Valiant V-520: Puro lazer

0

Texto e Fotos Copyright © Lobo do Mar.

Com um desenho bem conseguido e muito amplo o Valiant V-520 é um barco muito atractivo, com boas performances e uma excelente opção tanto para o Verão e para o lazer, como para o resto do ano em trabalho, por exemplo nos clubes de vela.


Um semi-rígido bem desenhado e muito enérgico para uma utilização diária.

A Valiant, a funcionar desde 1971, utiliza métodos e processos de construção avançados tecnologicamente e de cariz industrial, para garantir uma maior qualidade e fiabilidade de forma constante e uniforme.
Todas as principais fases de produção estão robotizadas e automatizadas permitindo assim um elevado controlo durante todo o fabrico.
Uma preocupação importante que este construtor demonstra é na máxima redução de emissão de gases poluentes, tendo feito investimentos num avançado dispositivo de controlo ambiental para o fabrico de P.R.F.V. no qual a tecnologia aplicada elimina a emissão de vapores e de subprodutos.
Na fabricação dos seus barcos a Valiant utiliza o processo de soldaduras Thermowelding. A fusão a altas pressões das diferentes partes do pneumático, com sistema de dupla banda interna/externa, proporciona junções mais fortes e seguras.
Outro dos processos utilizados é o Vitech. Um sistema de laminação em vácuo das estruturas em fibra, que deriva directamente da industria de componentes aeronáuticos, com o qual se obtém um excelente ratio peso/resistência.


O V-520 tem bons acabamentos, bom espaço interior e com F60 da Yamaha é uma opção a ter em conta para qualquer potencial comprador.

A Valiant tem uma larga gama de barcos destinados ao recreio e lazer, assim como para o resgate, salvamento e embarcações destinadas ao uso militar.
O Valiant V-520, faz parte da gama Vanguard / Sport Séries que tem sete modelos diferentes, entre os 4m e os 7.50m, sendo esta gama mais vocacionada para o lazer, não sendo de por de parte o trabalho, sendo um excelente barco de apoio para os inúmeros clubes náuticos que felizmente cada vez têm mais actividade.
A opção por forrar a coberta em teka sintética antiderrapante, não é só útil como visualmente muito atractivo.
Um destaque muito positivo vai para a colocação de dois conjuntos de cabos de segurança. Normalmente, os concorrentes mais directos do Valiant 520,só têm um conjunto de cabos, na secção exterior dos flutuadores, mas o V-5320, para além desses cabos e de três pegas exteriores, tem um outro conjunto de cabos colocados no interior dos flutuadores o que permite uma maior segurança e facilidade para quem se quer segurar melhor. A parte superior dos flutuadores está revestida por cinco painéis antiderrapantes em borracha de cada lado do barco.
O equipamento de base do V-520 inclui um poço para o ferro, um cofre de proa bastante amplo e funcional, consola central com volante e direcção hidráulica e espaço para arrumos, o banco duplo com encosto é também um cofre muito espaçoso, depósito de combustível integrado debaixo do convés, escada de banho escamoteável na pequena plataforma de banhos a bombordo e ainda uma loca de popa com acesso à sentina e à bomba de drenagem. No modelo testado estava instalado à frente da CC uma grande geladeira com estofo e encosto almofadado.
Nos extras aconselhamos o solário de montagem rápida e com saco de transporte, o arco de luzes e o toldo bimini, muito recomendado especialmente para os dias de Verão.
Em suma é um barco bastante versátil, com um misto de lazer e trabalho (para regatas e clubes) e um toque desportivo, graças ao Yamaha F60.


Óptimo para qualquer utilização que se pretenda, o V-520 estará tão à vontade como barco de puro lazer ou como barco de apoio.

A Navegar
O V-520 é insubmergível com 4+1 compartimentos independentes, depósito de combustível integrado, direcção hidráulica completa com volante e bomba de drenagem eléctrica em sentina.
A sua roda de proa elevada, juntamente com os flutuadores um pouco arrebitados à proa, tornam o V-520 um barco muito seco. Essa elevação faz com que se tenha de imprimir uma rotação um pouco acima do que seria excelente, para começar a aplanar, mas uma vez estabilizado e a planar, poder-se-á reduzir um pouco as rotações.
Com as condições de mar chão que se faziam sentir, o casco teve um comportamento excelente, e deixou antever que noutras condições mais adversas também tinha todo o potencial para ser um casco rápido, seguro e performativo.
Os seus flutuadores demonstraram ser muito estáveis e em conjunção com o casco e o motor desempenharam a sua função na perfeição. Mesmo a velocidades elevadas e em curvas mais apertadas, não denotamos quaisquer vibrações fora do comum.



Ficha técnica
Modelo – Valiant V-520
Origem – Portugal
Construtor – Supra Industria Têxtil / GrupoBrunswick
Comprimento total – 5.20 m
Comprimento interior – 3.94 m
Boca total – 2.16 m
Largura interior – 1.10 m
Ø máximo flutuador – 0,48 m
Nº de compartimentos – 4+1
Potência máxima – 100 Cv
Potência recomendada – 80 Cv
Potência mínima – 40 Cv
Capacidade de combustível – 73L
Peso máx. do motor – 181 kg
Nº máx. de pessoas – 9
Carga máx. autorizada – 1.150 kg
Peso total da embarcação – 262 kg
Categoria – C
Preço –20.426,65 € s/ IVA
Comercialização – Motolusa Lda.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta