Da Marina do Parque das Nações para a pesca desportiva (III)

0

 

Preparação do barco

Preparação do barco

Saída da marina

Saída da marina

A Marina do Parque das Nações, está localizada junto ao denominado Mar da Palha. Neste extenso plano de água pode ser encontrada enorme variedade de espécies de peixes com verdadeiro interesse para a pesca desportiva. Tal variedade permite a prática diversificada de técnicas de pesca, como são exemplo o light jigging, a pesca com vinis, o corrico, o spinning, a pesca ao fundo e à deriva, a pesca com chumbadinha, etc. etc.
Tudo isto constitui boas razões para os pescadores desportivos manterem as suas embarcações e kayaks nas infra-estrutras da marina. Nos períodos em que é mais difícil e até por vezes perigoso pescar em mar aberto, como são frequentemente o Outono, o Inverno e até o princípio da Primavera, trazer o barco para esta marina, é aumentar a possibilidade de utilização da embarcação e continuar a pescar, em boas condições.
O corrente ano de 2016, é um bom exemplo das dificuldades que as condições meteorológicas adversas levantam aos pescadores desportivos e não só…

Corvina capturada com amostra flexível (vinil)

Corvina capturada com amostra flexível (vinil)

Dourada

Dourada

Robalo

Robalo

De forma genérica podemos dizer que no rio Tejo se encontram durante todo o ano peixes como o robalo, a dourada, a corvina, a rabeta (corvina pequena), o alcorraz, o safio e várias outras espécies que seria fastidioso estar a enumerar. Como todos sabemos, cada espécie tem períodos de maior ocorrência, pelo que é muito interessante pescar desportivamente, acompanhando os ciclos naturais. Para tanto é necessário permanecer perto dos spots.
Nestas águas do Tejo, é possível com facilidade praticar as técnicas já acima referidas, bem como experimentar e praticar técnicas para as quais, por vezes, não foram encontradas as melhores condições em saídas de pesca em mar aberto.
Também os pescadores sénior que prefiram águas abrigadas para pescar, encontram aqui os spots ideais, onde poderão, se o entenderem, ensinar eventualmente os seus filhos, netos e sobrinhos em segurança, com probabilidade de êxito nas capturas, muito importante na satisfação das expectativas dos mais novos.

Cana em ação de pesca - corrico

Cana em ação de pesca – corrico

A Marina do Parque das Nações oferece condições de permanência para barcos e kayaks que deve conhecer. O acolhimento e apoio dado pela Marina e por todos os colaboradores, é excelente, devendo ser realçado. Para saber mais: http://www.marinaparquedasnacoes.pt/

Leia também os outros dois artigos sobre o nosso Projeto:
I - http://www.nauticapress.com/a-nossa-base-na-marina-parque-das-nacoes/

II – http://www.nauticapress.com/da-marina-parque-das-nacoes-a-descoberta-de-lisboa/

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta