Flyer 7.7 SunDeck powered by Honda BF250

0

O Flyer 7.7 SunDeck do construtor francês Bénéteau é um day-cruiser por excelência e, em Vilamoura, tivemos a oportunidade de o experimentar equipado com um motor Honda BF250.

Amplo solário de proa

Convés com diferentes soluções

Consola de grandes dimensões

O barco
O Flyer 7.7 sunDeck representa a última geração de modelos de barcos a motor desenvolvidos pela Bénéteau. Caracteriza-se pelo seu visual contemporâneo, layout desenvolvido para proporcionar um grande conforto a bordo e características que permitem a pernoita a bordo.
A motorização é fora de borda (segue a tendência atual dos principais construtores mundiais) e, em Portugal, a marca escolhida para equipar é a Honda Marine.
Numa análise ao exterior do barco destaca-se a plataforma de banhos com escada integrada e telescópica, o sofá de poupa que pode ser convertido em solário, o grande solário de proa (1,73 m x 2 m) seguro e de fácil acesso. Na zona do convés a versatilidade do mobiliário permite diferentes tipos de configuração criando, desta forma, diferentes zonas de estar.

Cabina preparada para as refeições

A transformação em cama dupla

Cozinha de apoio

Casa de banho independente

No interior, muito luminoso graças às janelas laterais e alboi, temos uma ampla cabina com casa de banho independente equipada com WC marítimo. Como já tinha referido, este modelo dá a possibilidade de pernoita a bordo e o espaço de refeições pode ser convertido em cama dupla, existe um espaço para uma pequena cozinha de apoio equipada com frigorífico de 42 L e micro ondas.
Ao nível da navegação o conjunto é irrepreensível. O Flyer 7.7 SunDeck tem um casco concebido o sistema Airstep® de última geração que permite, ao nível da performance, uma aceleração mais rápida, incremento da velocidade e um consumo inferior. A segurança e conforto saem também reforçadas com este novo conceito.

O motor
O BF250 combina um motor V6 de 3.6 litros, a unidade de maior cilindrada da gama, com o primeiro sistema de indução direta de ar do mundo a equipar um motor fora-de-borda. Este novo sistema, exclusivo da Honda, Admissão Direta de Ar permite aspirar ar do exterior de forma mais direta para dentro do motor, para a máxima eficiência volumétrica e maior potência do motor. O ar exterior aspirado para dentro do capôt é mantido a uma temperatura baixa e a humidade é retirada. Permite obter uma combinação de elevada performance e baixos consumos de combustível.
O novo Sistema Ajustável da Carga ao Ralenti foi também distinguido como característica inovadora e permite ao BF250 lidar com o crescente aumento da energia elétrica disponível a bordo exigido pelos clientes. Durante o funcionamento ao ralenti, o novo sistema de carga da bateria regula automaticamente a rotação do motor, por intermédio da ECU, para aumentar a relação de carga, quando é detetado um aumento nos consumos de eletricidade.
O Silenciador do tipo interferência é conseguido adicionando uma câmara (ramal lateral) à passagem de admissão do ar. As ondas sonoras são forçadas a interferir umas com as outras, reduzindo o ruído da admissão do ar.
O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control = Controlo Eletrónico do Comando e Abertura Variável das Válvulas) da Honda varia a elevação e a duração da abertura das válvulas da admissão, oferecendo performances ótimas, tanto a baixa como a alta rotação.
Um ressalto de came suave (baixa elevação, curta duração) aciona as válvulas da admissão a baixa rotação e, a 4.500 rpm, entra em ação o ressalto de came alto (grande elevação, longa duração) para performance ótima a alta rotação.

Outras características igualmente importantes:
Economia – A melhor economia de combustível da sua classe obtém-se por meio do famoso sistema de injeção de combustível, o sistema PGM-FI e da sofisticada tecnologia de controlo de combustão pobre, o sistema ECOmo., ambas tecnologias Honda.
Caixa de Engrenagens – A nova e super eficiente caixa de engrenagens, exibe excelentes características hidrodinâmicas debaixo de água, oferecendo menos resistência à água e menor consumo de combustível. A desmultiplicação de 2:1 permite usar hélices de grande diâmetro. Sistema de controlo da Redução do Esforço de Engrenagem. A ECU (Unidade de Controlo do Motor) altera o ponto de ignição do motor, consoante as características de utilização do barco, o que reduz o binário do motor para atenuar o esforço que o utilizador tem de fazer sobre o comando.
Alternador – O alternador de elevada potência fornece a melhor performance (90 amperes) da sua classe, para corresponder aos requisitos de consumo dos equipamentos elétricos tipicamente instalados numa enorme variedade de embarcações. Em condições normais de funcionamento, o BF250 debita até 60 amperes de capacidade de carga da bateria.
NMEA 2000 – O novo BF250 está conforme as normas de comunicação NMEA2000 (National Marine Electronics Association). A ligação em conformidade com a norma NMEA 2000 aos equipamentos eletrónicos de bordo de visualização, chart plotters, GPSs, sondas etc., permite agora apresentar e visualizar todos os dados de gestão do motor pelo piloto, para além da maior facilidade de instalação de tais equipamentos.
Relação da transmissão permite a montagem de hélices de maiores dimensões.

Medições
Em Vilamoura e com excelentes condições meteorológicas e de mar, o conjunto atingiu a velocidade máxima às 5100 rpm e a fazer 33 nós. A velocidade de cruzeiro situou-se nas 4 000 rpm e a fazer 24 nós.

Ficha técnica
Modelo: Flyer 7.7 SunDeck | Construtor: Bénéteau | Arquitetos: Remi Laval Jeantet /Tanguy Le Bihan / Patrick Tableau | Comprimento total: 7,64 m | Comprimento do casco: 6,96 m | Boca: 2,66 m | Calado: 0,50 a 0,90 m | Deslocamento: 2 340 Kg | Combustível: 200 L | Água: 100 L | Potência máx.: 300 Cv | Categoria: C | Lotação: 10 | Preço do motor Honda BF250: 25 736,00 € c/IVA | Preço base do conjunto: 53 000€+IVA s/ opcionais e na fábrica | Comercialização: Porti Nauta.

Os motores Honda são distribuídos pela GROW Iberia:

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta