Terceiro satélite meteorológico polar da Europa colocado em órbita

0

O terceiro satélite MetOp, o MetOp-C, foi lançado num foguetão Soyuz a partir do Porto Espacial da Europa, na Guiana Francesa, para dar continuidade ao fornecimento de dados para previsão do tempo a partir da órbita polar.

O decolar do MetOp-C. ©ESA-CNES-Arianespace/Optique Video du CSG – JM. Guillon

Transportando o satélite MetOp-C de 4083 kg, o foguetão Soyuz decolou no dia 7 de novembro às 00:47 GMT (01:47 CET). Cerca de 60 minutos depois, o estágio superior do Soyuz entregou o MetOp-C em órbita e o contato foi estabelecido através da estação terrestre de Yatharagga, na Austrália.
O MetOp-C é o último da atual série de satélites MetOp, depois do MetOp-A, lançado em 2006, e do MetOp-B, lançado em 2012.
Os satélites MetOp são desenvolvidos pela ESA ao abrigo de um acordo de cooperação para formar o segmento espacial do sistema Eumetsat Polar. Este sistema é a contribuição da Europa para um sistema polar multi-órbita partilhado com a agência norte-americana NOAA.
Stéfane Carlier, Diretor do Projeto MetOp da ESA, observou: “Os satélites MetOp transportam uma série de sensores que medem temperatura, humidade, gases vestigiais, ozono e velocidade do vento sobre o oceano.
Josef Aschbacher, Diretor de Programas de Observação da Terra da ESA, disse: “O programa MetOp demonstra o valor da cooperação – algo que foi alcançado pela ESA e pela Eumetsat trabalhando em conjunto.


O papel da ESA é projetar, construir e lançar os satélites que cumprem os requisitos da Eumetsat. Os satélites transportam instrumentos desenvolvidos na Europa e nos EUA.
“O MetOp-A foi o primeiro satélite meteorológico da Europa a orbitar a Terra de um polo a outro, a cerca de 800 km de altura, complementando a série de missões Meteosat de longa data que orbitam 36.000 km acima do equador.
Estava previsto que cada satélite sucessivo substituísse o seu antecessor, mas graças à sua extraordinária qualidade, tanto o MetOp-A quanto o MetOp-B continuam fortes. Com o MetOp-C, a missão continuará como uma constelação de três satélites, aumentando ainda mais a riqueza de dados para previsão do tempo.
O MetOp-C está agora nas mãos da equipa de operações de voo da ESA na Alemanha para a fase inicial de operações de órbita de três dias, até à entrega das operações de voo para a Eumetsat.
Alain Ratier, Diretor-Geral da Eumetsat, disse: “A Eumetsat está grata à Arianespace por mais um lançamento bem-sucedido, após os lançamentos do MetOp-A e do MetOp-B.

©ESA

“Estamos agora prontos para assumir as operações de voo do Centro Europeu de Operações Espaciais da ESA para realizar o comissionamento em órbita do satélite e dos instrumentos até o final de janeiro, em parceria com a ESA, o CNES e a NOAA. Depois disso, os cientistas da Eumetsat validarão os produtos de saída com usuários experientes, de modo que possamos lançar produtos em tempo real para os usuários na primavera de 2019.
Com três satélites MetOp operacionais em órbita, o Sistema Polar Eumetsat irá melhorar, ainda mais, as previsões meteorológicas até 10 dias antes, para o benefício dos cidadãos europeus e da nossa economia.
O MetOp-C garantirá também a transição suave com o Sistema Polar Eumetsat – Segunda Geração, desenvolvido em cooperação com a ESA, com o objetivo de lançar o primeiro satélite MetOp Segunda Geração em 2022.” Fonte: ESA

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta