A Indústria da Náutica de Recreio, no Reino Unido, Faz Aumentar o Turismo No Mercado Interno

0

A British Marine Federation anunciou a publicação dum relatório que quantifica o impacto da indústria da náutica de recreio na economia. Esta compilação que foi levada a efeito a pedido da BM, pela GHK Consulting Ltd., foi publicada durante o Salão de Londres e é demonstrativa de que para além do valor acrescentado de 700 milhões de libras, esta indústria dá um contributo de 2,2 biliões de libras ao mercado turístico no Reino Unido.

As tendências do último semestre também foram publicadas e são demonstrativas duma renovação da confiança entre as empresas do sector, após uma quebra registada no primeiro semestre de 2005.


São os seguintes os dados chave encontrados neste relatório:
– A totalidade de actividade turística associada à náutica de recreio sustenta até 68.000 postos de trabalho ligados ao turismo dentro do Reino Unido, dos quais 10% são apoiados pelos visitantes do exterior que ali deixam divisas.
– Os turistas de além fronteiras são responsáveis, segundo a estimativa, por cerca de 200 milhões de libras gastas no turismo náutico num total de 2,2 bilhões de libras já mencionado.
– Aproximadamente e por ano registam-se 30 milhões de visitas dum dia e até 16 milhões de visitantes que passam a noite, no âmbito da náutica de recreio.


Este relatório sublinha também o total dos benefícios desta indústria para a economia do país, a saber:
– Cerca de 30.000 empregos em 5000 empresas e negócios.
– Um encaixe de 230 milhões de libras por ano de receitas derivadas de impostos
– Relatórios líquidos anuais (valores de exportação – valores de importação) entre as 150 milhões de libras e as 230 milhões de libras por ano.
– Contributos significativos para o desenvolvimento da economia do Sudoeste com elevados níveis de actividades ligadas à náutica de recreio e indústria relacionada no Sudeste, nas Midlands e a Este de Inglaterra.
– Potencial significativo para o desenvolvimento desta indústria a Noroeste e no Pais de Gales.

Este relatório afirma existirem entre 450.000 e 500.000 embarcações no Reino Unido e que com base em números de 2004, entre 6 e 7% da população adulta (cerca de 4 milhões) participam em actividades relacionadas com a náutica de recreio.


De acordo com os dados apuradas as expectativas para o primeiro trimestre de 2006 parecem ser mais elevadas do que as que se registaram para o mesmo período do ano anterior. Este pode ser um bom augúrio embora se mantenha algum cuidado nesta apreciação.

As respostas a este inquérito bianual das empresas membros demonstra que para:
– 48% as perspectivas para a indústria foram boas ou mesmo excelentes
– 34% a qualidade dos ganhos aumentou
– 49% esperam assistir a um aumento das encomendas para exportação.


Mas existem barreiras ao crescimento?
O facto dos postos de amarração e das marinas estarem cada vez a ser mais necessários está a restringir o crescimento do mercado interno da náutica de recreio e serviços relacionados. Mudanças no planeamento do Reino Unido e a implementação da Directiva Water Framework são ajudas no sentido de gerir o negócio da náutica de recreio de forma mais eficaz.

A indústria da náutica de recreio no Reino Unido tem uma história de produção bem sucedida. Em 2004 a indústria cresceu 8,5% com uma receita de 2 biliões de libras – mas o que fica agora demonstrado é como este sucesso está intrinsecamente ligado ao sucesso da indústria turística no Reino Unido.

Outra das grandes ameaças a esta indústria são as restrições ao desenvolvimento de novas e das já existentes marinas e pontões. O que é necessário são oportunidades para um desenvolvimento sustentado mas actualmente tal não está a acontecer. Se não existir mudanças neste sentido o potencial da indústria vai ter dificuldades em alcançar níveis de crescimento.

Fonte: BMF

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta