Wellcraft 232 Coastal

0

Sem dúvida, a pesca desportiva!

O construtor norte-americano Wellcraft quase não precisa de apresentações devido à sua qualidade de fabrico e de ser uma referência na indústria.
A sua gama Coastal, dedicada essencialmente à pesca desportiva, apresenta um nível de exigência pouco habitual na indústria europeia. O modelo 232 Coastal que tivemos a oportunidade de experimentar no Algarve, através do importador da marca – Santa Maria Artigos Náuticos – é um digno representante desta filosofia de barco.

Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Em Faro, o 232 Coastal (6,81 m de comprimento) estava equipado com um motor Yamaha F250B com 250 Cv de potência que formava um conjunto muito homogéneo.

Exterior bem pensado
A concepção deste modelo é um dos seus grandes trunfos e, por uma razão muito simples, quem o concebeu sabe perfeitamente quais são as necessidades do seu potencial proprietário. O 232 Coastal é destinado a todos aqueles que gostam da pesca desportiva mas que não dispensam conforto a bordo.
O lay-out interior é marcado pela simplicidade e por uma distribuição equilibrada. O poço é fulcral com os diversos espaços para arrumos, os viveiros, as zonas de trabalho, a borda com uma boa altura e segura para quem está em acção de pesca. Os bancos são rebatíveis o que permite um maior conforto aos utilizadores quando não se está à pesca.

O posto de pilotagem é ergonómico e possui uma cadeira com diversos tipos de afinação e regulação que, para além de uma cómoda posição de pilotagem, um controlo perfeito para ajudar o pescador em acção de pesca. Parte do poço é coberta por um hard-top que proporciona grande conforto e segurança, através da sua estrutura. O hard-top serve também, para colocar os porta-canas e passa-mãos que facilitam o acesso à zona da proa.

A cabina de proa completa a oferta do 232 Coastal. Possui uma concepção simples mas permite uma pernoita a bordo sem qualquer dificuldade e com algum conforto.

Navegação irrepreensível
Tive a oportunidade de experimentar o conjunto em dois cenários completamente diferentes, nas águas interiores da ria de Faro e no mar. O comportamento é irrepreensível e a relação com a potência do motor muito boa com a velocidade máxima a superar os 40 nós e a velocidade de cruzeiro a situar-se nos 28 a 29 nós, às 4500 rpm.

A configuração do casco permite uma navegação segura, mesmo com ondulação, quer a favor como contra a onda. A suavidade é mais uma das características deste conjunto, ao saltar, a amaragem é muito suave e não sentimos qualquer situação de insegurança.
A capacidade de manobra é boa e a resposta do motor eficiente. Estas duas características ficaram bem patentes quando passámos a barrinha com alguma agitação e com ondulação.

Ficha técnica
Modelo 232 Coastal
Origem USA
Construtor Wellcraft
Comprimento 6,80 m
Boca 2,64 m
Peso 1 633 kg
Calado 0,81 m
Potência máx. 300 Cv
Capacidade de combustível 435 L
Capacidade de água 30 L
Motor Yamaha F250B
Preço do conjunto 63 000€
Importador Santa Maria, Lda.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta