Zodiac Medline II

0

Copyright © Texto e Fotos Lobo do Mar

O modelo Medline II da Zodiac possui todos os atributos para passar um dia de mar com grande qualidade. Isto deve-se a variadas ordens de factor mas, a mais relevante tem a ver com uma concepção de lay-out interior inovadora e muito prática. Os responsáveis pelo estaleiro conseguiram criar diferentes espaços de estar ao longo de toda a embarcação os quais são, facilmente transformados em solários. A zona da proa é interessante pela sua configuração e possibilidade de utilização pois, conseguimos ter um espaço para estar ou para tomar uma refeição (graças à mesa amovível). Para além da disposição, a capacidade de carga e arrumação também é boa com cofres situados à proa (três cofres distintos sendo um deles para a âncora e respectivo cabo) e à popa.


A qualidade dos materiais empregues no fabrico dos estofos bem como das ferragens são de nível superior. Um outro pormenor que confere um aspecto de requinte à embarcação é o revestimento do convés com uma teca artificial.
A prática de desportos náuticos também está prevista na utilização do Medline II graças à implementação de um mastro em inox, com plataforma em teca (temos a possibilidade de instalar luzes de navegação ou antenas de equipamentos), que graças à sua configuração permite a prática de wakeboard e ski.

Ao nível da motorização a Zodiac estabeleceu um acordo com o fabricante de motores Yamaha para o fornecimento de packs. O modelo que experimentámos estava equipado com uma unidade de 80 Cv de potência que, com dois adultos a bordo, teve um comportamento irrepreensível. Com carga e com a lotação completa (11 pessoas) poderá ser fraca a potência instalada prevendo, o construtor, um máximo de potência de 150 Cv.

Ao nível da construção temos um casco fabricado em poliéster com um V profundo e contra-molde. Os flutuadores são amovíveis com reforços nas extremidades e o tecido utilizado no seu fabrico é o Sharc™Duotex™ 2 x 1100 que foi desenvolvido pela Zodiac .
Ao nível dos extras e tendo em conta as características do Medline II penso que o kit de duche com um depósito de água doce de 50 L é importante.

A NAVEGAR


O Medline II foi um dos melhores modelos de semi-rígido (dentro do seu segmento) que tive a oportunidade de experimentar.
Um casco bem conseguido e com um V profundo proporciona uma navegação confortável mesmo quando contra a vaga. A posição de condução, sentada ou de pé, é irrepreensível graças à concepção de banco com diversas afinações, à ergonomia dos comandos e volante bem como, à consola envolvente e segura.
De nada serve ter um bom casco se não tivermos uma unidade motriz ao mesmo nível e, o F80 está. O motor Yamaha F80 é uma unidade a 4 tempos com 4 cilindros em linha e uma cilindrada de 1596 cc. Como principais características temos:


– EFI – Sistema de Injecção Multiponto (Injecção Electrónica de Combustível) para uma performance mais ecológica e eficiência do combustível;
– Motor DOHC (Dupla Árvore de Cames à Cabeça) confere uma aceleração e performance melhoradas;
– Ajuste variável de RPM;
– Sistema de arranque sem botão do ar PrimeStart™;
– Power Trim & Tilt de grande amplitude para permitir um controlo suave com um simples botão;
– Protecção anticorrosão ideal Yamaha, que cuida do seu motor para toda a vida.

A conjugação de um bom casco com um bom motor permite obter performances de qualidade. Nos testes de velocidade o conjunto planou em 11,66 segundos e chegou às 5000 rpm em apenas 5,53 segundos e com uma velocidade de 34 nós. A velocidade máxima atingida com o conjunto lançado foi de 34,3 nós às 5800 rpm e com auxílio do trim para equilibrar e estabilizar.
A condução é extremamente simples mesmo a velocidades mais altas. O conjunto é muito progressivo e a potência fornecida de uma forma suave.

INTERIOR


O Medline II possui um lay-out interior e uma qualidade de equipamento e de decoração só visto em embarcações de maior porte. Face às suas características estamos perante um modelo vocacionado para uma clientela exigente e conhecedora. Por vezes olhamos para os semi-rígidos como embarcações de trabalho ou somente para uma utilização em actividades subaquáticas. Este modelo está muito para além desse conceito e rivaliza, ao nível da decoração e qualidade de acabamentos, com modelos em fibra do mesmo tamanho. A grande vantagem deste modelo para além de um navegar seguro e com performance é, a facilidade de utilização quer nas manobras dentro da marina como no acesso a enseadas.

Neste modelo houve diversos aspectos que me chamaram à atenção. A capacidade de arrumação e a boa distribuição ao longo do barco. A zona da proa com diversos pontos de apoio para um reforço de segurança quando navegamos. A facilidade de acesso à água pela popa.

Ficha técnica


Modelo Medline II
Origem França
Construtor Zodiac
Comprimento 5,98 m
Comprimento interior 4,95 m
Largura 2,5 m
Largura interior 1,35 m
Ø do flutuador 0,57 m
Peso s/motor 690 kg
Nº. de câmaras 5
Potência máx. 150 Cv
Preço base s/motor 28 200€
Comercialização Nautimeta / Mendal

Ficha motor
Modelo F80
Origem Japão
Fabricante Yamaha
Potência 80 Cv
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1596cc


Peso 170 kg

Medições
A planar em 11,6 segundos
Até às 5 000 rpm em 5,53 s e 34 nós
Mínimo a planar 3000 rpm / 8,5 nós
3500 rpm / 13,7 nós
4000 rpm / 17,5 nós
4500 rpm / 20,9 nós
5000 rpm / 24 nós
5500 rpm / 27 nós
5800 rpm / 34,3 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta