Xenta a bordo do Sanlorenzo 50 Steel “Almax”

0

“Almax”, o primeiro Sanlorenzo 50Steel e estrela do Monaco Yacht Show 2024, é um superiate destinado a deixar uma impressão duradoura nos próximos anos.
Com inúmeras inovações revolucionárias, este iate foi entregue em julho de 2024 ao seu proprietário e Presidente Executivo, Massimo Perotti. Entre as inovações mais notáveis está o sistema modular Reformer Fuel Cell, alimentado por hidrogénio gerado a partir de metanol verde, que fornece energia ao sistema de hotelaria a bordo com emissões zero.

©Guillaume Plisson

O design exterior, da autoria da Zuccon International Project, e os interiores, concebidos por Piero Lissoni, apresentam uma disposição que desafia os limites do design tradicional de iates. Destaca-se ainda o sistema patenteado HER (Hidden Engine Room) da Sanlorenzo, que redefine os espaços técnicos e volumes internos, permitindo uma disposição mais eficiente da casa das máquinas.

A completar estas inovações está o sistema X-POWER da Xenta, que proporciona um controlo intuitivo e seguro do sistema de propulsão híbrido, desenvolvido em colaboração com a Siemens Energy.

A visão partilhada da Sanlorenzo, da Siemens Energy e da Xenta para o futuro do iatismo internacional foca-se na redução da pegada ambiental dos iates e superiates, promovendo uma experiência náutica de baixo carbono.

©Guillaume Plisson

O “Almax” está equipado com um sistema de propulsão que oferece três modos distintos de navegação: diesel-mecânico, diesel-elétrico e 100% elétrico. O sistema, fornecido pela Siemens Energy e desenvolvido com a engenharia da Sanlorenzo, foi criado pela Xenta, marca tecnológica do Quick Group especializada em sistemas de controlo integrados, com o objetivo de melhorar a manobrabilidade da embarcação.

Como destaca a Sanlorenzo “Com o protótipo 50Steel, a Sanlorenzo escolheu a Xenta como parceira para a integração do sistema de controlo do seu inovador sistema de propulsão híbrido.
A versatilidade operacional do 50Steel é garantida pelas diferentes configurações disponíveis, desde a operação tradicional com motores diesel até ao modo silencioso ‘zero emissão’, alimentado por motores elétricos via baterias.
A Xenta desenvolveu um sistema único que integra propulsão, geração de energia e manobra numa solução intuitiva, ergonómica e compacta. Durante a fase de desenvolvimento, a flexibilidade, capacidade de adaptação rápida e colaboração com os vários parceiros envolvidos tornaram a Xenta o parceiro ideal.
O resultado é um sistema altamente fiável que reflete plenamente a visão inovadora e sustentável da Sanlorenzo.

Esta solução transforma completamente a experiência de navegação, possibilitada por uma arquitetura de hardware e software desenhada à medida. A Xenta gere todos os modos de propulsão — seja no controlo de motores de combustão interna (modo diesel), seja de motores elétricos (modo elétrico). Além disso, é possível ativar o modo híbrido, no qual os motores de combustão interna acionam os motores elétricos, utilizando a energia gerada pelas máquinas elétricas reversíveis para alimentar os serviços de hotelaria a bordo. Isto permite uma gestão energética otimizada, reduzindo significativamente a necessidade de energia elétrica dos geradores principais.

Lorenzo Mongiardo

Temos orgulho em ser co-protagonistas de um projeto tão desafiante, que está totalmente alinhado com um dos valores centrais do nosso Grupo: a sustentabilidade”, afirma Lorenzo Mongiardo, Chief Innovation Officer do Quick Group. “Este tipo de sistema Xenta adapta-se completamente a configurações de acoplamento diesel-elétrico, seja em ‘linha’ ou ‘paralelo’, graças à gestão direta das embraiagens e sincronização das rotações dos motores, oferecendo máxima personalização. Além disso, garantimos elevados padrões de segurança com sistemas redundantes para propulsão diesel.

No que toca à experiência do utilizador (UX), as equipas de I&D das empresas envolvidas não deixaram nada ao acaso. Através de um visor posicionado no painel de controlo, o capitão pode selecionar facilmente os três modos operacionais, que são transmitidos diretamente ao sistema da Siemens Energy e controlados através dos aceleradores eletrónicos X-POWER da Xenta. Estes aceleradores controlam a potência, a mudança de engrenagem e a transição entre os diferentes sistemas de propulsão. O visor permite ainda ao operador controlar o modo de geração elétrica da embarcação, desengatando o sistema de propulsão e ativando os geradores apenas para alimentar os serviços de hotelaria, quando necessário.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta