Oeiras Cup: 1º dia de Match-Race

0

Crédito fotos: Mário Gouveia/Lagos Sports

– Team Aqua e Team Beecom num bom momento

– O segredo está na táctica

– Classe RC44 em franco crescimento

Ontem, sexta-feira, começaram as regatas em Match Race no sistema Round Robin. Neste tipo de prova os barcos competem dois a dois e todos defrontam todos. O percurso é extremamente simples e desenvolve-se entre uma bóia situada a barlavento (lado de onde sopra o vento) e uma porta definida por duas bóias a sotavento (lado para onde sopra o vento) e em forma de “banana”.
O vento, um dos elementos essenciais nesta modalidade, fez das suas soprando de diversas direcções e com fraca intensidade e, só pelas 15 horas, é que estabilizou no quadrante N e com uma intensidade variável entre os 11 e os 15 nós. Devido a estas vicissitudes a largada para o primeiro Flight do dia foi às 16 horas.
Concluídas duas das cinco regatas previstas para a jornada os Team Aqua e o Team Beecom confirmaram os bons resultados das regatas em frota (primeiro e segundo lugar respectivamente) batendo os seus adversários directos. Apesar de não se poder ainda antecipar um vencedor para esta primeira jornada de Match-Race, estas duas tripulações mostraram estar num bom plano e muito consistentes ao nível táctico.

As seis tripulações envolvidas na Oeiras Cup irão, até ao próximo domingo, confrontarem-se em regatas de elevado nível técnico quer no sistema de Match-Race como de regatas em frota.

O segredo está na táctica
Nas regatas disputadas no formato Match Race o grande segredo para o sucesso está na táctica, especialmente com vento fraco.
Morton Henrikson do Team Beecom não estava muito confiante na obtenção de um bom resultado “…Se o vento se mantiver assim com muitas mudanças de direcção e fraco, iremos ter um dia muito difícil com muitas alterações durante o dia, vai ser muito difícil para todos. Pode ser um dia com muitas possibilidades para todos, mas também com alguns perigos para as equipas…”
Julien di Biase do Ream Omega foi mais parco em palavras “…Vai ser muito difícil para todos especialmente se o vento não aumentar…”
Tomislav Basic do Team Cro-A-Sail foi muito expressivo “…Sem dúvida! Hoje terá praticamente tudo a ver com a táctica…”

Classe RC44 com grandes possibilidades de crescimento
Apesar de recente, a classe RC44 tem vindo a crescer nos dois últimos anos e os participantes na Oeiras Cup estão convictos de que a evolução do crescimento será ainda maior num futuro próximo.
Para Cameron Appleton do Team Aqua, “…Tanto o conceito como os barcos são fantásticos. Os barcos são bons de navegar e é uma classe que vai avançar muito rapidamente, antecipando-se um interesse crescente com cada vez mais pessoas a comparem estes barcos.”
Morton Henrikson do Team Beecom é da mesma opinião, “…Vejo a classe a crescer. Cada vez há mais barcos a serem vendidos e mais proprietários interessados. É um barco muito competitivo, muito divertido, bom de velejar. Há cada vez mais velejadores da Taça América a chegar a esta classe o que é muito importante e a torna mais competitiva…”
Julien di Biase é um dos homens mais influentes a bordo do Team Omega de Russell Coutts e, também ele é peremptório “…Evolução? Sem dúvida!
No fim do ano passado terminamos a 1ª fase do trabalho, com os primeiros barcos construídos em fibra de carbono. Durante o Inverno testamo-los para nos certificarmos que seria um barco seguro e de confiança. Esta prova vai ser como que um teste final.
O objectivo é ter cada vez mais barcos e em princípio em Trieste irão conseguir atingir o objectivo de ter dez barcos na linha de partida.
Já estão envolvidos seis países, incluindo o Dubai e o Japão, e sendo para já uma classe pequena tem muito potencial para avançar e crescer…”

CLASSIFICAÇÃO MATCH-RACE POR REGATA
Flight nº. 1
Match 1: Team Cro-a-sail versus Team Light Bay (vencedor)
Match 2: Team V1 Racing versus Team Beecom (vencedor)
Match 3: Team Omega versus Team Aqua (vencedor)

Flight nº. 2
Match 1: Team Beecom (vencedor) versus Team Light Bay
Match 2: Team Cro-a-sail versus Team Ómega (vencedor)
Match 3: Team Aqua (vencedor) versus Team V1 Racing

CALENDÁRIO DE REGATAS
– 02 de Junho
14 Horas (início) / Match Race

– 03 de Junho
11 Horas (início) / Duas regatas costeiras em frota
14 Horas / Regata em frota

AS EQUIPAS PARTICIPANTES
São seis, as equipas que estão a competir na Oeiras Cup no estuário do Tejo:
Team Aqua / Proprietário Chris Bake
Team Beecom / Proprietário Isao Mita
Team Cro-a-sail / Proprietário Miro Reljanovic
Team Light Bay (Magia) / Proprietário Fábio Appolonio
Team Omega / Proprietário Russell Coutts
Team V1 Racing / Proprietário Ramus Kostner

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta