Buster Mini Sport: Um barco em alumínio muito versátil

0

Com o Buster Mini Sport equipado com um motor Yamaha F9.9 HEL Black Sport navegámos, na Albufeira do Castelo de Bode, num percurso com 21,6 milhas náuticas com zonas de muito vento e mareta. O consumo foi de cerca de 6 litros.

Boa capacidade de manobra.

Fácil e seguro acesso às margens.

O construtor finlandês Buster, com mais de 125 000 barcos produzidos, iniciou a sua atividade de fabrico de barcos em alumínio no ano de 1995. A sua especialização e processo de fabrico AHT (Aluminium Hull Technology) permitem a conceção e fabrico de modelos barcos robustos, com uma boa performence e adaptáveis a qualquer tipo de utilização.
O Buster Mini Sport é um barco de família com 3,88 m de comprimento, equipado com uma consola central e com uma lotação para três pessoas. Na nossa experiência gostámos da capacidade de navegação, conforto de pilotagem e da boa relação peso potência. O vento é um fator importante a ter em conta na navegação devido ao conjunto ser muito leve e, a mareta curta um elemento que torna a navegação desagradável para quem navega sentado no banco à frente da consola.

Barco rebocável.

Zona da proa.

Banco em frente à consola.

Consola simples.

Zona da pôpa.

Zona de arrumos.

Navegámos na Albufeira do Castelo de Bode
A construção barragem do Castelo de Bode iniciou-se em 1945 e foi dada por terminada em 1951.
A área da albufeira ao nível de pleno armazenamento é de 32 910 000 m². A capacidade total é 1 095 000 000 m³, mas a sua capacidade útil é só de 900 500 000 m³.
Já foi um dos principais destinos para a Náutica de Recreio mas, ao longo dos anos tem vindo a perder notoriedade. Contudo é um excelente plano de água e cheio de potencialidades para o Turismo Náutico.
Nesta nossa jornada fomos conhecer uma pequena parte da albufeira e, o nosso local de partida, foi Dornes. Com base na península fomos conhecer a zona da ribeira do Alge e a zona do Trizio, dois locais com infra-estruturas de apoio à náutica.
Numa paisagem de monocultura e de elevações suaves, navegamos em águas com abundância de peixe e, isso, reflete-se na observação de aves de grande porte nomeadamente, a garça-real e o milhafre-preto. A abundância de aparelhos de pesca obriga a uma condução cuidada.
Ao nível do património edificado vale a pena conhecer a vila de Dornes que se situa numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere. Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se têm encontrado. Numa povoação de ruas estreitas destacam-se a Torre Templária e a igreja.

Paisagem típica da albufeira.

Dornes.

Dornes.

Infra-estruturas e apoios
Esta região devia estar mais bem servida ao nível das infra-estruturas de apoio à Náutica de Recreio. Em Dornes, local onde colocámos e retirámos o barco, o acesso à água é difícil devido à ausência de uma rampa. A “infra-estrutura” para atracação de barcos está com falta de manutenção e num estado de degradação evidente.
Na ribeira do Alge, concelho de Figueiró dos Vinhos, existe um clube náutico com conjunto de pontões num mau estado de manutenção mas com uma boa rampa. Trata-se de um local de excelência que merecia uma maior atenção e uma infra-estrutura mais bem cuidada.
Clube Náutico do Trizio é uma das infra-estruturas mais antigas na região e tem conseguido manter um bom nível. Possui restaurante, pontões e rampa. Aluga embarcações e proporciona a prática de canoagem, ski aquático e wakeboard.

Colocação do barco na água é feita com alguma dificuldade.

Suporte para remos.

Capa de proteção.

Ficha técnica
Modelo: Mini Sport | Origem: Finlândia | Construtor: Buster | Comprimento: 3,88 m | Boca: 1,49 m | Lotação: 3 | Material: Alumínio | Motorização: 6 a 9.9 Cv | Preço c/motor Yamaha F9.9 HEL Black Sport: 8 000,00 Euros | Comercialização: Agentes Yamaha

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta