. Está previsto o lançamento de quatro novos modelos – V900 Cruiser, 620 Frazer, 620 Diesel e TM 470 – destinados a segmentos de mercado diferenciados. O modelo V900 Cruiser é uma primeira aproximação ao mercado dos semi-rígidos de lazer, equipados com cabina e com um lay-out de embarcação day-cruiser. Este novo modelo ainda se encontra em fase de estudo tendo já sido construído o primeiro protótipo sendo que a motorização poderá ser interior ou fora de bordo. Com o modelo Frazer, a Valiant, dá um passo de gigante no que diz respeito ao design rompendo com a imagem clássica que até agora a tem caracterizado. Em relação ao comprimento, o novo Frazer deverá situar-se nos 6 metros. O modelo TM 470 é uma embarcação mais utilizada para trabalho.


A restante gama de modelos que compõem a actual oferta da Valiant irá receber alterações de pormenor de onde se destaca o reforço, em alguns modelos, do painel de popa para receber motores que são cada vez mais potentes e logo mais pesados.
Ao nível dos acessórios, a Valiant encetou uma renovação na sua oferta com um especial destaque para as novas consolas com um design moderno e com múltiplas funcionalidades.

O Vanguard 570 equipado com Mercury Optimax 115
O Vanguard 570 não sendo um modelo novo apresenta as novas combinações de cores que a Valiant está a lançar para 2008. Equipado com um motor Optimax de 115 Cv funciona como um conjunto muito homogéneo e de uma utilização polivalente. O motor a dois tempos Optimax já tem provas dadas no mercado e é mais do que suficiente para o barco em questão. Devido ao seu comprimento, o Vanguard 570 é mais sensível quando navegamos a alta velocidade tendo que o piloto recorrer mais ao trim para manter a direccionalidade do conjunto.
O modelo Vanguard 570 que experimentámos já possui as novas combinações de cores que a Valiant irá apresentar nos modelos de 2008. Trata-se, sem dúvida, de um rejuvenescimento dos modelos conferindo-lhes um aspecto mais alegre e rompendo, um pouco com as cores tradicionais deste construtor.


Mas é a navegar que este modelo mostra todo o seu potencial. Na saída da marina podemos logo testar a capacidade de manobra do conjunto tendo que se ter algum cuidado com a aceleração do motor que possui uma resposta muito instantânea. A navegar já em mar aberto o comportamento do conjunto é irrepreensível com o motor a responder bem a todas as solicitações. Quando apertámos mais com a velocidade o conjunto tornou-se mais instável talvez pela falta de algum peso a bordo visto estarmos apenas dois adultos. Esta reacção não é nada de alarmante apenas obriga a uma atenção redobrada. Ao nível do equipamento, a consola central cumpre bem protegendo o piloto e o acompanhante e com bastante espaço para instalação de instrumentos.


Ficha técnica do motor
Modelo Optimax 115
Origem USA
Fabricante Mercury
Tipo 3 cilindros em linha
Ciclo 2 Tempos
Cilindrada (cm³) 1 526
Potência 115 Cv
Peso a seco 170 Kg

Ficha técnica
Modelo: Vanguard 570
Origem: Portugal


Construtor: Valiant
Comprimento: 5,60 m
Comprimento interior: 4,00 m
Boca: 2,40 m
Largura interior: 1,30 m
Ø do flutuador: 0,55 m
Nº. de câmaras: 5 + 1
Peso: 371 kg
Motorização: Optimax 115
Capacidade de combustível: 106 L
Comercialização: Valiant


Medições
A planar: 2,37 seg.
Aceleração:
24 nós – 5,02 seg. – 5000 rpm
27 nós – 8,39 seg. – 5500 rpm
Velocidade máxima: 38,7 nós
Mínimo a planar: 10 nós – 3000 rpm
3500 rpm – 19,8 nós
4000 rpm – 23,5 nós
4500 rpm – 27 nós
5000 rpm – 30,4 nós
5500 rpm – 35,5 nós
6000 rpm – 38,7 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta