Yamaha Portugal: 1º semestre com um balanço positivo…

0

Após o primeiro semestre de 2020, as marcas e empresas começam a ter uma visão mais clara da evolução do mercado português na sequência do impacto provocado pelo Covid-19.
Pedimos a Pedro Nunes, Diretor Marine YME Sucursal em Portugal, que nos fizesse uma análise dos primeiros 6 meses da marca.

…O semestre teoricamente poder-se-ia dividir em duas metades. O trimestre antes do COVID-19 e o depois. Mas os números expressão resultados mais complexos.
2020 foi o segundo ano em que a Nauticampo se realizou em Fevereiro e assim sendo os primeiros dois meses do ano, são sempre alavancados com o efeito do Boat Show Nacional e as vendas de motores para as marcas expostas e pelas ações e campanhas que habitualmente decorrem.
Nestes primeiros dois meses o mercado (todas a marcas de motores fora de borda) cresceu 24% em relação ao mesmo período em 2019. A Yamaha, nesse período cresceu exatamente o dobro, aumentando consideravelmente a sua quota de mercado.
O mês da viragem foi obviamente Março, altura em que o confinamento obrigatório começou na segunda quinzena e teve logo um efeito negativo nas vendas. O mercado no fecho do primeiro trimestre decresce 7,3% e a Yamaha ainda consegue manter-se a crescer 12,7% no total dos primeiros três meses.
Em Abril o decréscimo do mercado acentua-se, menos 16,9%, mantendo-se as vendas da Yamaha a crescer 5,4%.
Em Maio, ultimo mês até agora reportado pela ICOMIA, a fonte dos dados que estou a informar, o mercado no acumulado dos 5 meses reduz 19% em relação a 2019 e a Yamaha tem exatamente as mesmas vendas, não crescendo, mas também não acompanhando o decréscimo do mercado, motivado obviamente pela crise do COVID-19.
Quanto ao mês que fecha o primeiro semestre, não há ainda dados do mercado proveniente da ICOMIA, apenas as vendas da marca que represento e tendo sido um mês muito positivo, inclusive o melhor mês deste ano, acreditamos que o tenha sido para a generalidade do mercado, o que significaria uma recuperação do mesmo e diminuição da diminuição em relação ao ano passado. A Yamaha no total do semestre cresceu felizmente 14,5% as suas vendas, com destaque para as vendas do mês da Nauticampo, em Fevereiro e do mês de inicio do verão, o passado mês de Junho”.

Quando questionado sobre o porquê destes resultados positivos, Pedro Nunes refere, “…No nosso entender estes resultados da Yamaha, em contra-ciclo e contra COVID-19, fazendo a quota de mercado da Yamaha aumentar significativamente, deve-se à estratégia da marca e plano de marketing, vendas e serviço colocado em prática em 2020, mesmo com o impensável Corona Vírus e a crise sanitária e económica provocada pelo COVID-10.
A estratégia da marca, passa pela qualificação da sua rede de Concessionários, com a nova Identidade Visual das Lojas Yamaha Marine, assim como a adoção de procedimentos de qualidade de serviço antes e pós venda. Passa também pelas parcerias estratégicas com estaleiros Nacionais e Europeus, através dos seus importadores de marcas de barcos reputadas e que são emponderadas pela marca, ou seja Empowered by Yamaha. E também pela comunicação permanente da marca com os seus públicos, os Concessionários, através de formação e acompanhamento reforçado durante o confinamento, através dos meios on-line e claro para com os clientes finais da marca, com informações permanentes, maioritariamente através das redes sociais, do site da marca ou das Lojas Yamaha Marine, sobre os produtos (motores, packs, barcos, rigging e motos de água), como e onde utilizar, serviços pós venda e claro, promoções e campanhas muito apreciadas pelos clientes.
Do plano, destacam-se ações como a #YAMAHA2020 na Nauticampo, onde a Yamaha apresentou a maior exposição de sempre e oferta de mais de 50 packs com as melhores marcas de barcos, a campanha de responsabilidade e ação prática de defesa do meio aquático, #CleanTheSea4YamahaMarine – Clean The Sea, as campanhas #ESTEANO É hora de trocar o seu motor!, promoção através do financiamento das Waverunners (motos de água) e os passeios #YAMAHACRUISINGEXPERIENCE, em Julho (originalmente em Junho) a subida do Rio Douro e em Setembro (originalmente em Maio) o passeio de Olhão a El Rompido, em Espanha”.

Helm Master EX

Os novos produtos também ajudaram nos crescimento ”…a Yamaha também introduziu no mercado uma nova gama dos seus pneumáticos YAM como muitas inovações de qualidade, apresentou um novo motor XTO, V8 com 375cv, o novo F300D, um V6 com toda a unidade inferior e hélice de um V8 e a recente inovação e produto pioneiro, o novo Helm Master EX, um completo sistema de navegação para motores fora de borda Yamaha eletrónicos (DBW) a partir do 150cv até a XTO, com um Joystick para um só motor, piloto automático original Yamaha, direção 100% elétrica e eletrónica entre outros comandos e instrumentos que tornam a navegação mais suave, fácil, segura e divertida.
Cremos que é por tudo isto e pelos nossos estimados clientes, que nos preferem e agradecemos por isso e nos confere a responsabilidade de continuar a fazer mais e melhor, que num ano teoricamente muito difícil, na prática a Yamaha está a conseguir ultrapassar os escolhos e obstáculos”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta