ENIDH comemora centenário com programa que celebra o setor marítimo

0

A ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique comemora em 2024 o seu centésimo aniversário, um marco que reflete uma jornada de uma enorme paixão pelo mar, uma aposta num ensino de excelência e um forte compromisso e dedicação à comunidade marítimo-portuária.

Fundada em 1924, então com a designação de Escola Náutica, é hoje, passados 100 anos, uma referência de ensino a nível nacional e internacional.
“Um século de história dedicado ao mar” é o mote das comemorações do centenário, e este será um ano repleto de iniciativas ligadas ao setor do mar para o assinalar.
O início formal das comemorações do centenário da ENIDH é marcado pelo lançamento, em parceria com os CTT, de uma emissão filatélica dedicada ao centenário da instituição.
Haverá também uma 2.ª emissão dedicada aos grandes navios da marinha mercante, a par do lançamento do livro “A Marinha Mercante Portuguesa”.

No calendário de eventos, destaque para a organização da 1.ª conferência internacional sobre iniciativas sustentáveis no setor marítimo (1st International Conference on Sustainable Initiatives in the Maritime Sector), em junho, e para a realização do Congresso Internacional da Marinha Mercante, em novembro.
Está também prevista a realização de workshops em conjunto com o COMM – Clube de Oficiais da Marinha Mercante, da regata do centenário ou da viagem do navio Santa Maria Manuela desde Aveiro até La Rochelle.
A inauguração do Centro Internacional de Segurança Marítima, que está a ser construído nas instalações da ENIDH, encerrará as comemorações do centenário.
É ENIDH a única instituição de Ensino Superior dedicada à formação na área marítimo-portuária e acreditada pela EMSA – European Maritime Safety Agency. Tem experiência consolidada na formação de oficiais da marinha mercante e quadros superiores para o setor marítimo-portuário, guiando-se pelas boas práticas do setor, acompanhando a constante evolução tecnológica e proporcionando aos alunos as melhores condições para o desenvolvimento das suas competências e qualificações.
Com um acompanhamento de proximidade ao longo de todo o seu período de formação, garante a integração dos alunos no mercado de trabalho – os cursos da ENIDH têm uma elevada empregabilidade, tanto no mercado nacional como internacional – preparando os futuros diplomados para as novas realidades e desafios do setor e promovendo a atualização dos profissionais no ativo através de cursos de curta duração e pós-graduações que complementem as formações de base.
No ano em que a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique comemora os seus 100 anos de existência, reafirmo o compromisso de todos os colaboradores e do corpo docente com a excelência na formação dos oficiais da marinha mercante e outros quadros superiores para áreas afins do setor marítimo e portuário. Estamos fortemente empenhados em continuar a educar e formar os nossos alunos para que prestigiem a nossa Escola e o nosso país em todos os cantos do mundo”, declara Vitor Franco, presidente da ENIDH.

Continuaremos a traçar a rota marítima com rumo a um futuro que passa, inevitavelmente, pela digitalização crescente dos navios e do negócio do shipping, o que exige novos requisitos de qualificação e formação, bem como pela aposta na sustentabilidade, transição energética e foco na economia azul”, conclui.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta