Yamaha lança motores no Alqueva: Novos F40 a 4 tempos

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

Foram quatros os modelos que experimentámos no grande lago do Alqueva aquando da apresentação à imprensa novo F40 da Yamaha. A construção nacional forneceu três modelos e, de Espanha, veio o quarto.
O Astec Compact 420 é pequeno e rápido e, provavelmente com potência a mais.
Neste Astec 420, um pequeno semi-rígido cheio de carácter estava montado um dos novos F40 da Yamaha. Esta marca japonesa continua a produzir motores de tecnologia avançadíssima capazes das melhores performances e muito fiáveis, tornando a navegação mais relaxante e aprazível e a preços competitivos.
Com o F40FEDL atingimos 28,5 nós de velocidade de ponta e aos 23 nós de velocidade de cruzeiro curvava sem problemas, com dois adultos a bordo.


O Sport Marine 410 é um modelo ideal para quem se quer iniciar com um conjunto de pequenas dimensões.
O pequeno mas vibrante Sport Marine 410, estava equipado com o Yamaha F40FEDL e enquanto conjunto a sensação que transmitiu foi a de um pequeno “Pepe Rápido”, mas que provavelmente poderia ser mais eficaz com 10 Cv a menos. Como todos os motores de 40 CV desta geração, também este vinha equipado com o novo sistema YCOP que caracteriza os novos modelos F40 e F30 para 2009. YCOP (Yamaha Customer Outboard Protection). Este sistema de grande simplicidade e eficácia é fácil de utilizar e muito eficiente – com um simples comando à distância que tranca e destranca o motor com um simples carregar de botão. Tal como no seu carro!
Apesar de termos sentido o barco pouco equilibrado, em termo de velocidade surpreendeu, atingindo os 27,3 nós de velocidade máxima, fixando-se a velocidade de cruzeiro nos 21 nós.
O Narwhal WB-480 First é mais vocacionado para uma utilização em trabalho.


A sua vocação será a de apoio a clubes de vela, marinas ou caça submarina
Testamos o Narwhal 480 com dois adultos a bordo, não sendo possível verificar as suas performances carregado com material de mergulho, ou com lotação máxima. Mesmo com os flutuadores um pouco no ar, a não cumprir a sua missão de estabilização, o barco equipado com o Yamaha F40FEHDL, provou que tem capacidade para cumprir as missões mais pesadas, isto graças ao excelente desempenho do novo F40, muito silencioso e vivo.
Estes novos motores têm a tecnologia Yamaha para ligar ao sistema digital em rede pré-instalada com grande variedade de Manómetros Digitais em Rede. Os manómetros são opcionais, mas proporcionarão grande precisão, clareza na leitura e maior controlo. Com os manómetros ligados ao sistema em rede, beneficia-se da função, exclusiva e muito útil, Yamaha variable trolling speed (VTS).
O OBE Fisher 485 Natur foi concebido para uma utilização em marítima turística.


Para passear os amantes da natureza.
Como os restantes modelos testados também o F40FEHDL que equipava o OBE Fisher, vinha equipado com o sistema anti roubo, exclusivo da Yamaha e o sistema EFI – Injecção electrónica de combustível multi-ponto. O novo design das válvulas reguladoras, um tubo distribuidor de admissão mais extenso e um novo micro-computador traz-lhe arranque na chave, operação silenciosa, grande aceleração e velocidades acima da média.

Ficha do motor
Modelo – F40FEHDL
Potencia – 40 Cv
Nº de cilindros – 3
Alimentação – Injecção Electrónica


Nitro Z7 com F225CETL
Maior e melhor
Mais rápido e mais económico
Líder do mercado dos motores fora de borda, a Yamaha apresentou, numa acção de promoção muito forte e bem organizada, duas das suas novas unidades para 2009 que já estão disponíveis em Portugal.
As novidades centraram-se em dois segmentos muito distintos. Os novos motores a quatro tempos de média cilindrada, os F40, com várias opções de montagem e de condução e o grande e potente F225, obviamente também a quatro tempos.
Se os modelos F40 estavam todos montados em embarcações de pequenas dimensões que não excediam os 4,85 metros, já o F225 equipava o Nitro Z7, um barco que já tivemos o privilégio de testar.
Neste conjunto, em relação ao conjunto testado como F150, nota-se mais rotatividade nos regimes baixos e médios, o que permite um passo no hélice de 25 em vez de 27, fazendo com que o barco plane mais cedo e tenha um consumo muito menor.


A velocidade de cruzeiro é de 75Km/h ás 3.500 rpm e um consumo de 24l/h. Em apenas 1 segundo e meio passa das 3.500 para as 5.000 rpm, atingindo os 97 Km/h consumindo 52l/h sendo a velocidade máxima é de 112 Km/h.

Ficha do motor
Modelo – F225CETL
Potencia – 165.5Kw (225hp) / 5500rpm
Cilindrada – 3352 cc
Carburação – Injecção Electrónica de combustível multi-ponto
4 Tempos – 60º V6 – DOHC /24 válvulas com Árvore de Cames Variável
Peso sem hélice – 265 Kg

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta